Em mais um post da série Europa Barata, preparamos uma lista de 10 coisas para fazer de graça no Porto pra você curtir uma das cidades mais incríveis da Europa sem gastar um centavo!
Porto
Porto é a segunda maior cidade de Portugal e tem uma cultura vibrante, uma história incrível e é um dos meus destinos favoritos de viagem. A cidade fica a 313 km de carro de Lisboa e o trajeto pode ser feito de carro, trem, ônibus ou avião. Alugue seu carro para fazer este trajeto com Rental Cars ou Rentcars – duas empresas que sempre indicamos aqui no blog!
Se você preferir, podemos organizar seu roteiro personalizado para o Porto com um serviço que prestamos desde 2013 e já faz centenas de viajantes conhecerem o melhor da Europa! Ou, se preferir contratar guias turísticos, pode fazer estes passeios pelo Porto com a Além-Mar Turismo, empresa parceira aqui do blog que oferece descontos em seus serviços para nossos leitores! A Além-Mar, além de contar com a simpatia dos seus proprietários Marina e Rui, também pode fazer o transporte de Lisboa até Porto! Os dois acompanham os turistas durante todos os passeios com preciosas dicas de locais para comer e passear. Conheça aqui seus serviços de transfer e passeios personalizados com desconto exclusivamente para nossos leitores!
Europa Barata: 10 coisas para fazer de graça no Porto
Porto é uma cidade histórica e variada, desde o labirinto de ruas estreitas que compõem o antigo bairro da Ribeira até às grandes praças da Avenida dos Aliados. Mas há muuuito mais o que fazer por lá – vem ver nossa lista de coisas para fazer de graça no Porto!
Fotografe o cair do sol no Jardim das Virtudes
O Jardim das Virtudes foi desenhado por um horticultor chamado José Marques Loureiro e, em 1998, o espaço foi comprado pela Câmara Municipal do Porto e sofreu algumas reformas para se tornar o que é hoje: um espaço público aberto onde os cidadãos do Porto amam encontrar os amigos, assistir shows gratuitos e curtir o pôr-do-sol da cidade. A vista do rio Douro e do porto ribeirinho são belíssimas e rendem ótimas fotos!
Visitar o Centro Português de Fotografia
Com a popularização dos smartphones, a fotografia passou a ter muito mais adeptos e interessados! Que tal aproveitar a visita ao Porto para conferir o Centro Português de Fotografia, que foi fundado em 1997 pelo Ministério da Cultura e tem sempre exposições interessantes sobre o tema, uma enorme biblioteca especializada e uma incrível coleção de câmeras fotográficas antigas? Confia em mim, o espaço vale demais a visita para quem curte fotografia!
Visitar a Catedral da Sé
A belíssima Catedral da Sé fica no bairro de Batalha e foi erguida no século XII. Ao entrar nela, a primeira coisa que chama a atenção são as grandes colunas estreitam a igreja, dando a impressão de que a nave é menor do que realmente é. A maior influência desta construção é barroca mas, como muitas Igrejas na Europa, a Catedral da Sé sofreu diversas reconstruções, resultando numa mistura de estilos e influências arquitetônicas. Depois de visitar a igreja, que tem entrada gratuita, descubra os claustros decorados com azulejos portugueses por mais 3€. Tanto a catedral como os claustros valem a visita e são declarados Monumento Nacional de Portugal.
Curta um dia de sol nos jardins do Palácio de Cristal
Com vista panorâmica para a cidade do Porto e também para o Douro, estes belíssimos jardins são visitados por muitos portugueses quando há dias de sol. Lá, você encontrará pequenos bosques, mirantes, fontes e construções a serem exploradas, como a Biblioteca Municipal Almeida Garret, o Palácio de Cristal e a Capela de Carlos Alberto de Sardenha. Essa é uma excelente opção de passeio se você curte a natureza e quer um dia de tranquilidade!
Vá ao Mercado Porto Belo
Aos sábados, um dos mercados mais interessantes da cidade é o Porto Belo, onde você encontra artesanato, discos, antiguidades, roupa vintage e livros. A feira funciona semanalmente, sempre das 10h às 19h, e ainda há uma área de lazer para os visitantes relaxarem e encontrarem os amigos. Mas fique atento: a feira só acontece em dias ensolarados! 🙂
Aprecie os azulejos da Estação São Bento
Na Estação São Bento você encontrará 20 mil azulejos que contam a história de Portugal e dos transportes e a estação em si é uma atração por si só: construída em 1916 pelo arquiteto Marques da Silva, chama a atenção de todos os turistas que visitam o Porto. Como a Grand Central, em Nova Iorque, esta não é “apenas” mais uma estação, isso é certo! É considerada uma das mais belas do mundo e foi construída no local onde existiu o Convento de São Bento de Avé-Maria, razão pela qual recebeu o nome de São Bento. Não deixe de ir!
Caminhe pela Rua das Flores
Passando pela Estação São Bento, você vai chegar na charmosa Rua das Flores, criada em 1521 e recentemente reformada. Ela era a antiga rua dos ourives e joalheiros do Porto. As casas dos aristocratas que ali moravam são marcadas com brasões e decoradas com bonitas varandas – belos exemplos da arquitetura civil dos séculos XVII, XVIII e XIX. Esta rua é somente para pedestres e, por isso, ideal para caminhar devagar, observando pequenos detalhes como as caixas de eletricidade pintadas com expressões típicas dos moradores do Porto ou as fachadas das lojas tradicionais. Além dos estabelecimentos comerciais, existem cafés e restaurantes, ideais para uma pequena pausa. Curiosidade: a Santa Casa da Misericórdia (ao lado da Igreja Barroca da Misericórdia) tem uma notável pintura chamada Fons Vitae (A Fonte da Vida), presenteada à instituição por D. Manuel I por volta de 1520.
Visite o Majestic Café
Este é um dos cafés mais emblemáticos da cidade do Porto e considerado um dos mais belos do mundo! Com uma maravilhosa influência da Belle Époque que já começa na sua fachada e vai até seu belíssimo jardim de inverno, o lugar parece ter parado no tempo – mais especificamente, na década de 20. Se quiser sentar e comer algo, já avisamos que o preço é mais alto do que os outros cafés da região, mas o atendimento é primordial e a rabada é uma delícia! Se quiser só passar caminhando, a rua Santa Catarina, onde fica o café, você encontrará lojas, comércio popular, mercearias e outros cafés. Ali também fica o você encontrará também o Grande Hotel do Porto, de 1880, que hospedou o escritor Eça de Queirós diversas vezes.
Passe pela Capela das Almas
Passando ainda pela rua Santa Catarina, você vai encontrar a belíssima Capela das Almas, construída no século XVIII, mas que ficou famosa no século XX, em 1929, quando foram colocados os azulejos em seu exterior, uma visão simplesmente de tirar o fôlego! Esse é um dos pontos turísticos mais famosos do porto e, ao se aproximar dos azulejos, você verá que eles contam a história de São Francisco de Assis e também de Santa Catarina. Ao todo, são mais de 15 mil azulejos, todos restaurados em 1982 para manter sua beleza original.
Visite o Mercado do Bolhão
Se você é como eu e adora visitar as feiras dos destinos onde está, precisa conferir o Mercado do Bolhão. As barraquinhas de frutas, a história, a arquitetura… Tudo ali vale a pena! Criado em 1914, segue até hoje como um dos lugares mais ativos e animados da cidade. Há lojas que funcionam exatamente da mesma forma que eram quando o mercado começou (especialmente as de bacalhau) e são vários andares de cheiros, sabores e diferentes bancas que vendem de tudo!
Confira nossos posts sobre Porto e programe a sua viagem:
Dicas de hospedagem em Portugal – testadas e aprovadas pelos clientes da consultoria
Francesinha: o prato típico da cidade do Porto que você não pode perder!
Bateu a fome no Porto? Que tal reviver a experiência das tascas portuguesas na Casa Santo Antônio?!
Onde guardar bagagem em Porto? Conheça a primeira Luggage Storage da cidade
Guia Porto Gay Circuit – o seu guia LGBT para conhecer o Porto
Confira nossos outros posts da série Europa Barata:
Dez coisas para fazer de graça em Paris
Dez coisas para fazer de graça em Londres
Dez coisas para fazer de graça em Roma
Dez coisas para fazer de graça em Florença
Dez coisas para fazer de graça em Veneza
Dez coisas para fazer de graça em Madri
Dez coisas para fazer de graça em Barcelona
Dez coisas para fazer de graça em Berlim
Dez coisas para fazer de graça em Dublin
Dez coisas para fazer de graça em São Petersburgo
Dez coisas pra fazer de graça em Amsterdã
Dez coisas para fazer de graça em Bruxelas
Coisas para fazer de graça em Lisboa
Dez coisas para fazer de graça em Oslo
Agora é com você: conta pra gente que cidade falta pra série “Europa Barata”? Qual é o destino em que você mais deseja saber opções de passeios econômicos? Deixe seu comentário abaixo!
Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita
Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para uma viagem tranquila e segura
Alugue seu carro com Rental Cars ou Rentcars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-volta comprando ingressos e passeios antecipados com Ticketbarou GetYourGuide
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Seguros Promo, Real Seguros, Mondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence
___
0 comentários
Trackbacks/Pingbacks