Europa Barata: 10 coisas para fazer de graça em Oslo

Atualizado por Rogério Milani em 20/08/2018

Em mais um post da nossa série Europa Barata, listamos 10 coisas para fazer de graça em Oslo e curtir o melhor da capital norueguesa sem gastar nada! Vem ver!

coisas para fazer de graça em Oslo

Oslo é uma cidade agradável, moderna e funcional que merece ser conhecida em sua viagem para a Europa! Entre suas principais atrações estão o Museu do Navio Viking – que preserva três embarcações originais e vários objetos dos grandes exploradores nórdicos – e o fantástico Museu Fram, construído especialmente para abrigar o navio utilizado por heróis nacionais como Fridtjof Nansen e Roald Amundsen em suas inúmeras viagens. Estive lá recentemente e adorei a Noruega – confira como foi minha viagem por Oslo, Flam e Bergen!

Oslo é uma cidade fácil e agradável para visitar, como é o caso de sua outra irmã, Helsinque. Cheia de atrações bacanas (destaque para os belos parques e museus), costuma ser um destino caro. Por isso, selecionamos aquelas que são de graça para você aproveitar sua viagem!

Europa Barata: 10 coisas para fazer de graça em Oslo

Vigeland Park

O Vigeland Park é o maior parque de Oslo e atualmente abriga mais de 200 estátuas em bronze, granito e ferro criadas pelo artista Gustav Vigeland. Todas essas estátuas, distribuídas pelo imenso parque, contam a história do ciclo da vida mostrando emoções humanas. A intenção é fazer com que cada pessoa enxergue a exposição de uma maneira diferente, de acordo com suas próprias experiências. Além disso, também não possuem roupas para que não fiquem marcadas por uma época. O parque em si é belíssimo e vale, pelo menos, um bom turno de passeio se o dia estiver ensolarado!

Oslo Domkirke

Oslo não é especialmente conhecida por suas igrejas (e, de fato, não há muitas por lá), o que destoa da maioria das cidades europeias de tradição predominantemente católica. A maioria da população (cerca de 70%) pertence à religião luterana. Para quem desejar ver uma Igreja Católica, há a Oslo Domkirke, a principal catedral da capital norueguesa. Inaugurada em 1697, passou por reformas em 1850 e 1950, quando voltou a ter o seu interior original barroco. O acesso é gratuito e você paga ingresso somente se quiser fazer o tour específico oferecido lá.

coisas para fazer de graça em Oslo

Parlamento Norueguês

Em sua visita à Oslo, vale a pena parar um pouquinho na frente do Parlamento Norueguês, cuja arquitetura é bem atraente, construída com tijolinhos amarelos. Ali funciona a sede do poder legislativo composto por 169 eleitos a cada quatro anos e liderado pelo presidium, um grupo constituído por um presidente e cinco vice-presidentes.

E para quem se interessar, durante o verão é possível fazer visitas guiadas em inglês aos sábados – e o melhor – é de graça! Outro destaque é que bem na frente do parlamento tem uma praça muito charmosa.

coisas para fazer de graça em Oslo

National Gallery

Como em muitos museus europeus, aos domingos, é possível conhecer a National Gallery de graça. Um dos quadros mais conhecidos do seu acervo é “O Grito”, de Edvard Munch, que foi criado em 1837. Além disso, o museu abriga uma das maiores coleções públicas de pinturas, desenhos e esculturas norueguesas incluindo salas dedicadas a pintores célebres como Cézanne e Manet. Essa é uma atração imperdível para quando estiver em Oslo!

coisas para fazer de graça em Oslo

Prefeitura de Oslo

Inaugurada em 1950, a Prefeitura de Oslo é o órgão administrativo da cidade e a sede da Câmara Municipal. O edifício foi decorado com um grande acervo de arte norueguesa que vai de 1900 a 1950, com motivos da história, cultura e vida profissional norueguesas. Uma curiosidade: o prédio foi construído entre 1931 e 1950 e o longo intervalo entre começo da obra e inauguração deve-se à Segunda Guerra Mundial. E é aqui que acontecem as entregas do Prêmio Nobel todos os anos, sempre em dezembro!

Se quiser visitar seu interior com um guia, excursões pré-agendadas para grupos de até 30 pessoas estão disponíveis durante todo o ano. As reservas podem ser feitas através do e-mail [email protected] ou pelo telefone (+47) 23 46 12 00.

coisas para fazer de graça em Oslo

Ópera de Oslo

A Ópera de Oslo está localizada no porto, com uma construção angular branca que parece surgir da água e chama muito a atenção. Se você visitar a Ópera, poderá subir até o telhado e desfrutar de vistas panorâmicas de Oslo e do fiorde durante todo o ano. Dentro do prédio, janelas amplas proporcionam ao público vislumbres de ensaios e atividades de oficinas que estejam acontecendo lá.

O interior do edifício é todo de carvalho e o salão principal tem a forma de uma ferradura reminiscente dos teatros clássicos do passado. A ópera é projetada pela empresa de arquitetura norueguesa Snøhetta e recebeu vários prêmios de prestígio, vale sua visita!

coisas para fazer de graça em Oslo

Ekebergparken

Mirantes espetaculares, esculturas e muita arte norueguesa e internacional – isso é o que você encontra no Ekebergparken, um parque de natureza exuberante. O local está aberto 24h e sua entrada é sempre livre.

Se você quiser um tour guiado, pode adquirir no site ticketmaster.no. Mas, se desejar fazer uma visita guiadas na instalação de iluminação de James Turrell, Skyspace – aos domingos durante todo o ano, a entrada é totalmente gratuita. Aproveite!

coisas para fazer de graça em Oslo

Jardim Botânico

Esse é o primeiro Jardim Botânico de Oslo e fica em Tøyen – o espaço foi criado pela Universidade de Oslo. O enorme jardim tem uma ampla variedade botânica e diversidade impressionante – e organizada meticulosamente. O jardim possui uma grande e variada coleção de árvores e arbustos plantados de forma sistemática família após família de plantas. Se bater aquela fome, há um café no jardim que tem deliciosos bolos! Uma das atrações mais interessantes é o Scent Garden,  organizado como uma experiência para todos, mas especialmente os deficientes visuais e cadeirantes.

Além disso, as estufas The Palm House e The Victoria House apresentam plantas exóticas de outras partes do mundo. As estufas estão abertas diariamente das 10h às 20h, entre 15 de março e 30 de setembro, e das 10h às 16h, no restante do ano.

coisas para fazer de graça em Oslo

Museus

Os turistas que amam história vão adorar o Museu de Oslo. Este museu gratuito está localizado em uma antiga vila de fazenda que pertenceu à família mercante mais rica da cidade e suas exposições traçam a história da cidade nos últimos 1.000 anos.

Se os seus gostos forem mais modernos, visite o Museu de Arte Contemporânea no Bankplassen 4, que apresenta obras de 1945 em diante. Envolventes, instigantes e às vezes francamente estranhas, as exposições aqui certamente lhe renderão bons debates sobre arte com seus amigos. Como a National Gallery, tem entrada gratuita toda quinta-feira.

coisas para fazer de graça em Bergen

Atividades sazonais

Faça um esforço especial para estar na cidade no dia nacional da Noruega, 17 de maio. Neste dia, noruegueses de todo o país descem ao centro de Oslo vestidos com seus ternos mais finos e trajes nacionais belamente detalhados. Durante o evento, a cidade fica repleta de bandeiras norueguesas e um enorme desfile segue pela rua principal da cidade e ao redor do Palácio Real, onde o Rei e a Rainha estão na sacada acenando para todos que marcham.

Outra boa dica de programa é o festival de música Mela, realizado em Oslo todo mês de agosto. O maior festival gratuito de música da cidade abriga apresentações musicais de todo o mundo, além de uma ampla seleção de shows internacionais.

Outro bom evento é a Noite da Cultura de Oslo. Todo mês de setembro, mais de 150 centros culturais de Oslo abrem suas portas para uma noite de experiências e entretenimento gratuitos. De aulas de salsa e concertos até workshops de cosplay e exibições de filmes, o evento anual oferece oportunidades para os interesses de todos. Demais, né?

E, se você estiver na cidade durante a temporada de férias, o Mercado de Natal de Oslo, ao longo do Karl Johans Gate, oferece comida norueguesa clássica, presentes caseiros e lembranças, além de entretenimento para as crianças. O evento sempre acontece ao longo de novembro e dezembro – a entrada é totalmente gratuita!

coisas para fazer de graça em Bergen

Foto: visitoslo.com

___

Confira nossos outros posts da série Europa Barata:

Dez coisas para fazer de graça em Paris

Dez coisas para fazer de graça em Londres

Dez coisas para fazer de graça em Roma

Dez coisas para fazer de graça em Florença

Dez coisas para fazer de graça em Veneza

Dez coisas para fazer de graça em Madri

Dez coisas para fazer de graça em Barcelona

Dez coisas para fazer de graça em Berlim

Dez coisas para fazer de graça em Dublin

Dez coisas para fazer de graça em São Petersburgo

Dez coisas pra fazer de graça em Amsterdã

Dez coisas para fazer de graça em Bruxelas

Coisas para fazer de graça em Lisboa

Agora é com você: conta pra gente que cidade falta pra série “Europa Barata”? Qual é o destino em que você mais deseja saber opções de passeios econômicos? Deixe seu comentário abaixo! 🙂

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita
Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para uma viagem tranquila e segura
Alugue seu carro com Rental Cars ou RentCars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-volta comprando ingressos e passeios antecipados com Ticketbarou GetYourGuide
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Seguros PromoReal SegurosMondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

___

Tags

Trackbacks/Pingbacks

  1. Europa Barata: coisas para fazer de graça em Lucerna - […] Dez coisas para fazer de graça em Oslo […]
  2. Europa Barata: dez coisas para fazer de graça em Viena - […] Dez coisas para fazer de graça em Oslo […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *