Confira uma lista de dez coisas para fazer de graça em Edimburgo que preparamos para quem está de malas prontas para a Escócia e quer economizar!
Considerada uma das capitais mais bonitas da Europa, Edimburgo, na Escócia, é um destino que mistura história, arquitetura, cultura e natureza. A cidade é um convite aos passeios ao ar livre e às caminhadas, ora com vista para edifícios antigos, ora para parques. Afinal, o verde se integra com a paisagem urbana de maneira única, proporcionando uma verdadeira imersão cultural, nesse lugar que é considerado patrimônio pela Unesco… E não falta o que fazer por lá!
Assim sendo, vem ver nossa lista de atrações gratuitas para fazer por lá e prepare sua viagem!
Europa Barata: 10 coisas para fazer de graça em Edimburgo
Visite o Parlamento Escocês
Pouco visitantes internacionais sabem, mas a Escócia tem o seu próprio parlamento e ele fica em Edimburgo. Embora fechado durante os meses de verão, quando o Parlamento está em recesso, durante todo o resto do ano você pode visitar os edifícios de graça (e ainda ter um guia no passeio para tirar suas dúvidas com duração média de uma hora).
Aprenda mais sobre a lei escocesa no processo e política também, além de admirar a belíssima arquitetura do local. Se der sorte, você ainda pode acompanhar um dos debates! Mas fique atento: a entrada é totalmente gratuita, mas você precisa agendar seu passeio diretamente no site do Parlamento Escocês.
Visite a Galeria Nacional da Escócia
Pequena e ornamentada, esta galeria permite que você se aproxime das obras o suficiente para ver as manchas de tinta em algumas das pinturas mais famosas que a Escócia tem para oferecer. O prédio onde está localizado tem estilo neoclássico e fica bem no centro da cidade. Aliás, só seu exterior já é uma obra de arte por si só. A coleção da Galeria vai do Renascimento até o Pós-Impressionismo. Lá, você pode ver obras de arte impressionantes… E o melhor: tudo de graça!
A Galeria Nacional divide-se em três andares, nos quais são exibidas valiosas obras de arte em paredes de cores chamativas, que destacam ainda mais as exposições. Os mais interessantes são o térreo e o andar superior – ali, pode-se ver a maioria das obras de grandes mestres europeus desde o século XVI até o XIX, além de artistas impressionistas. Alguns dos artistas destacados são Tiziano, El Greco, Velázquez, Rembrandt, Rubens, Van Gogh, Monet, Cezanne e Gauguin, por exemplo. No andar superior, você encontrará as coleções de pintores italianos e dos Países Baixos pré-1530.
Visite a bela Dean Village
De todas as coisas gratuitas para fazer em Edimburgo, visitar a Dean Village é provavelmente a minha favorita! Situada a uma curta caminhada do final da Princess Street, está uma vila que foi originalmente construída para trabalhadores de fábricas. Sua criação remonta a uma época em que grande parte das exportações de Edimburgo se concentrava no comércio de usinas.
Ademais, tenha em mente que esta é uma área residencial ao visitar e respeite a paz e a quietude de quem mora ali. E fique esperto: não há restaurantes ou banheiros públicos em Dean Village. Se quiser comer algo, a dica é subir o morro em Bells Brae para uma área muito mais povoada da cidade.
Hoje, a vila é uma das áreas mais bonitas da cidade e abriga alguns dos endereços mais exclusivos… Para tirar fotos, uma dica: as melhores vistas ficam na altura do rio Hawthornbank Lane. Se você não se importa de descer até a beira do rio, pode ter essa visão capturada na foto abaixo:
Suba até o castelo
Todo mundo sabe que entrar no Castelo não é de graça, mas desfrutar da vista do topo de onde está é! A rocha em que se ergue o Castelo de Edimburgo é o resultado de atividade vulcânica há milhões de anos (muito parecido com o vizinho Arthur’s Seat, do qual vamos falar mais adiante). Localizado em um dos pontos mais altos da cidade, te dá uma vista belíssima de Edimburgo e você ainda pode caminhar sem rumo por ali, enquanto saboreia um delicioso sorvete!
Para quem quiser visitar, o nosso parceiro Tiqets oferece ingressos – a última entrada de grupos é feita às 17h. Prepare-se para enfrentar alguma fila quando chegar lá, afinal, é um dos castelos mais famosos de toda Europa e uma fortaleza poderosa que defendeu toda a nação e que dominou o horizonte durante séculos. As poderosas muralhas de pedra do castelo resistiram a muitos cercos e seus suntuosos aposentos eram uma importante residência de reis e rainhas escoceses.
Maravilhe-se com o Museu Nacional da Escócia
O Museu Nacional está repleto de história e lhe dá a chance de aprender mais sobre a Escócia em um nível local. Sua entrada é totalmente gratuita e ele é simplesmente a atividade perfeita de dia chuvoso – você vai encontrar lá até a Ovelha Dolly (o primeiro animal clonado com sucesso).
Da era dos dinossauros à tecnologia do futuro, as galerias deste moderno museu contêm tesouros de todo o mundo e também da Escócia desde a pré-história até os dias atuais. Além disso, há também imensas galerias dedicadas aos trabalhos e ideias de escoceses notáveis que colocaram seu país na rota de inovação mundial; e espaços dedicados ao melhor da arte, design e moda. Ademais, há uma imensa galeria interativa que as crianças adoram e exposições itinerantes – informe-se mais no site oficial do Museu e planeje sua visita.
Veja a cidade a partir do Arthur’s Seat
O Holyrood Park fica a uma curta caminhada da Royal Mile de Edimburgo, no coração da cidade. É um parque de 640 acres e seu ponto mais alto é conhecido como Arthur’s Seat, um antigo vulcão que fica a 251 metros acima do nível do mar, proporcionando excelente vista da cidade.
O Arthur’s Seat é o resultado da atividade vulcânica há milhões de anos – exatamente como a rocha onde foi construída o Castelo de Edimburgo. E convenhamos: não há melhor maneira de ter uma ideia da cidade do que obter uma perspectiva geral sobre ela.
A partir dali, você pode explorar todo o Holyrood Park, onde há um forte grande e bem preservado (aliás, um dos quatro que ainda estão em pé e que datam de cerca de 2000 anos atrás). Com sua variada gama de flora e geologia, é também local de interesse científico especial, além de um excelente local para um picnic com seus amigos. Dentro do parque, você também pode visitar a Capela de Santo Antônio – uma capela medieval do século 15, Salisbury Crags – uma série de penhascos de 150 pés que dominam o horizonte de Edimburgo, bem como Duddingston Loch – um lago de água doce sobrevoado por muitos pássaros.
Conheça a Catedral de Santa Maria
A Catedral Católica de Santa Maria é a sede da Arquidiocese de St Andrews e Edimburgo. Foi construída em 1879 e projetada por Sir George Gilbert Scott, sendo um dos mais bonitos prédios em estilo neogótico no mundo. Com três torres, está entre os eficícios mais imponentes da paisagem da cidade – imagine só como era ainda mais antigamente!
Há ali também uma capela dedicada ao rei Charles que, em 1633 criou a diocese de Edimburgo. Além disso, um outro detalhe interessante: a catedral possui um anel de 12 sinos e dez deles são do ano de 1878. Vale a pena conhecer essa construção histórica e impressionante – e não se paga nada pra entrar nela!
Veja todos os locais citados em Harry Potter na cidade!
Sabe-se que JK Rowling viveu em Edimburgo enquanto escrevia boa parte da série Harry Potter – dizem que ela escreveu boa parte do livro na charmosa cafeteria The Elephant House e, na verdade, ainda mora na cidade. Como resultado, muitos dos locais de Edimburgo serviram de inspiração para o livros e, posteriormente, os filmes.
Se você ama Harry Potter e está indo pra Edimburgo, a dica é: faça um passeio guiado de Harry Potter pela cidade com o grupo The Potter Trail, composto por aficionados pelo bruxinho que adoram levar turistas por cada um dos lugares que inspirou a escritora a criar a série e todo o incrível mundo por trás do personagem. O tour é totalmente gratuito e feito sempre em grupos, no esquema Free Walking Tour mas sem vinculação com qualquer tipo de empresa.
Aproveite os jardins do Castelo Lauriston
Com vista para o mar e cheio de flores, não há nada tão relaxante quanto ir aos Jardins do Castelo Lauriston. Enquanto você tem que pagar para visitar o castelo, os jardins são completamente gratuitos para visitar (e relaxar).
A atração fica a apenas vinte e cinco minutos de ônibus do centro da cidade e nos arredores do castelo você encontrará um jardim japonês, um jardim italiano e muito espaço verde para passear e curtir uma tarde relaxante!
Confira a arte na Galeria Nacional de Arte Moderna
Edimburgo é repleta de galerias e museus gratuitos, incluindo as duas galerias dedicadas à arte moderna. A Galeria de Arte Moderna divide-se em dois belos prédios de estilo neoclássico e em seu jardim você já verá esculturas belíssimas.
A coleção na Galeria Nacional de Arte Moderna da Escócia varia de 1900 até os dias atuais, incluindo obras de Matisse, Picasso, Vuillard e Dix, bem como uma excelente seleção de pinturas de artistas escoceses como Peploe, Fergusson, Gillies e Redpath. Também estão expostos os trabalhos do pós-guerra de Bacon, Freud, Davie, Hockney e Leger, e peças mais recentes dos artistas Richard Wright e Martin Creed, ao lado de Karla Black, Douglas Gordon e Tracey Emin, entre outros. Ali, há também a Biblioteca Keiller e uma recriação do estúdio original do artista escocês Eduardo Paolozzi.
Confira nossos outros posts da série Europa Barata:
Dez coisas para fazer de graça em Paris
Dez coisas para fazer de graça em Londres
10 coisas para fazer de graça em Roma
Dez coisas para fazer de graça em Florença
Dez coisas para fazer de graça em Veneza
10 coisas para fazer de graça em Madri
Dez coisas para fazer de graça em Barcelona
Dez coisas para fazer de graça em Berlim
10 coisas para fazer de graça em Dublin
Dez coisas para fazer de graça em São Petersburgo
Dez coisas pra fazer de graça em Amsterdã
10 coisas para fazer de graça em Bruxelas
Coisas para fazer de graça em Lisboa
Dez coisas para fazer de graça em Oslo
10 coisas para fazer de graça em Viena
Dez coisas para fazer de graça no Porto
Dez coisas para fazer de graça em Aix-en-Provence
Agora é com você!
Conta pra gente que cidade falta pra série “Europa Barata”? Qual é o destino em que você mais deseja saber opções de passeios econômicos? Deixe seu comentário abaixo! 🙂
Quero montar um roteiro para Escocia, com maior foco na escocia, que eu fui e amei, mas nao deu pra ver tudo. E incluir a Inglaterra e a Irlanda.
Focar no Harry Potter e no Outlander. Nao sou fa, mas os locais sao 10 e chamaria a atencao e curiosidade das pessoas.
http://www.instagram.com/alinestravels
Olá Aline, tudo bem?!
Obrigado pelo contato e pelo interesse na consultoria para tua viagem! 🙂
Com 27 anos de viagens e uma média de 3 por ano, o que não falta no Viajando é experiência e conhecimento!
Eu presto consultoria para tua viagem organizando o roteiro, hospedagens, formas de transporte e tudo o que precisares para ter uma viagem inesquecível sem ficar “preso” a pacotes ou excursões, fazendo tudo com total liberdade e autonomia!
Para conhecer melhor os itens que trabalho na consultoria e também valores, dê uma conferida na proposta atualizada:
Proposta de Consultoria – https://bit.ly/3121QUq
Também aproveito para informar abaixo o link do briefing, caso queira preencher e já enviar para uma pré-análise gratuita, ok?!
Briefing de Viagem – https://bit.ly/2IEefrA
Recomendo preencher e enviar o briefing, mesmo se ainda não tem ideia da viagem ou se está inseguro com relação às informações, que responderei com uma análise bem criteriosa e bacana sobre a tua viagem.
Já são 4439 viajantes e 1236 roteiros nestes 6 anos em que a consultoria é oferecida no blog!
Junte-se a eles e curta uma viagem incrível e totalmente personalizada! (https://bit.ly/2MkCo7i)
E garanta uma economia média de 30% em relação aos pacotes de viagem (nos pacotes cujas hospedagens são super centrais como as sugeridas por nós e os transportes entre cidades nos melhores horários), além de 100% de satisfação!
Se tiver alguma dúvida é só chamar!
Abração!
Quero fazer um roteiro bom e barato entre Paris, Londres, Bruxelas e Amsterdam. Pensei em chegar e Paris (5 noites), trem para Londres (4 noites), trem para Bruxelas (2 noites), trem para Amsterdam (2 noites), trem para Paris (voo volta a SP), com ida e volta por Paris. O que vc acha?