O enoturismo possui fortes raízes na Itália e, principalmente próximo à Roma, é possível explorar belas regiões de vinhedos e aprender muito sobre a tradição vinícola no país. Neste artigo, você vai saber mais sobre o enoturismo na Itália e conhecer locais incríveis e tradicionais próximos à Roma que são referência no mundo dos vinhos. Vamos lá? 🙂

Enoturismo na Itália: tradição e história
A viticultura, atividade voltada ao cultivo de videiras para a produção de sucos, geleias e vinhos, tem suas raízes na Itália há mais de 3.000 anos. Historicamente, os primeiros povos que exploraram o cultivo dos vinhedos no país foram os antigos etruscos. Contudo, tempos depois, os romanos foram os responsáveis por espalharem a viticultura por toda a Europa, se tornando os pioneiros na produção de vinhos.
Entretanto, foi apenas no século XIX que os primeiros sinais do enoturismo surgiram na Itália. Como o país já havia se estabelecido como um grande produtor de vinho há séculos, esta tradição acabou se popularizando internacionalmente. Assim, vinhos como o Chianti e Barolo ficaram mundialmente conhecidos, atraindo turistas e especialistas para a região de sua produção.
A verdadeira ascenção do enoturismo italiano se deu entre os anos 1960 e 1980, e a ideia de combinar viagens com a experiência de degustação de vinhos e visitas a determinadas regiões produtoras se tornou febre. Então, começaram a surgir rotas do vinho em regiões propícias para a viticultura, como a Toscana, Piemonte e Vêneto. Dessa forma, as vinícolas investiram em infraestrutura para receber os turistas e proporcionar experiências marcantes relacionadas ao mundo do vinho.

Transforme sua forma de ver o mundo com os roteiros personalizados do Viajando Bem
Já pensou em ter um roteiro inteiramente exclusivo na sua viagem, para curtir com independência, tranquilidade e segurança? Nós estamos aqui para te ajudar nessa missão! Com a consultoria do Viajando Bem, você escolhe o plano de viagem ideal para ter uma experiência inesquecível.
Ficou interessado e quer saber mais? Então, acesse nossa página, visite o link dos roteiros personalizados e selecione o pacote que mais faz sentido para você!
Além disso, ao preencher o briefing, você recebe uma avaliação GRATUITA da sua viagem feita pelo consultor Rogério Milani. Ele viaja há 30 anos e já ajudou mais de 5000 pessoas a realizarem o sonho de terem uma viagem completamente única e personalizada.
Clicando aqui, você pode ler centenas de relatos dessas viagens maravilhosas!
As principais regiões do enoturismo italiano
Atualmente, a Itália possui mais de 400 regiões vinícolas, sendo um lugar perfeito para quem quer explorar esta cultura e ter os melhores roteiros enológicos. A seguir, trouxemos algumas regiões que você, como um bom amante de vinhos, não pode deixar de conhecer na sua viagem para a Itália. E o melhor: a maioria ficam bem próximas de Roma, a encantadora Cidade Eterna. Bora ver?
1) Frascati
Frascati é uma pequena comuna italiana da região do Lácio, e possui menos de 20 mil habitantes. Está localizada a apenas 30 quilômetros de Roma e é referência na produção de vinhos, especialmente o branco. Além disso, a maioria das vinícolas oferecem degustações e você pode observar o processo de produção bem de pertinho (e com visitas guiadas!). Algumas das vinícolas mais conhecidas são: Azienda Biologica de Sanctis, Casale Vallechiesa Winery e Azienda Agricola l’Olivella.

2) Cerveteri
Cerveteri é uma comuna italiana que também fica na região do Lácio, e se localiza a aproximadamente 45 quilômetros de Roma. Este lugar une tradição enológica e arqueologia, pois lá estão milhares de túmulos etruscos, tornando-se uma necrópole e berço de um grande sítio arqueológico. Além disso, a qualidade dos vinhos são um destaque, e vinícolas como Società Vitivinicola Onorati e Tenuta Tre Cancelli são popularmente conhecidas.

3) Orvieto
Orvieto é uma comuna italiana que se localiza na região da Umbria. Embora não esteja tão perto de Roma, se distanciando por 121 quilômetros, vale super a pena visitar, uma vez que o vinho branco de lá é mundialmente conhecido e as paisagens são surpreendentes. As vinícolas que se destacam em Orvieto são: Decugnano dei Barbi, Madonna del Latte e Cantine Neri.

4) Região da Toscana
Toscana é uma região que se localiza no centro da Itália e uma das mais famosas quando se trata de enoturismo. Dessa forma, é um verdadeiro paraíso para os amantes de vinho. Lá ocorre a produção de renomados vinhos, como o Chianti Classico, Brunello di Montalcino e o Vino Nobile di Montepulciano, e existem vinícolas que são parada obrigatória. Algumas delas são: Castello Banfi (em Montalcino), Antinori nel Chianti Classico (eleita a melhor vinícola do mundo em 2022!) e Marchesi de Frescobaldi (situada nas colinas de Florença). Você vai se encantar por cada uma delas!
Ah, e na região da Toscana também estão algumas rotas de vinho mundialmente famosas. Se você quer apreciar com calma e tempo as paisagens e a imensidão das colinas italianas, realizar pelo menos uma dessas rotas pode ser o programa ideal. Confira a seguir:
a) Rota do Chianti Classico
Em Florença, na capital da Toscana, você iniciará a sua jornada e seguirá em direção à vinícola Antinori nel Chianti Classico. Durante o caminho, você passará por vilarejos como Greve in Chianti, onde você pode apreciar a deliciosa culinária toscana acompanhada de um bom vinho.
b) Rota do Brunello di Montalcino
Partindo de Siena, você seguirá em direção a Montalcino, uma pequena comuna italiana com cerca de 5.115 habitantes. Além do espetacular visual da cidade, você possui uma ampla variedade de vinícolas como o Castello Banfi, Il Cocco e Tenuta Fanti, ambientes ideais para viver uma verdadeira experiência sensorial enoturística.

Conheça a Chef de culinária italiana que fala português em Roma!
Nada melhor que combinar as delícias da gastronomia italiana com um bom vinho, não acha? Então, conheça nossa Expert e Chef Maura Pismataro!
Ela ministra aulas de culinária em português para brasileiros, combinando seu amor pela cozinha com sua apreciação pela cultura brasileira. Além disso, ela também oferece serviços de intérprete, transporte, receptivo e pode acompanhar clientes em restaurantes e vinícolas renomadas, além de planejar eventos personalizados com comida e música ao vivo.
Ah, e se você quiser aprender as magias da gastronomia italiana antes mesmo de começar sua viagem, a Maura ainda dá aulas de culinária italiana online!
Para entrar em contato com a Expert Maura, acesse sua página clicando aqui.

O Expert é uma plataforma do Viajando Bem que reúne excelentes profissionais de turismo espalhados por todo o mundo, para que você saiba em quem confiar e o que conhecer, de acordo com seus gostos e preferências. Tudo para que você viva a melhor viagem da sua vida!
0 comentários