É melhor viajar com um roteiro bem traçado ou ir definindo durante a viagem?

por | Atualizado em 22/02/23 | Aviação, Barcelona, Berlim, Hospedagem, Lisboa, Londres, Madri, Paris, Praga, Trem



Cris enviou:

Rogério!!! Eu AMEI SEU BLOG!!! Fantástico!!! Bem, preciso de suas dicas urgente! Já comprei as passagens Rio-Lisboa e Lisboa-Rio. Sei que poderia ter colocado outro trecho na volta, mas achei o preço da passagem bom e preferi ajustar com passagens internas pela Easyjet. Bom, vamos lá: quero passar por Lisboa (é claro), Madri, Barcelona, Paris, Londres e mais uma cidade que ainda não sei. Gosto muito de nights e percebi que Berlim não dorme! Ainda não sei se compro passagens por aqui logo, ou se deixo livre a rota para ajustar os dias por lá. Comparei trem e avião comprando antecipado, e avião sai mais barato, mas não queria ficar com a viagem tão “amarrada”… Se eu gostar muito de um lugar e já estiver com tudo pago não poderei prolongar a estada, tô perdida… O que faço? Outra coisa, acha legal ficar em hostels? Quero gastar pouco em estada para poder gastar em outras coisas já que vou ficar praticamente 30 dias por lá… Me ajuda?
Beijos,
Cris


—————————————————————————-

Oi Cris! 
Para quem procura a night, Berlim e Praga são ótimas pedidas. Vida noturna intensa e baixo custo nas entradas e bebidas atraem cada vez mais os próprios europeus, que pegam um voo low-cost ou um trem para ir a um destes lugares no sábado e já voltam no domingo! Mas as outras cidades do teu roteiro também têm ótimas opções, com certeza! E nada melhor do que estar hospedada em um hostel para saber das melhores baladas. 
Vale a pena ficar num hostel Cris. Além da economia, já que você só precisa de um lugar para relaxar e dormir à noite, passando o resto do dia na rua, o convívio e contato com outros hóspedes sempre ajuda na troca de infos e descoberta das barbadas. Aqui vale a dica de reservar um quarto com banheiro privativo para os que nunca ficaram em hostel ou ainda se sentem inseguros. Depois da primeira experiência, tudo se torna mais fácil.
A vantagem de já sair com o roteiro bem amarrado é a economia que poderá fazer, tanto na reserva de hostels ou hotel, além do transporte entre uma cidade e outra. Mas nada impede que você chegue em um destino e, pelo menos uns dois dias antes, já compre a passagem de trem ou avião para a próxima parada. Além disso, caso não leve notebook, smartphone ou ipad na viagem, poderá acessar os computadores nos albergues e fazer a reserva do hostel. Mas fica a dica de pelo menos listar 2 ou 3 albergues em cada cidade que pretende visitar, para facilitar na hora da reserva ou da busca ao chegar no destino. E também de já viajar sabendo qual o melhor jeito de ir de uma cidade para outra, ok?! 
Uma viagem mais flexível tem esta vantagem, a de poder prolongar onde está curtindo e de abreviar onde não está legal. Mas é sempre bom ter um roteiro mais ou menos traçado e com as opções de transporte e hospedagem meio que definidas, para não ter que gastar uma fortuna de última hora quando algo sair do planejamento.
Para conferir os vows low costs, acesse Skyscanner. Os trens você cota e confere em Rail Europe. E os albergues, procure pelas melhores opções em Booking.com e Hostelworld.
Toca ficha guria! E boa viagem!
Abraços!

 .

13 Comentários

  1. Cloude

    Oi Rogério,

    Gostei muito deste Blog de pessoas viajadas e com dicas super bacanas. Obrigada. Tirarei um tempo para ler alguns tips para as minhas viagens. Desejo-lhes parabéns e muito sucesso.

    Responder
  2. maria clesia oliveira neri

    Parabéns pelas dicas, simples , direta e proveitosas rs.
    Gostaria de ajuda na montagem de um roteiro de viagem partindo do princípio de que conhecemos vários lugares na Europa (fugindo assim do óbvio) mas que contemplasse Milão, Roma, Atenas, Santorini e Mikonos, Instambul, e por fim Lisboa, Brasil. Seria mais viável começarmos por Atenas? ou Roma?
    Esse roteiro ta complicado… help!!!
    Grata.

    Responder
  3. Paula

    Olá!!!!

    Primeiramente, gostaria de parabenizar pelo site: INCRIVEL!

    Somos 9 pessoas e estamos partindo pra Madrid, um grupo bem grande ne!? rs, e fiquei responsavel por resolver tudo! Desde hospedagem, até organizar nosso trajeto e eu estou completamente perdida!
    A cada busca, descubro coisas novas! São muitas coisas pra ver e temos um grupo grande demais!

    Bom, vamos as duvidas agora…

    1) Acha que consigo hotel em conta pra todo mundo ou alugar um ape vale mais a pena?
    2) Não estou conseguindo montar um roteiro! rs
    Gostariamos de ir a Madrid, Barcelona e Salamanca (se possivel Sevilha e Toledo) sem contar que gostariamos de ir a Portugal (Lisboa e Porto) Não vamos ficar muito tempo, 12 dias só!
    3) Você acha bacana alugarmos 2 carros ou o trem compensa mais?

    O que você me sugere? O que vale mais a pena? Me ajuda a montar esse roteiro pelo amor de Deus! hahahahahaha

    Desde já muito obrigada!!!

    Responder
  4. Rogerio Milani

    Oi Giselle, tudo bem?!

    Como serão 17 dias de viagem e estarão com um bebê, aconselho a não fazerem muitos deslocamentos, tentando permanecer pelo menos 3 noites nas maiores cidades e duas nas menores. Com as cidades que sugeriu, eu faria um roteiro bacana pela Itália, passando por Roma, Florença/Toscana, Veneza e Milão e depois, se sobrasse tempo, incluiria mais uma cidade, que poderia ser Berlim, pela proximidade, ok?! Ou então faria Londres, Paris, Amsterdã e Berlim.

    Abraço!

    Responder
  5. Giselle tarnowski Spergort

    Oi Rogério, adorei teu site, muitas dicas e tira muita dúvida sobre lugares.
    Mas estou com um problema, se pode dizer problema, pq viagem nunca é problema kkkk, mas queria muito a tua ajuda.
    Para outubro 2014, estou planejando a nossa viagem. A nossa que digo, seria: eu, meu marido e o nosso filho que estará com 2 anos e meio nessa época, ele é super parceiro de viagens. Só que estou confusa entre os roteiros. Só para constar fui a Paris uma vez!
    Dessa vez várias cidades entrarão no roteiro, entre elas são:
    Lisboa, Londres, Veneza, Florença, Toscana, Milão, Madri, Paris ,Amsterdã, Berlim.
    É o tipico caso da pessoa que nunca foi a lugar alguns agora quer conhecer o mundo kkkk, tb não, se vc achar que tem lugar que pode ser tirado por causa da distância, por favor sinta-se a vontade mas só me explique o pq da retirada.
    Nossas férias não são longas ok, seriam uns 17 dias, por isso que vc pode tirar algumas cidades.
    Quero muito a tua ajuda e aguardo tua resposta e obrigada pela atenção!
    Abraços
    Giselle.

    Responder
  6. Emerson Luiz Neves

    OI Rogerio parabens pelas dicas e seu blog.
    Tenho planejado ir Europa primeira vez, ja comprei viagem para Madri em maio de 2014, nao comprei a volta ainda, tenho 18 dias para ficar la ja contando com dia ida e de volta. Me diga, como poderia organizar minha viagem com minha esposa, chegando em Madri, alguns bate e voltas, querendo conhecer Lisboa e arredores, Porto, Santiago Compostela, Barcelona e Paris. Grato pela atençao.

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Emerson, tudo bem?!

      Obrigado pelos elogios! Enviarei um email para você com uma proposta de consultoria para organização da tua viagem, ok?!

      Abraço!

      Responder
  7. Katlin

    Oi Rogerio! primeiramente PARABENS PELO SEU BLOG! tem me ajudado muito a tirar duvidas sobre viagens a Europa!

    Mais eu estou com uma em especial… gostaria de viajar com meu marido a Europa em maio de 2012, porem nao sei qual o melhor roteiro para fazer em 15 dias… sou arquiteta apaixonada por historia da arte e arquitetura e essa viagem pra mim eh um sonho… eh a primeira vez que vamos a Europa e a ideia inicial eh conhecer Paris, Nice, Roma, Florenca, Barcelona, Madrid e Londres so que nao sei se conseguimos aproveitar todos esses lugares em apenas 2 semanas e estou confusa em saber qual cidade chegar primeiro, como fazer o deslocamento entre uma e outra, quantos dias ficar em cada uma. Qual o melhor roteiro que voce indica para passar esses 15 dias na Europa aproveitando ao maximo o que cada cidade tem a oferecer? Obrigada pela atencao e aguardo ansiosa pela resposta!

    Responder
    • Rogerio

      Olá Katlin!

      Um bom roteiro seria assim: Londres (4 dias), Paris (4 dias), Roma (4 dias), Florença (3 dias), ou então finalizando em Roma, se for mais fácil para voltar ao Brasil, deixando Nice, Madri e Barcelona para uma próxima viagem. Este seria o tempo mínimo indicado para cada uma destas cidades.

      Se a ideia é fazer a Toscana junto com Florença, então poderá trocar Florença por Nice, pois as duas juntas pedem pelo menos 5 dias, ainda mais para uma arquiteta apaixonada por história da arte! Melhor curtir devagarinho e descobrindo novos cantinhos em cada cidade, além de conferir o que já é turístico ou te interessa. Já estive em Amsterdã, Londres e Berlim com minha esposa, também arquiteta, praticamente visitando projetos e pontos de interesse arquitetônicos. Sei bem como é a emoção de vocês! 🙂

      O deslocamento entre Londres e Paris e Roma e Florença é através de trem, barbadinha, podendo já comprar e garantir assentos no site da Rail Europe. O trecho Paris-Florença (ou Pisa) ou então Paris-Roma de avião, consultando valores das companhias low-costs pelo site Skyscanner ou então já cotando junto com a passagem Brasil-Europa-Brasil, pois aí terá a vantagem de manter a franquia de bagagem neste voo interno, já que as companhias low-costs impôem muitas restrições à bagagem e cobram pesadas multas de quem ultrapassa os limites de quantidade, peso ou tamanho.

      Espero ter ajudado Katlin, se precisar de algo mais basta comentar!

      Abraços!

      Responder
  8. Idelvan

    Rogério, boa tarde! Tudo bem?

    O seu blog é excelenteeee!!!

    Estou precisando de sua ajuda.
    Vou passar a minha lua de mel na Europa, e preciso de suas dicas e conselhos.
    Já estou com as passagens compradas. Aproveitei o preço bom (eu acho) das passagens que encontrei numa companhia aérea brasileira.

    As datas e locais são as seguintes:
    Chegada em Milão dia 01/06/12.
    Retorno de Milão dia 18/06/12.

    Nos 18 dias, o roteiro é: além de Milão, pretendo passar por Roma, Veneza, Paris, Londres, Madri e Barcelona, e depois voltando a Milão. Claro que se existir outras cidades no meio caminho, que você indique a visitação, aceito indicações.

    Vamos as perguntas/dúvidas:

    1 – Para o roteiro citado acima, a sequência de cidades está correta? Aceito indicações de sequência de roteiro.

    2 – Entre as cidades citadas acima, qual a melhor opção pra fazer as viagens entre as mesmas de Trem ou Avião?

    3 – Pra 18 dias de viagem, sem contar as passagens aéreas e hospedagem, 1.500,00 Euros pra cada um (eu e minha futura esposa), da pra passear pelo lugares turisticos das cidades citadas, além dos deslocamentos entre as cidades, e claro, alimentação sem extravagâncias.

    4 – Sobre as passagens de Trem e Avião, é melhor comprar com antecedência, ou deixa pra comprar quando já estiver lá.

    5 – Qual melhor cidade para compras de eletrônicos?

    Grato.

    Idelvan

    Responder
    • Rogerio

      Olá Idelvan!

      Eu acho que vai ser muita cidade para pouco tempo. Vão passar correndo pelas cidades e gastar bastante tempo nas viagens entre elas. Se ficar 3 dias em Roma e Paris, o mínimo para começar a entender as cidades, nas outras só conseguirá ficar 2 dias, ou seja, uma noite. Sugiro que tente organizar um roteiro que permita explorar melhor as cidades, pelo menos 3 dias em cada.

      Mas se preferires fazer este roteiro assim mesmo, a melhor sequência seria: Milão, Veneza, Roma, Londres, Paris, Madri, Barcelona e então Milão. Os trechos Milão-Veneza-Roma, Londres-Paris e Madri-Barcelona de trem, consultando horários e comprando os tickets pelo site Rail Europe. Os outros trajetos de avião, cotando e comprando através do site Skyscanner.

      Com um pouco mais de 80 euros cada um para gastar por dia, excluindo hospedagem, conseguirão fazer praticamente todos os programas turísticos de cada cidade, além de ótimas refeições, sem extravagâncias.

      Uma boa dica é já sair do Brasil com os tickets de trem e avião já comprados, pois aí já terão uma ideia melhor de quanta grana poderão gastar. Além disso, quanto mais cedo comprar, menor o valor. Caso compre só os voos, o que é praticamente obrigatório, para garantir bons preços e assentos, tenha em mente os valores médias de trem para cada viagem, pois assim terá uma noção melhor do que precisará gastar, e compre o ticket para a próxima cidade já ao chegar na cidade de origem.

      Caso precise de mais infos, basta comentar novamente, ok?!

      Abraços!

      Responder
  9. Renata

    Adorei o post, e para completar eu indico o QuickHome.com para alugar ou troca de casa por temporada

    Responder
    • Rogerio

      Valeu pela dica Renata!

      Abraços!

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conhecendo os arredores de Paris: 5 lugares incríveis para bate-voltas

Conhecendo os arredores de Paris: 5 lugares incríveis para bate-voltas

á pensou em visitar Paris e, além disso, conhecer outros lugares incríveis que ficam bem pertinho da capital francesa fazendo bate-voltas? Neste artigo, falaremos sobre destinos como o Palácio de Versailles, Castelo de Chantily, Vale do Loire, Disneyland Paris e os Jardins de Monet em Giverny e como chegar até lá.

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para sua viagem.
Conheça nossos parceiros!
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-voltas comprando ingressos e passeios antecipados com a Tiqets/Ticketbar
Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje com tranquilidade emitindo seu seguro viagem com a Real Seguros
Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
Já pensou ter custo zero com sua hospedagem nas próximas viagens? Então conheça a Home Exchange!
Artigos e equipamentos recomendados para sua próxima viagem!