O Mário, guia de turismo brasileiro e parceiro do Viajando Bem, dá aqui algumas dicas de passeio pelo Centro Histórico de Munique! Vem saber quais são e planeje sua viagem!
Dicas de passeio pelo Centro Histórico de Munique
Munique é a terceira maior cidade da Alemanha e um baita destino de viagem na Europa – lá, contamos com o guia de turismo Mário, brasileiro que trabalha na cidade há anos e preparou aqui uma dia de roteiro pelo Centro Histórico de Munique. Leia as dicas dele e programe sua viagem!
Passeio turístico à pé – Centro Histórico
Caminhar pelas ruas e praças é a melhor forma de conhecer o centro histórico de Munique e apreciar os edifícios históricos, bem como aproveitar as ofertas das lojas nas várias ruas comerciais transformadas em zona para pedestres.
Este passeio que preparei para os leitores do Viajando Bem dura cerca de duas horas com previsão de visita apenas externa aos pontos turísticos. Se quiser contratar meus serviços, será um prazer acompanhá-lo em sua viagem por Munique e fazer estes passeios com você!
Se quiser viajar mais tranquilo ainda, pode também contratar os roteiros personalizados do Rogério que, desde 2013, já levaram centenas de visitantes à diversas partes de todo o mundo!
Começamos nosso roteiro no coração da cidade, a Marienplatz, antiga praça do mercado e onde aconteciam até torneios de lanceiros. Nesta praça, está o marco zero da cidade e nas proximidades estão localizadas várias construções históricas.
Ali ficam a antiga e a nova prefeituras e o edifício mais imponente da praça em estilo neo-gótico e em cuja torre está uma das atrações turísticas mais conhecidas: o carrilhão que, com sua melodia peculiar como de uma caixinha de música, e as 32 figuras coloridas em tamanho natural, que se movem mostrando um torneio de cavaleiros que aconteceu nesta praça por ocasião das bodas do Duque Guilherme V e sua esposa Renate da Lorena em 1568. Esta apresentação ocorre pontualmente todos os dias às 11 horas, ao meio dia e, no verão, também às 17 horas.
A poucos passos daí estão localizadas a catedral Metropolitana (Frauenkirche), que é o símbolo da cidade, e também a famosa igreja mais antiga, a velha São Pedro e a Igreja do Espírito Santo. Todas estas igrejas e outras mais são o testemunho da fé católica predominante na Baviera. A arquitetura vai do Gótico, Renascimento, Barroco ao Rococó. Mais exemplos da riqueza cultural também poderão ser encontrados na arte sacra.
Além da Marienplatz, o passeio à pé pelo centro histórico também nos leva à Max-Josephplatz, onde está localizada a mundialmente famosa Ópera de Munique e o Residenz Theater. Ali também está a parte mais nova do Palácio Real, um dos maiores da Europa com 130 salas abertas ao público, além da Sala do Tesouro, onde estão coroas e joias, além de outros objetos da realeza. Ali, você também tem o teatro Cuvilles, todo em estilo Rococó, um dos mais belos neste estilo na Europa e aberto à visitação.
Na Maximilian Strasse se concentram todas as lojas de grife mundialmente conhecidas, uma das avenidas mais bonitas também pela arquitetura singular, uma mescla de Renascimento Italiano e Gótico inglês.
O passeio termina na conhecida Odeonsplatz onde está a Feldherrnhalle (Panteão aos Heróis) e a primeira igreja em estilo Barroco construída na Alemanha. Nesta praça também houve um acontecimento que marcou a história da cidade, quando Hitler e seus seguidores tentaram o Putsch (tomada de poder) em 1923. Do terraço do café Tombosi, o mais antigo da cidade, o visitante tem uma bela visão da arquitetura desta praça.
Além desta caminhada de duas horas, ainda há a opção de visitar Areal da Arte, Königsplatz e prédios do período do Nacional Socialismo e Lenbachhaus e adicionar mais duas horas (somente o exterior) para este passeio. Essa pode ser uma boa alternativa caso você quiser conhecer o Areal da Arte (Pinacotecas e Museu Egípcio) e também a Königsplatz, com arquitetura inspirada na Grécia Antiga como a Glyptoteca. Nesta praça, você ainda encontra o Museu Antiguidades e a porta monumental, o Propileo, e também poderá conhecer os edifícios que restaram do período do Nacional Socialismo construído durante a ditadura de Hitler. Esta parte da cidade esta localizada a 20 minutos da Odeonsplatz.
Outras visitas fora do centro histórico
– O campo das Olimpíadas de Verão de 1972 e o complexo moderno dos edifícios da BMW como o Museu e o BMW Welt, onde estão expostos os novos modelos de automóveis e motocicletas. Para se chegar lá temos que utilizar o metrô a partir da Marienplatz – o trajeto dura cerca de quinze minutos;
– Visita ao Palácio de Nymphenburg, residência de verão dos Wittelsbach, um dos mais famosos da Alemanha também localizado fora do centro histórico, num trajeto que demora aproximadamente meia hora utilizando o transporte público;
– Passeio ao famoso Castelo de Neuschwanstein, a duas horas do centro, um dos destinos mais visitados por turistas na Alemanha e que inspirou Walt Disney na criação do Castelo da Cinderela nos parques temáticos que criou. Uma visita ao seu interior requer um planejamento antecipado com reservas para as entradas e transporte próprio.
____
Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita
Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para uma viagem tranquila e segura
Alugue seu carro com Rentcars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-volta comprando ingressos e passeios antecipados
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Seguros Promo, Real Seguros, Mondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence
___
0 comentários