Dica de viagem: um dia perfeito em Montepulciano, na Toscana

por | Atualizado em 28/03/23 | Montepulciano, Toscana

Depois de passar por Pienza e Monticchiello, vem conferir nosso roteiro para um dia perfeito em Montepulciano, no Val D’Orcia!

dia perfeito em Montepulciano

Dica de viagem: um dia perfeito em Montepulciano, na Toscana

De pé no alto de uma colina no sul da Toscana não muito longe de Siena, Montepulciano é uma cidade medieval de rara beleza altamente recomendada para se visitar na Toscana. A cidade, cheia de elegantes palácios renascentistas, igrejas antigas, praças charmosas e cantos escondidos, ostenta vastos panoramas por todos os maravilhosos vales Val d’Orcia e Val di Chiana que a cercam.

A posição estratégica de Montepulciano torna uma base perfeita para explorar este belo canto da Toscana: a partir daqui, você pode chegar à encantadora Pienza, a vila termal de Bagno Vignoni e a bela Monticchiello, além de muitas outras aldeias encantadoras em um curto espaço de tempo. Nos últimos anos, Montepulciano começou a receber mais atenção dos turistas porque foi cenário para algumas cenas da trilogia de filmes para adolescentes Twilight – Lua Nova.

dia perfeito em Montepulciano

Centro Histórico

A Piazza Grande é o coração do Centro Histórico de Montepulciano e o cenário de seus principais eventos, incluindo o famoso campeonato de corridas de barris Bravio delle Botti, realizado em agosto todos os anos. Um passeio à pé por Montepulciano é a melhor maneira de ver a cidade e seus belos marcos, bem como desfrutar de uma vista deslumbrante sobre a paisagem circundante, coberta por vinhas que produzem o famoso vinho Nobile de Montepulciano! Na Piazza Grande, ficam três construções importantes para a cidade: o Palazzo Comunale, o Tarugi e a Catedral – além de uma fonte onde você encontrará o brasão dos Medicis.

A praça é dominada pela bela torre e pela fachada gótica do Palazzo Comunale, a sede da prefeitura erguida no século XIV em estilo gótico – se quiser, você pode subir na Torre (€5) para uma vista panorâmica dos vales e de Montepulciano. Para subir lá, são apenas 67 degraus – mas daqueles estreitos, como em toda torre medieval! O Palazzo Comunale tem uma notável semelhança com o Palazzo Vecchio, em Florença, que também foi construído por ordem de Cosimo de Medici.

dia perfeito em Montepulciano

Outra atração da praça, o Palazzo Nobile Tarugi, foi a sede da família Tarugi, com uma gloriosa estrutura renascentista e pórtico que foi renovado há pouco tempo. Outra atração ali é o Duomo dedicado a Santa Maria Assunta e construído entre 1592 e 1630 – a elegância da Piazza Grande é contrastada com a fachada áspera de tijolos do mesmo. Iniciado em 1570, não foi concluído até 1680 e, mesmo assim, a fachada projetada para o prédio nunca foi concluída. O tijolo sem adornos dá à igreja uma aparência mais antiga. Lá dentro, no entanto, e você encontrará uma igreja gloriosa e arejada. Não perca a fonte batismal à esquerda, apoiada por uma bela escultura em terracota pintada por Della Robbia.

Na Piazza, você também encontrará a fonte Il Pozzo dei Grifi dei Leoni, um poço de água que tem uma cobertura chamativa, onde se vê esculturas de leões segurando uma crista com o símbolo da família Médici de um lado, e a íris da Florença, por outro.

dia perfeito em Montepulciano

As muitas suntuosas residências e edifícios que você pode admirar enquanto caminha no centro histórico são a prova do poder e a riqueza das famílias nobres aqui durante os séculos 14 e 15, embora tenha sido no século 16 que Montepulciano atingiu seu mais alto esplendor sob o poderoso Família Medici. Uma destas casas famosas é o Palazzo Contucci – a residência é uma imponente residência renascentista da família de nobres e tem um enorme pátio interno e a bela Sala della Festa, com afrescos de Andrea Pozzo. O local ainda pertence à família Contucci, que ajudou a fazer do Vino Nobile di Montepulciano um grande vinho. Esse palácio, como o Palazzo Ricci, foi projetado por Sangallo, o Velho.

Voltando para a cidade: logo abaixo das muralhas medievais, você pode admirar o belo templo da Madonna di San Biagio. A igreja foi criada na demanda popular após um milagre que ocorreu em 1518 quando duas garotas, retornando de uma fonte próxima, testemunharam os olhos da Madona repetidamente abrindo e fechando. O milagre foi testemunhado por Toto, um fazendeiro local, e o resto é história. Em 1681, o Vaticano permitiu que a imagem milagrosa fosse coroada de ouro e, em 1739, a igreja foi consagrada pelo bispo de Montepulciano. Em 1963, a imagem da Madonna de San Biagio foi proclamada Madonna del Buon Viaggio, protetora daqueles que viajam por terra, mar e céu.

dia perfeito em Montepulciano

Outra forma de começar a explorar a cidade é a partir de qualquer um dos seus principais portões: Porta al Prato ou Porta delle Farine. Se você chegar até Montepulciano de ônibus, é ali que os veículos de transporte público que chegam de Siena e Florença param. Confinada nas antigas muralhas e baluartes da cidade, Montepulciano é atravessada por uma longa e larga rua principal chamada Corso, da qual partem uma série de vielas e ruas estreitas. Passando sob o portão imponente de Porta al Prato, você logo entra no Corso, cheio de todos os tipos de lojas e lojas da moda. Na primeira praça que você chegar, admire a Colonna del Marzocco, uma coluna de mármore com o leão heráldico de Florença, que também decora muitos outros palácios, como o Palazzo Avignonesi.

Continuando no Corso, passando por outros edifícios renascentistas, você encontra o elegante Palazzo Cervini, e nas proximidades, pouco antes de a estrada virar, você chega à casa de Poliziano, um grande humanista e poeta sob o patrocínio do famoso Lorenzo di Medici. Poliziano também foi professor para as crianças Medici.

dia perfeito em Montepulciano

Onde comer

Almoçamos no restaurante incrível Godimento Divino, uma super dica pra quem gosta de comer e beber bem! A experiência que tivemos lá foi simplesmente espetacular – e o preço foi super justo! Pedimos um menu completo (entrada, prato principal e sobremesa) e é difícil dizer do que gostamos mais! O ambiente era muito agradável, com mesas externas, e uma das atrações é o famoso vinho Rosso de Montepulciano (claro que provamos!). Apreciamos os pratos com calma e, ao final, nos serviram um vinho Cantucci con Vin Santo que eram simplesmente dos deuses! Indicamos DEMAIS!

Vá lá: Ristorante Godimento Divino. Endereço: Via della Stamperia, 3, 53045 Montepulciano SI, Italia. Telefone: +39 0578 716183. Site 

dia perfeito em Montepulciano

Como Pienza e Monticchiello, Montepulciano impressiona com suas construções medievais, seu centro que pode apenas ser percorrido a pé e seus vinhos e gastronomia que deixam qualquer visitante com aquele “gostinho de quero mais”. Se quiser comprar vinhos, uma enoteca super bacana por lá é a La Dolce Vita. Aproveite, como a gente, para curtir o comércio da aldeia medieval (cheio de lojinhas bacanas) e tire muitas fotos dos mirantes – afinal, subir todas as vielas íngremes tem que ter alguma recompensa, né?

Confira mais fotografias deste dia inesquecível:

___

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita
Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para uma viagem tranquila e segura
Alugue seu carro com Rental Cars ou Rentcars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-volta comprando ingressos e passeios antecipados com Ticketbarou GetYourGuide
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Seguros PromoReal SegurosMondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

___

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. Chips de celular para usar na Europa: confira os que usei na Suíça e na Itália - […] viagem que estive lá na Itália, passei por Bolonha, Bérgamo, Lecco, San Pellegrino Terme, Montepulciano, Bagno Vignoni, Monticchiello, Montalcino e San Gimignano. Como foi…
  2. Nossas dicas de viagem de Bérgamo - veja o que fazer por lá - […] mas super cultural – exatamente o que precisávamos depois de conhecer as aldeias medievais Montepulciano, Bagno Vignoni, Monticchiello, Montalcino e San […]
  3. Onde ficar em Impruneta, cidade-base para explorar a Toscana - […] parte da viagem, nos hospedamos em Pienza, de onde fizemos bate-e-volta para as aldeias medievais Montepulciano, Bagno Vignoni, Monticchiello, Montalcino e San Gimignano. Nossa…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Casamento na Itália – conheça os serviços da Matrimoning

Casamento na Itália – conheça os serviços da Matrimoning

Sonhando com um casamento na Itália? Saiba como organizar a sua cerimônia e conheça os serviços da Matrimoning, uma empresa de brasileiras que presta serviços nesta área! Casamento na Itália - conheça os serviços da Matrimoning A Matrimoning nasceu em julho de 2018...

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para sua viagem.
Conheça nossos parceiros!
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-voltas comprando ingressos e passeios antecipados com a Tiqets/Ticketbar
Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje com tranquilidade emitindo seu seguro viagem com a Real Seguros
Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
Já pensou ter custo zero com sua hospedagem nas próximas viagens? Então conheça a Home Exchange!
Artigos e equipamentos recomendados para sua próxima viagem!