Dica de onde comer em Berlim e de passeios na capital alemã

por | Atualizado em 8/03/23 | Berlim, Colônia, Dicas de Viagem, Frankfurt, Munique, Münster, Tour Personalizado

Confira nesse post da guia de turismo Maria Helena, nossa parceira em Berlim, uma excelente dica de onde comer  em Berlim e passeios na capital alemã! 

Currywurst

Dica de onde comer em Berlim e de passeios na capital alemã

A Alemanha é a terra das salsichas – tem pra todo gosto e, lá, a iguaria se chama Wurst (pronuncia: /Vurst/). Pessoalmente, eu prefiro a Bratwurst, que é a salsicha branca grelhada típica da região da Turíngia (Thüringen), servida com um pão e mostarda ou ketchup. Há também a famosa Currywurst que, como o nome já revela, é servida com curry no meio, uma deliciosa mistura de condimentos do Oriente que incrementa o molho de tomate de forma muito especial. A linguiça é servida cortada com o molho por cima e pão à parte. Vir a Berlim e não provar a Currywurst é como ir a Roma e não ver o Papa, dizem os guias turísticos (bom, já estive em Roma algumas vezes e nunca tive o prazer de ver o Papa, acontece…)

Para quem quiser provar a iguaria, vou indicar um lugar famoso e tradicional onde servem a currywurst e fica na Mehringdamm 36! O local se chama Curry 36 e, lá, além da Currywurst, os turistas podem experimentar também a Thuringer Bratwurst.

Vá lá: Curry 36  – Mehringdamm 36 Kreuzberg, 10961 Berlim > Site

onde comer em Berlim

Chegando no Curry 36, vocês vão perceber um quiosque alguns metros à frente na calçada com uma fila longa e sempre presente, principalmente à noite. As pessoas esperam pacientemente para serem atendidas pois ali nesse trailer de comida de rua preparam um kebab maravilhoso. O local se chama Mustafa’s Gemüse Kepab. Já provei as delícias que eles servem por lá – o fato de só ter 12 pessoas na minha frente foi um incentivo, confesso – um dia desses contei 53 pessoas na fila, sem mentira nenhuma!

Se você não conhece, o kebab ou kebap quer dizer “carne grelhada” em turco, árabe e persa. E Doner Kebap designa carne grelhada girando e é conhecido como Gyros na Grécia. O prato é tão popular que, somente em Berlim, há mais de mil lugares pra saborear um Doner e que, aqui, acompanha, além da carne grelhada no pão turco ou árabe, salada e molho de iogurte, picante ou com alho!

Vá lá: Mustafa’s Gemüse Kepab  – Mehringdamm 36 Kreuzberg, 10961 Berlim > Site

onde comer em Berlim

E, já que você está em Kreuzberg, vale a pena dar uma explorada no local. A área original da Bergmannstrasse está a poucos passos e é uma delícia pra passear, com seus restaurantes multiculturais, cafés aconchegantes, antiquários e lojas com itens de segunda mão – um charme!

Também na rua se encontra a Marheineke Halle (Marheinekeplatz), um mercado público coberto com tendas de verduras, frutas, carnes, peixes e especiarias e também com pequenos restaurantes que servem comidas oriundas de lugares diferentes. Subindo a rua, em frente ao mercado, você vai se deparar com um quarteirão de casas com fachadas bonitas que não foram destruídas na guerra. Ali, você vai ter uma ideia de como era Berlim um dia, antes dos confrontos que marcaram a história mundial.

Nessa área você encontra também o parque Victoria, muito bonito e agradável. O espaço fica na colina de Kreuzberg, com cachoeirinha no verão e, no topo, o Memorial do rei Frederico Guilherme III. O monumento é dedicado à vitória nas guerras napoleônicas do sec. XIX – aprecie a bela vista da cidade que se tem a partir dali!

onde comer em Berlim

Zoo e muito mais….

Quando estiverem com os pés cansados de passearem pela Avenida Kurfürstendamm no centro da parte ocidental de Berlim, deixe o corpo relaxar sentando-se dentro da Igreja da Memória. Ela fica ao lado do Memorial da Destruição da Guerra, o que restou da torre principal da antiga Igreja em memória ao Imperador Guilherme I. A igreja é um octógono escuro com centenas de janelinhas com vitrais mas, quando você entra, se depara com um ambiente tranquilo, de meditação e se impressionará com o colorido dos vitrais iluminados. Vale a pena!

Outra dica de passeio é atravessar a rua e entrar no shopping Bikini, que ganhou esse nome por ter duas partes na fachada. Bem no centro do shopping tem uma janela enorme para o zoológico. Ali, você pode se sentar um pouco, tomar um suco natural preparado na hora em um quiosque na frente ou um café do Café Einstein e se divertir olhando os macacos bonobos.

Dentro do shopping, há diversas possibilidades para um lanche ou almoço e, no terraço, você tem uma vista melhor para o Zoo e vários restaurantes. Quem se organizar melhor pode reservar uma mesa no restaurante Neni, um restaurante com decoração minimalista e comida requintada que se encontra ao lado do shopping Bikini e, por estar no topo do edifício, oferece uma vista linda para o Tiergarten. Se não quiser ir ao restaurante, há também a possibilidade de tomar um drink no Monkeybarque fica em frente ao Neni, também com uma vista fantástica para o parque e almofadas espalhadas oferecem todo o conforto. Para o Monkeybar não é necessário fazer reserva.

onde comer em Berlim

Muito próximo dessa área, bem escondido dentro do Tiergarten e do lado do zoológico, se encontra o Café Am Neuen See (Lichtensteinallee 2, 10787 Berlim) com um Biergarten – um ambiente idílico com um deck de madeira ao redor do lago. Ideal para um descanso em um dia de calor, com a possibilidade de alugar um barquinho e sair remando por esse lago romântico. Pra melhorar tudo, o Biergarten ainda oferece gastronomia e cerveja da Baviera e há também um restaurante com alta gastronomia e que serve café da manha até as 16h no fim de semana.

Para chegar lá, saindo da Igreja da Memória, você caminhará por cerca de 20 minutos. Aproveite para passear e, durante a caminhada, você passará pela entrada dos Elefantes do Zoológico. Dali, uma boa pedida é entrar na rua Budapest – passando pelo hotel Continental, atravesse a ponte do Landwehrkanal e dobre à esquerda seguindo o canal. Depois é só dobrar à direita na Drakestrasse e, no final dessa rua, você vai a Embaixada da Espanha, que fica em um edifício da época nazista. O Café Am Neuen See se encontra bem em frente.

onde comer em Berlim

Ilha dos Museus

Esse patrimônio cultural da Unesco oferece 6.000 anos de cultura da humanidade. O museu antigo foi o primeiro a ser inaugurado em 1830 e, logo em seguida, vieram o Museu Novo, a antiga Galeria Nacional, o Museu Bode e por fim o Museu do Pérgamo, já no século XX. Na Ilha dos Museus, os mais visitados são o museu Novo (Neues Museum) com o busto da Nefertite, a linda esposa do Akhenaton e o Museu do Pérgamo, com obras reconstruídas da antiguidade, como a Via Processional da Babilônia, a porta de Ishtar e a porta do mercado de Mileto. E, para aqueles que sentem falta do altar do Pérgamo, que está fechado há alguns anos, o museu oferece o Panorama de Pérgamo (Pergamonmuseum – Das Panorama: Am Kupfergraben 2, 10117 Berlin), um cilindro enorme que se encontra fora da ilha, ao lado do Museu Bode. Dentro dele, se encontra uma tela impressa com um trabalho digital de fotografia e pintura de 360 graus que mostra a cidade de Pérgamo no seculo II depois de Cristo. É uma verdadeira viagem ao passado!

Depois de absorver a cultura de pelo menos dois museus da ilha, pode apostar que vai bater uma fome e um certo desespero de não encontrar num primeiro momento algum restaurante na ilha! Mas fique tranquilo: para uma pausa, os museus dispõem de cafés – com exceção do museu do Pérgamo. E ainda perto da ilha há diversas possibilidades para se alimentar! Deixando a ilha pela ponte de pedestres que está atrás da Catedral de Berlim, chega-se a outra margem do rio Spree e ali se encontram diversos restaurantes. E muito próximo, ao lado do hotel Radisson Blu (Karl-Liebknecht-Str. 3, 10178 Berlin), se encontra uma rua de alimentação com restaurantes pra todos os gostos e bolsos.

onde comer em Berlim

Na mesma margem do rio Spree se encontra também a poucos passos o Bairro Nicolau (Nikolaiviertel), o berço de Berlim, onde começa a história da capital alemã ainda no século XIII. É uma quadra tranquila, sem tráfego e cheia de restaurantes com comida tradicional, uma loja natalina e lojas de souvenir. Ali você também encontra a cervejaria Georgbrau, bem à margem do rio em frente à estatua do São Jorge vencendo o dragão.

Ao lado da estação Hackescher Markt (que fica a apenas cinco minutos da Ilha), há uma praça onde ótimos restaurantes se alinham um ao lado do outro. Isso acontece porque a área surgiu do aproveitamento do espaço de antigos depósitos com tetos arqueados construídos sob os trilhos da linha de trem. Caso você esteja fazendo esse passeio durante uma quinta-feira ou um sábado, poderá fazer um lanche no mercadinho da praça.

E como contratar a Maria Helena para passear por Berlim?

Para quem quer conhecer Berlim, uma ótima alternativa é contratar os serviços da Maria Helena, uma guia de turismo que realiza diversos roteiros por pontos turísticos da capital da Alemanha e – o mais bacana! – do jeito que você quiser e de forma personalizada! Para contratar os serviços da Maria Helena, que já atendeu inúmeros brasileiros em Berlim, envie um contato pelo formulário deste post! E boa viagem!

onde comer em Berlim

Vai viajar pra Berlim? Estes posts podem te interessar também…

Tudo Sobre Berlim – dicas de alimentação, hospedagem, transporte e roteiros pela capital alemã

Guia de turismo brasileira em Berlim – com desconto para os leitores do blog

Europa Barata: dez coisas para fazer de graça em Berlim

Dicas de hospedagem em Berlim – testadas e aprovadas pelos clientes da consultoria do blog

Um guia de viagem em formato A4 | Berlim

Dicas imperdíveis de onde comer bem e barato em Berlim

___

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita
Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para uma viagem tranquila e segura
Alugue seu carro com Rental Cars ou Rentcars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-volta comprando ingressos e passeios antecipados com Ticketbar
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Seguros PromoReal Seguros ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

___

2 Comentários

  1. Paulo

    Oi,

    No começo da matéria a Maria Helena não é guia turística e sim Guia de Turismo. O guia turístico é o material utilizado para divulgar/informar/localizar algo ou um local

    Responder
    • Manuela Colla

      Olá, Paulo!

      Muito obrigada pela retificação!

      Forte abraço!

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Consultoria de viagem: um investimento para o seu sonho

Consultoria de viagem: um investimento para o seu sonho

Você gosta de viajar e conhecer novos destinos, mas não se sente preparado para organizar tudo que envolve uma viagem sozinho? Bom, temos a solução para o seu problema! Confira nosso artigo sobre a Consultoria de Viagem, um investimento para a realização dos seus...

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para sua viagem.
Conheça nossos parceiros!
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-voltas comprando ingressos e passeios antecipados com a Tiqets/Ticketbar
Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje com tranquilidade emitindo seu seguro viagem com a Real Seguros
Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
Já pensou ter custo zero com sua hospedagem nas próximas viagens? Então conheça a Home Exchange!
Artigos e equipamentos recomendados para sua próxima viagem!