Roteiro histórico em Diamantina: as maravilhas de Minas Gerais

por | Atualizado em 22/05/23 | América do Sul, Brasil, Diamantina, Hospedagem, Minas Gerais

O roteiro histórico em Diamantina é um programa inesquecível para fazer no interior de Minas. Saindo de Belo Horizonte na sexta-feira, pode ser um belo passeio de final de semana para curtir muita tranquilidade e a maravilhosa gastronomia mineira!

roteiro histórico em diamantina

Como chegar em Diamantina?

Saindo de Belo Horizonte de carro, a viagem até Diamantina costuma durar de quatro horas e meia a cinco horas, sem afobamentos. As rotas mais curtas são passando pela BR-040 em direção à Sete Lagoas, passando por Curvelo e indo até Diamantina, e pela BR-381 em direção à Governador Valadares, passando por Barão de Cocais, Santa Bárbara, Conceição do Mato Dentro e Serro.

Usando o GPS (eu adoro o Tom Tom, mas há quem prefira o gratuito Waze), a viagem de BH até Diamantina é bem tranquila passando por Curvelo, como eu prefiro fazer. Uma opção é alugar um carro em Belo Horizonte através da Rentcars e então seguir para as cidades do roteiro histórico por Minas.

Assim, confira como chegar de carro aqui:

Além disso, como esta viagem é longa, costumo parar na estrada para dar uma descansada e comer algo. Indico o paradouro Churrascaria Leite ao Pé da Vaca (BR-040, Paraopeba, Minas Gerais), um lugar bem espaçoso, com lojas de artesanato e quitutes da culinária mineira, como doce de leite com ameixa e cachaça.

Tem quem prefira almoçar por ali, com um farto buffet de saladas e churrasco, mas eu prefiro só tomar um refresco, comer algo e seguir viagem. Aliás, para quem viaja com crianças, o local é cheio de pequenos passeios para curtir com eles que, normalmente, sofrem de tédio crônico em viagens longas.

Mas e quem viaja de ônibus?

Para quem pretende viajar de ônibus, não há problemas! Afinal, empresas como Pássaro Verde e Gontijo tem ônibus partindo de Belo Horizonte e São Paulo para Diamantina. Os preços e horários estão disponíveis nos sites das companhias.

roteiro histórico em diamantina

Roteiro histórico em Diamantina: dicas de passeios

Diamantina é considerada patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO, e as construções históricas do século 18 enchem de charme seu centro histórico. Chegando na cidade depois de quatro horas de viagem, é muito legal ver seu paralelepípedo irregular (que lá no início era tão liso e tão perfeito como um asfalto) e ruas pequeninas.

A cidade é composta por belas igrejas, sobrados e casarões suntuosos que remetem ao período colonial e emanam a estética barroca, quando a vida em Diamantina girava em torno da extração de pedras preciosas.

Não dá pra perder as casas do Muxarabiê com influência arquitetônica árabe, a casa da Glória, com passadiço aéreo e de Chica da Silva. Além disso, também merecem visita o Museu do Diamante, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, a Casa de Juscelino Kubitschek e o Mercado Municipal.

roteiro histórico em diamantina

O centro histórico é fantástico – fiquei impressionado com a conservação dos prédios, apesar de Diamantina estar tão longe de BH e meio que fora do circuito normal de turismo no estado. Vale a pena ir lá para conhecer outros atrativos como as Vesperatas, serestas e café no beco.

Aliás, as vesperatas são um capítulo à parte – os concertos, promovidos pelas bandas da cidade, acontecem dois sábados por mês, em média. Quando a noite cai, músicos se apresentam nas sacadas dos casarões coloniais da rua da Quitanda, enquanto moradores e turistas dividem espaço nas mesas, cadeiras e escadarias ao ar livre. No eclético repertório, todos os estilos tem vez – sonatas, boleros, sambas, marchas e até MPB. O evento é suspenso entre os meses de novembro e março em função das chuvas. Confira aqui as datas das Vesperatas de 2023.

roteiro histórico em diamantina

Bate-e-voltas para fazer em um roteiro histórico por Diamantina

Serra dos Cristais

Se você for para Diamantina numa época de clima ameno, não pode deixar de aproveitar a bela natureza que Minas oferece. A Serra dos Cristais é um lugar incrível de se fazer um bate-e-volta a partir de Diamantina, por exemplo.

O local, tombado pelo Patrimônio Histórico, é tido como um elemento paisagístico da cidade de Diamantina, formando uma espécie de moldura para o espaço urbano. Contudo, a serra é mais do que moldura. É notável a importância da paisagem natural em sua relação com o conjunto edificado: a paisagem agreste é testemunho histórico vivo da ocupação do território e do surgimento e desenvolvimento da cidade de Diamantina.

Curralinho

Outro lugar incrível para se visitar num bate-e-volta é Curralinho. Este pequeno distrito de Diamantina tem 200 habitantes, é bem fácil de chegar – para ir a Curralinho é só seguir pela estrada da Gruta do Salitre (outro lugar imperdível e de fácil acesso), a cidade fica a 10 km de Diamantina.

Sem dúvida, estar lá é uma verdadeira viagem no tempo em que a mineração era a principal atividade da região. O local ainda tem cachoeiras lindas e o Museu do Diamante, que vale muito a visita! Inaugurado nos anos 50, o museu ocupa um casarão de 1749 e reúne objetos dos séculos 17 a 19, como utensílios utilizados na mineração de diamantes, oratórios, armas, louças, obras de arte e mobiliário.

Uma curiosidade: a primeira versão da novela “Irmãos Coragem” da rede Globo foi gravada em Curralinho, e o distrito ainda guarda em sua paisagem a “prefeitura municipal de Coroado”, sobrado cenográfico que hoje abriga uma biblioteca comunitária e um centro cultural. Além disso, o antigo “mercado dos tropeiros” usado para a gravação da novela hoje é um bar onde turistas e moradores se confraternizam em torno da sinuca e da cachaça de primeira!

roteiro histórico em diamantina

Conselheiro Mata

Outro bate-e-volta para quem curte belezas naturais é o Distrito de Conselheiro Mata, que está localizado em um vale rodeado por serras. A sede, por ser uma área mais plana, arborizada e de clima agradável mesmo no verão, é ideal para os que preferem sossego e passeios a pé, de bicicleta ou a cavalo. Com uma população de 420 habitantes, o Distrito é formado por um pequeno agrupamento de casas e no centro está a capela dedicada a Nossa Senhora das Dores.

As belezas naturais são o ponto forte do turismo na região. Afinal, são as mais bem preservadas da região de Diamantina, com grandes quedas, corredeiras e águas potáveis e cristalinas. São elas: Cachoeira das Fadas, das Andorinhas, do Triângulo, Poço das Sereias, dos Três Desejos, Telésforo, dentre outras.

Diamantina_Conselheiro Mata_Viajando Bem

Biribiri

Outro lugar que é uma volta ao tempo! Biribiri (que, em tupi-guarani, significa “buraco) fica a 13 quilômetros de Diamantina e foi erguida em fins do século 19 em função da Companhia Industrial de Estamparia. A antiga fábrica de tecidos surgiu como alternativa de trabalho no século XIX, já que, naquela época, sofria-se com o declínio das jazidas diamantíferas. A vila possui uma igrejinha, 32 casas, uma usina hidrelétrica, que funciona ainda, e galpões. Em seu auge, a vila chegou a abrigar 600 funcionários.

Com a desativação do ramal ferroviário de Diamantina, quase cem anos depois de sua fundação, a fábrica fechou (por volta de 1972). Atualmente, a maioria das casinhas está vazia e apenas os vigilantes fazem a manutenção do lugar e lá residem, portanto, é praticamente uma vila fantasma, mas mesmo assim gera motivos para uma visita ao local. Imperdível!

Além disso, hoje, as instalações da fábrica funcionam como hidroelétrica e dividem a atenção com as belas cachoeiras escondidas nos arredores.

Diamantina_cachoeira da Sentinela_Viajando Bem

Onde ficar em Diamantina?

Pouso da Chica e Solar dos Duarte – Sem dúvidas, a melhor opção de hospedagem em Diamantina! Fica numa casa espetacular, com obras de arte direto nas paredes, o atendimento é ótimo, enfim… É “o” lugar para se estar em Diamantina!

Você tem a opção de ficar no casarão antigo, com lindos e espaçosos quartos, ou então ficar nos chalés, ao fundo, onde recebe o nome de Solar dos Duarte, e conta com quartos mais modernos e com ar-condicionado, além de os chalés estarem rodeados de jabuticabeiras e pitangueiras. 😉

Além disso, outra opção para ficar em Diamantina é a Pousada do Garimpo, pertinho da Pouso da Chica, bem central, fácil para curtir a cidade a pé. Ou então a Pousada Relíquias do Tempo, com bom preço, também com localização bem central, para curtir bastante a cidade!

Diamantina_Pouso da Chica_Viajando Bem

Pouso da Chica e o Solar dos Duarte

Roteiro histórico em Diamantina: onde comer

Relicário Gastronomia
Rua Joaquim Gomes da Costa, 59 – Centro
Diamantina/MG
Fone: (38) 3541-4294

O lugar onde mais gostamos de comer! Muito bem localizado, no centro de Diamantina, próximo ao Mercado Velho. Decoração interessante, ótimas opções de alimentação e bebidas sempre no ponto. Atendimento muito carinhoso e eficaz.

O que pedir? Os dadinhos de tapioca com queijo coalho e ketchup de goiabada, os bolinhos de feijoada recheados com couve refogada, uma cervejinha bem gelada e, de sobremesa, um petit gateau de chocolate meio amargo e bananas. Hmmmm!

Diamantina_Relicário_Viajando Bem

Dadinhos de tapioca com queijo coalho e ketchup de goiabada cascão

E aí, curtiu?

E você? Tem alguma dica de passeio ou restaurante para compor nosso roteiro histórico em Diamantina para quem quer curtir Minas Gerais? Deixe sua dica nos comentários!

Se você quiser seguir turistando pelas maravilhas de Minas Gerais, indico uma viagem para Inhotim, lugar que respira arte e arquitetura. Aqui, um pequeno roteiro para quem quer conhecer as belíssimas Ouro Preto e Tiradentes. E Belo Horizonte também tem seus encantos, descubra!

1 Comentário

  1. Roniel Antonio Candido

    Parabéns pelo blog. Da dica ai: estaremos passando por Diamantina dia 10/08 a 12/08; chegaremos por volta das 21h na cidade e sairemos dia 12 bem cedo rumo a BA. Vc poderia indicar uma pousada no máximo 100,00/diaria pro casal? Qto custa p entrar no Parque biribiri?
    Museus são pagos. O q sugere pra curtir por um dia e uma noite? Abraços

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para sua viagem.
Conheça nossos parceiros!
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-voltas comprando ingressos e passeios antecipados com a Tiqets/Ticketbar
Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje com tranquilidade emitindo seu seguro viagem com a Real Seguros
Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
Já pensou ter custo zero com sua hospedagem nas próximas viagens? Então conheça a Home Exchange!
Artigos e equipamentos recomendados para sua próxima viagem!