Confira todas as informações atualizadas sobre o Coronavírus e as dicas para melhor planejar viagens para a Europa.
Atualizado em 16/10/2020.
Coronavírus e viagens pela Europa: confira como está a reabertura em alguns países
Dentre as muitas angústias trazidas pela pandemia está também, para nós que amamos viajar, a incerteza sobre o futuro das viagens. Por mais que se leia ou tente compilar informações concretas sobre o tema, não está sendo fácil ter algo consistente pra apresentar. E, para muito além da informação do que pode ser reaberto, também tentamos projetar quando será possível e seguro viajar novamente – além de levantar quais as adequações do que alguns chamam de “novo normal” – o distanciamento, o chamado “turismo de isolamento” e o que fazer para se cuidar.
No Brasil, infelizmente, o número de casos e vítimas só deu uma baixada nos últimos dias – mas ainda é cedo para prever um enxugamento destes números de forma definitiva, mesmo que estejamos entrando na estação mais quente do ano. O turismo nacional e local lentamente elabora uma retomada – em alguns casos, ainda desajeitada em em outros, bem-sucedida. Na Europa, o cenário do turismo começa a se fechar novamente com a chegada do outono/inverno e novas medidas para conter o avanço e surtos da Covid-19. Por isto, se você realmente precisa viajar para a Europa, pesquise e planeje com antecedência!
Como está a situação do turismo nos países da Europa?
A Comissão Europeia votou no final de julho sua política de reabertura para o Turismo internacional, que vigorou até o início de outubro. Com a chegada do frio e novos surtos, os países começaram a se fechar e lançar novas medidas de contenção, o que impactará profundamente no turismo no continente. E isso muda dia a dia – especialmente com a notícia do aumento de casos na Europa, creditado à reabertura de algumas fronteiras.
O Brasil, terceiro lugar global em casos e mortes por COVID-19 ainda não é bem-vindo na Europa – é o que diz a lista publicada recentemente pelos países da UE. E não estamos sozinhos: passageiros dos EUA, Argentina, Chile, México e Rússia seguem barrados. Tem acesso liberado viajantes de Argélia, Austrália, Canadá, Coreia do Sul, Geórgia, Japão, Marrocos, Montenegro, Nova Zelândia, Ruanda, Tailândia, Tunísia, Sérvia e Uruguai. Chineses só poderão receber autorização para voltar a viajar para esses países quando a nação asiática reciprocamente liberar os europeus.
Fora da União Europeia, o Reino Unido não se encaixa nessas regras. O Reino Unido permite a entrada de cidadãos brasileiros, porém, é preciso passar por uma quarentena obrigatória de 14 dias sob pena de multa de R$ 6.500. Essa exigência pode encarecer e até inviabilizar a viagem.
É bom acompanhar as notícias e checar como estão as medidas de isolamento no país pretendido, quando haverá o relaxamento das mesmas, quais os protocolos de segurança adotados pelos governos.
Países que aceitam brasileiros
No dia da publicação deste post, há 56 países abertos para brasileiros – confira as exigências completas neste post do Melhores Destinos – são eles:
- Albânia,
- Andorra,
- Antígua e Barbuda,
- Armênia,
- Bahamas,
- Barbados,
- Bermudas,
- Camboja,
- Croácia,
- Cuba,
- Dominica,
- Dubai,
- Egito,
- Equador,
- Haiti,
- Honduras,
- Irlanda,
- Jamaica,
- Kosovo,
- Líbano,
- Maldivas,
- México,
- Polinésia Francesa,
- Quênia,
- Reino Unido,
- República Dominicana,
- Ruanda,
- São Vicente e Granadinas,
- Santa Lúcia,
- Sérvia,
- Tanzânia,
- Turcas e Caicos,
- Turquia,
- Zâmbia
- E outros.
Você pode conferir essa informação atualizada no site da IATA com um mapa interativo – todavia, a regra é que você cheque essa informação diaramente com a companhia aérea que você escolher caso viaje.
Outra plataforma para acompanhar a situação da Europa chama-se Re-open UE, e fornece informações atualizadas sobre a situação das fronteiras dos países, restrições de viagens e serviços de transporte e turismo em funcionamento, além da situação de praias e hotéis, se foram reabertos ou não.
E aquela vontade de viajar?
Se você se sente seguro para viajar, que tal optar por um destino dentro do Brasil? Ou uma região em que há muito ar livre para explorar e que os hotéis já estão se adequando ao “novo normal”?
A Serra Gaúcha é uma excelente opção de destino – posso organizar um roteiro perfeito pra que você passe um final de semana inesquecível por aqui, a região onde nasci e onde moro também!
CONTRATE AGORA SUA CONSULTORIA
Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita
Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para uma viagem tranquila e segura
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-volta comprando ingressos e passeios antecipados com Ticketbar
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Seguros Promo, Real Seguros ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence
___
0 comentários