O que você faria com as lembranças materiais de uma relação que não deu certo? Na Croácia, um ex-casal de artistas teve a ideia de reunir objetos pessoais de fins de relacionamentos, com o intuito de criar um acervo de museu. Neste artigo, você vai conhecer o Museu dos Relacionamentos Terminados, em Zagreb. Bora saber mais?

Ressignificando as relações fracassadas
Após o término de uma relação que durou em torno de 4 anos, a cineasta Olinka Vištica e o escultor Dražen Grubišić tiveram uma ideia no mínimo peculiar: criar um museu para abrigar os objetos pessoais de relacionamentos que terminaram.
Os fundadores contribuíram para o acervo com um coelho de brinquedo, que fica em frente a uma foto das férias do ex-casal para o deserto de Teerã. Além disso, uma frase reflexiva acompanha o objeto: “O coelho deveria viajar pelo mundo, mas nunca foi além do Irã”.
O museu foi apresentado pela primeira vez em 2006 e, desde então, o acervo cresceu significativamente. Contudo, sua inauguração oficial se deu em 2010, na própria residência de Olinka, tornando-se, assim, o primeiro museu privado de Zagreb.

Transforme sua forma de ver o mundo com os roteiros personalizados do Viajando Bem
Já pensou em ter um roteiro inteiramente exclusivo na sua viagem, para curtir com independência, tranquilidade e segurança? Nós estamos aqui para te ajudar nessa missão! Com a consultoria do Viajando Bem, você escolhe o plano de viagem ideal para ter uma experiência inesquecível.
Acesse a página, dos roteiros personalizados e selecione o pacote que mais faz sentido para você! Mas, se ainda tiver dúvidas, preencha o briefing e receba uma avaliação GRATUITA da sua viagem feita pelo consultor Rogério Milani. Ele viaja há 30 anos e já ajudou mais de 5000 pessoas a realizarem seus sonhos de viagem!

Aumentando o acervo
Com o passar do tempo, centenas de entusiastas que visitaram o museu se sentiram instigados a contribuir com objetos para a coleção. Dessa forma, pessoas de diversas partes do mundo encontraram um jeito de ressignificar as lembranças materiais de um amor que não deu certo.
Em 2017, o museu recebeu mais de cem mil visitantes e se tornou o décimo primeiro museu mais visitado da Croácia. Hoje, ele fica no antigo palácio do pintor croata Count Kulmer, entre as Igrejas de São Marcos e Santa Catarina, na parte alta da cidade de Zagreb. O endereço é: Ćirilometodska ul. 2, 10000, Zagreb, Croácia.
Ao visitar o museu, você encontra itens que acompanham uma pequena síntese explicando o conceito dos objetos, como cartas de amor, joias, cacos de porcelana, talões de cheque com o nome de ex-parceiros e até sapatos que simbolizam o encontro de clientes e prostitutas.

Refletindo sobre a complexidade humana
Além de compartilhar e ressignificar as dores do amor, a proposta do museu é um convite para refletir sobre a complexidade das relações humanas. Também pode ser entendido como uma forma de cura, pois segundo Vištica, “Você sempre pode fazer alguma coisa com o fim de um relacionamento”.
E você, teria algo para doar para o acervo do Museu dos Relacionamentos Terminados? Se sim, o que seria?
Visite o Museu dos Relacionamentos Terminados com a Expert Irena Hunjadi
Gostou do museu e deseja conhecê-lo na sua viagem para a Croácia? Então, nada melhor que contar com o auxílio de um especialista no assunto! Conheça Irena Hunjadi, a guia de turismo croata que fala português!
Irena oferece passeios privados e para grupos em inglês, espanhol e português através da sua agência, Irena Tours. Ela se destaca em criar roteiros turísticos personalizados e realiza passeios em português por toda a Croácia, bem como por países vizinhos. Casada com um brasileiro, ela compreende bem a cultura e o povo brasileiro, o que enriquece ainda mais suas visitas guiadas.
Se interessou? Entre em contato com a Irena pela página oficial do Expert!

O Expert é uma plataforma do Viajando Bem que reúne excelentes profissionais de turismo espalhados por todo o mundo, para que você saiba em quem confiar e o que conhecer, de acordo com seus gostos e preferências. E o melhor: todos falam português e tem o costume de atender brasileiros. Ou seja, tudo para que você viva a melhor viagem da sua vida!
0 comentários