Como encontrar passagens mais baratas na internet

por | Atualizado em 24/05/23 | Avião, Compra de passagens, Transporte

Preparamos um passo-a-passo e vamos tirar suas dúvidas sobre como encontrar as passagens mais baratas na internet!

passagens mais baratas

Eu juro que, desde que a internet é internet e que esse negócio de blog de viagem ainda era mato, essa é a pergunta que eu mais recebo de vocês: “como comprar e encontrar passagens mais baratas na internet, Rogério?”

A resposta mudou um pouco ao longo do tempo, eu confesso, mas as notícias são boas! Com certeza bem melhores do que em 2008, quando iniciei aqui no blog e com as consultorias de viagem personalizada – os roteiros que monto pros meus clientes de acordo com suas preferências.

Nessa época, a primeira escolha das pessoas para conseguir passagens mais baratas era buscar uma agência de viagens. E ainda não descarto essa possibilidade – tem gente que se sente mais segura fazendo isso. Neste caso, eu costumo indicar para as pessoas a Lear Travel, cujo trabalho e atendimento carinhoso eu conheço e confio sempre. Se for essa sua preferência, escreve para a Simone ([email protected]) ou para a Milena ([email protected]) e diz que o Rogério indicou!

Agora, se você quer usar os buscadores (sites que comparam os preços entre uma companhia aérea e outra) sem grandes complicações e/ou precisar investir em uma agência de viagem, esse post é pra você! Ao fim dessa busca, você escolhe seus trechos e efetua sua compra diretamente no site da empresa que tiver oferecido o melhor custo/benefício.

passagens mais baratas

Pra quem não me conhece: sou o Rogério, viajante profissional desde 2008!

Como encontrar passagens aéreas mais baratas na internet

Use a tecnologia a seu favor e fique de olho nas promoções! E em que época elas costumam ocorrer? Os chamados feirões ou megapromos de passagens dentro do Brasil são muito mais frequentes e, geralmente, rola algo nos finais de semana.

O que você vai encontrar nas promoções geralmente são passagens fora dos períodos de férias escolares (janeiro, fevereiro, julho e dezembro) e também passagens para o “meio” dos feriadões.

As tão sonhadas promos de passagens internacionais costumam acontecer no início da baixa temporada (que aqui no Brasil acontece depois do Carnaval ou depois das férias escolares de julho).

Se, além da passagem, você quiser economizar na viagem como um todo, nossa dica é curtir a Europa durante o inverno (muitos clientes da consultoria já fizeram isso e curtiram bastante suas viagens).

Outra ótima dica é viajar pra Europa ou EUA em novembro, entre o outono e inverno, ou março, quando acaba o inverno no hemisfério norte.

Uma pesquisa feita pelo Skyscanner descobriu que ir ao Velho Continente na baixa temporada pode sair até 37% mais barato quando comparado ao período mais caro, que é julho, auge do verão. Aqui temos um post explicando mais motivos e te dando dicas de 10 cidades perfeitas para visitar por lá em março!

passagens mais baratas

Além disso, outra ótima oportunidade de encontrar pechinchas é no lançamento de novas rotas, que sempre têm tarifas promocionais nas primeiras semanas de operação. Contas de Instagram costumam noticiar muito essas novidades de rotas, como a Melhores Destinos e a Passagens Imperdíveis.

Usando os metabuscadores 

Existem diversos metabuscadores de passagens mais baratas na internet – citarei três aqui: o Skyscanner, o Viajala e o Turismo City (antigo Kayak).

Eu gosto bastante do Skyscanner, mas indico que você fuce – e muuuito – os três. Teste alternativas e observe qual atende suas necessidades – e, se você busca passagens baratas, prepare-se para ser flexível.

Estes três sites costumam ter opções de valores diferentes quando se refina a busca com um ou dois dias a mais ou a menos na hora de embarcar e desembarcar – fica esperto: os voos que saem nas noites de sexta-feira ou nas manhãs de segunda costumam ser consideravelmente mais caros do que voos no meio da quarta-feira, justamente por conta da relação de oferta e demanda. No buscador Turismo City, basta marcar a caixa “ainda não defini as datas” para ver opções em vários dias. Já no Viajala é necessário buscar pela opção “Datas Flexíveis”.

Outra ferramenta fantástica de pesquisa da qual você pode se beneficiar é o Google Flights. Mas lembre-se que os buscadores apenas exibem e comparam os preços que foram determinados pelos “provedores”, que pode ser uma companhia aérea (como a Azul, a Latam, a Gol, a TAP, Air France) ou uma agência de viagens (como a Viajanet, a Zupper, a Submarino Viagens, a Almundo, a CVC, a Decolar…).

Passo a passo

Vá ao metabuscador. Quando a página abrir, coloque as cidades de partida e destino e as datas. Você também pode escolher se o voo é de ida e volta ou se é apenas um trecho; assim como número de passageiros e até buscas por passagens com múltiplos destinos, como chegar por Paris e voltar por Amsterdã.

Na página do Skyscanner, por exemplo, na parte que diz “ida” e “volta”, você pode também selecionar “mês mais barato”, que a ferramenta te mostra a melhor época para viajar praquele destino. Tudo fácil, a um clique de distância.

passagens mais baratas

Página inicial do Skyscanner

No site da Turismo City, em geral, os resultados já incluem as taxas, mas convém verificar isso. Fique atento: você pode encontrar ali uma passagem num preço ótimo, clicar no link da empresa, mas não encontrar o valor informado lá.

Isso acontece porque o preço das tarifas é dinâmico e às vezes o metabuscador está exibindo o valor de uma tarifa que acabou de esgotar. Não desanime, é assim mesmo: abra outra pesquisa e vá adiante até conseguir.

Se achar algo legal, lembre-se que a compra não é feita pelo metabuscador, mas pela empresa que você achou e escolheu na busca. É essa empresa que vai pedir seus dados de pagamento e que vai te enviar a passagem. Pode ser uma empresa aérea (Gol, LATAM, Azul, Avianca, TAP, KLM, etc) ou uma agência de viagem online (Decolar, Expedia, Submarino Viagens, etc).

passagens mais baratas

Página do ViajaLa

O maior segredo na hora de comprar suas passagens aéreas mais baratas

Buscou o seu destino e já definiu as datas da sua viagem, mas ainda não está preparado para comprar ou acha que os preços podem ficar ainda melhores? Não se preocupe: você pode salvar suas buscas e receber, por e-mail, alertas avisando qualquer eventual alteração de preço, para mais ou para menos, em todos estes metabuscadores e no Google Flights.

Além disso, o maior segredo na hora de comprar suas passagens aéreas mais baratas na internet é: pesquise nos metabuscadores, mas sempre pesquise também diretamente no site das próprias cias aéreas antes de fechar as passagens. Lá,  o preço poderá ser menor ainda, já que a cia aérea não cobrará taxa de serviço ou taxa de emissão como as agências físicas ou online.

Assim, se for possível, faça a compra diretamente no site da companhia e obtenha valores ainda melhores!

Dúvidas mais comuns

Com que antecedência se deve comprar a passagem?

Essa é outra pergunta que recebemos muito e já adianto que comprar tickets não é uma ciência exata. A única coisa que sei é que em cima da hora sempre vai ser mais caro!

Eu sugiro que você reserve suas passagens com uma margem de no MÍNIMO 3 meses antes da data da viagem. É até quando os valores promocionais geralmente estão valendo e ainda tem muitas vagas nos transportes, fazendo com que as passagens fiquem mais baratas.

Apesar disso, para mim os 3 meses são o limite. O ideal seria comprar com um prazo de 6 meses e, ainda assim, se programando com 1 ano de antecedência acredito que seja válido comprar. Principalmente se você encontrar condições especiais!

Ademais, não pense que você vai encontrar pechinchas em férias escolares ou Carnaval. Se você conseguir alguma tarifa que não seja exorbitante, já estará no lucro.

Existe promoção que é roubada?

Sim, sim e sim. Quando a oferta é muita, desconfie do santo, já diria o ditado. Quando o preço for muuuito barato, pesquise sobre a época da passagem ofertada.

Um destino que costuma ter preços extremamente convidativos na época de chuvas é Cusco (no Peru), que costuma perder seu apelo turístico nas épocas chuvosas (de novembro a março). Outros destinos que costumam ter esse tipo de promoção que parece imperdível são Cartagena e San Andrés (as chuvas são em outubro, novembro), além de Bariloche antes da neve (você só vai encontrar neve entre julho e setembro). A Patagônia também costuma ter bons preços no auge do inverno (quando só Ushuaia, que tem esqui, está funcionando a toda).

Além disso, muita gente também põe os pés pelas mãos comprando passagens para lugares que não quer visitar (confiando em achar outra passagem baratinha deste lugar até o destino realmente desejado) ou partindo de uma cidade que não é a sua. Ambas situações são fonte segura de gastos imprevistos e perrengues práticos. Isso sem contar nas passagens baratíssimas que envolvem escalas muito longas ou pernoites.

Todo cuidado é pouco porque o barato pode sair caro!

Está montando sua viagem e quer saber como economizar além das passagens?

Outra forma de economizar são nossos roteiros de viagem personalizados, já ajudaram +4000 viajantes a realizar seus sonhos! Se você ainda não tem uma ideia concreta da sua viagem ou dúvidas, envie seu briefing de viagem e receba, gratuitamente, uma análise completa da sua ideia de viagem – saiba tudo sobre este serviço aqui nesse link – e te adianto que muita gente nem precisou contratar a consultoria! Há quem consiga “ter uma luz” e organizar sua viagem por si só, apenas a partir das minhas respostas do briefing que é TOTALMENTE gratuito!

E aí, ficou com alguma dúvida ou tem uma dica para outros viajantes?

Deixe nos comentários e nos ajude a tornar o conteúdo do blog cada vez mais completo! 🙂

2 Comentários

  1. Meire Guilherme

    Excelentes dicas!! Agora é fazer o “exercício “ …!!

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como funciona o transporte público em Londres

Como funciona o transporte público em Londres

Vai para Londres e está com dúvidas em como se transportar pela cidade? Neste artigo explicamos os pontos principais que você deve saber para utilizar o transporte público em Londres e economizar com taxis e transfers.

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para sua viagem.
Conheça nossos parceiros!
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-voltas comprando ingressos e passeios antecipados com a Tiqets/Ticketbar
Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje com tranquilidade emitindo seu seguro viagem com a Real Seguros
Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
Já pensou ter custo zero com sua hospedagem nas próximas viagens? Então conheça a Home Exchange!
Artigos e equipamentos recomendados para sua próxima viagem!