Como encontrar passagens mais baratas na internet

Atualizado por Rogério Milani em 20/01/2020

Preparamos um passo-a-passo e vamos tirar suas dúvidas sobre como encontrar as passagens mais baratas na internet!

passagens mais baratas

Eu juro que, desde que a internet é internet e que esse negócio de blog de viagem ainda era mato, essa é a pergunta que eu mais recebo de vocês: “como comprar e encontrar passagens mais baratas na internet, Rogério?”

A resposta mudou um pouco ao longo do tempo, eu confesso, mas as notícias são boas – com certeza bem melhores do que em 2008, quando iniciei aqui no blog e com as consultorias de viagem personalizada – os roteiros que monto pros meus clientes de acordo com suas preferências.

Quando comecei com o blog, a primeira escolha das pessoas para conseguir passagens mais baratas era buscar uma agência de viagens. E ainda não descarto essa possibilidade – tem gente que se sente mais segura fazendo isso. Neste caso, eu costumo indicar para as pessoas a Lear Travel, cujo trabalho e atendimento carinhoso eu conheço e confio sempre. Escreve para a Simone ([email protected]) ou para a Milena ([email protected]) e diz que o Rogério indicou!

Agora, se você quer usar os buscadores (sites que comparam os preços entre uma companhia aérea e outra) sem grandes complicações e obtendo essa informação sem investir em uma agência de viagem, esse post é pra você. Ao fim dessa busca, você escolhe seus trechos e efetua sua compra diretamente no site da empresa que tiver oferecido o melhor custo/benefício.

Um dos objetivos aqui do blog é te ajudar a viajar melhor e mais barato (alô, espia o nosso nome!), então é com esse objetivo que criamos a maioria dos posts daqui. Se você tiver outras sugestões de matérias que gostaria de ler, deixe nos comentários pra gente!

Um de nossos maiores objetivos ajudar você a viajar cada vez mais, como a gente faz, e gastando menos (mesmo em tempos de conversão desfavorável).

Outra forma de economizar são nossos roteiros de viagem personalizados, já ajudaram mais de quatro mil viajantes a realizar seus sonhos! Se você ainda não tem uma ideia concreta da sua viagem ou dúvidas, envie seu briefing de viagem e receba, gratuitamente, uma análise completa da sua ideia de viagem – saiba tudo sobre este serviço aqui nesse link – e te adianto que muita gente nem precisou contratar a consultoria! Há quem consiga “ter uma luz” e organizar sua viagem por si só, apenas a partir das minhas respostas do briefing que é TOTALMENTE gratuito!

passagens mais baratas

Pra quem não me conhece: sou o Rogério, viajante profissional desde 2008!

Como encontrar passagens aéreas mais baratas na internet

Use a tecnologia a seu favor e fique de olho nas promoções! E em que época elas costumam ocorrer? Os chamados feirões ou megapromos de passagens dentro do Brasil são muito mais frequentes e, geralmente, rola algo nos finais de semana. O que você vai encontrar nas promoções geralmente são passagens fora dos períodos de férias escolares (janeiro, fevereiro, julho e dezembro) e também passagens para o “meio” dos feriadões (que serão muuuitos em 2020, confira nossa lista completa).

As tão sonhadas promos de passagens internacionais costumam acontecer no início da baixa temporada (que aqui no Brasil acontece depois do Carnaval ou depois das férias escolares de julho).

Se, além da passagem, você quiser economizar na viagem como um todo, nossa dica é curtir a Europa durante o inverno (muitos clientes da consultoria já fizeram isso e curtiram bastante suas viagens).

Outra ótima dica é viajar pra Europa ou EUA em novembro, entre o outono e inverno, ou março, quando acaba o inverno no hemisfério norte.

Uma pesquisa feita pelo Skyscanner descobriu que ir ao Velho Continente na baixa temporada pode sair até 37% mais barato quando comparado ao período mais caro, que é julho, auge do verão. Aqui temos um post explicando mais motivos e te dando dicas de 10 cidades perfeitas para visitar por lá em março!

passagens mais baratas

Outra ótima oportunidade de encontrar pechinchas é no lançamento de novas rotas, que sempre têm tarifas promocionais nas primeiras semanas de operação. Contas de Instagram costumam noticiar muito essas novidades de rotas, como a Melhores Destinos e a Passagens Aéreas.

Usando os metabuscadores

Existem diversos metabuscadores de passagens mais baratas na internet – citarei três aqui: o Skyscanner, o Viajala e o Turismo City (antigo Kayak).

Eu gosto bastante do Skyscanner, mas indico que você fuce – e muuuito – os três. Teste alternativas e observe qual atende suas necessidades – e, se você busca passagens baratas, prepare-se para ser flexível.

Estes três sites costumam ter opções de valores diferentes quando se refina a busca com um ou dois dias a mais ou a menos na hora de embarcar e desembarcar – fica esperto: os voos que saem nas noites de sexta-feira ou nas manhãs de segunda costumam ser consideravelmente mais caros do que voos no meio da quarta-feira, justamente por conta da relação de oferta e demanda. No buscador Viajala, basta marcar a caixa “sou flexível” para ver opções em vários dias. Já no Turismo City é necessário buscar pela opção “Datas Flexíveis”.

Outra ferramenta fantástica de pesquisa da qual você pode se beneficiar é o Google Flights. Lembrando que os buscadores apenas exibem e comparam os preços que foram determinados pelos “provedores”, que pode ser uma companhia aérea (como a Azul, a Latam, a Gol, a TAP, Air France) ou uma agência de viagens (como a Viajanet, a Zupper, a Submarino Viagens, a Almundo, a CVC, a Decolar…).

Vá ao metabuscador. Quando a página abrir, coloque as cidades de partida e destino e as datas. Você também pode escolher se o voo é de ida e volta ou se é apenas um trecho; assim como número de passageiros e até buscas por passagens com múltiplos destinos (chegada por Paris, voltar por Amsterdã, por exemplo). Na página do Skyscanner, na parte que diz “ida” e “volta”, você pode também selecionar “mês mais barato”, que a ferramenta te mostra a melhor época para viajar praquele destino. Tudo fácil, a um clique de distância.

passagens mais baratas

Página inicial do Skyscanner

No site da Turismo City, em geral, os resultados já incluem as taxas, mas convém verificar isso. Fique atento: você pode encontrar ali uma passagem num preço ótimo, clicar no link da empresa, mas não encontrar o valor informado lá. Isso acontece porque o preço das tarifas é dinâmico e às vezes o metabuscador está exibindo o valor de uma tarifa que acabou de esgotar. Não desanime, é assim mesmo: abra outra pesquisa e vá adiante até conseguir.

Se achar algo legal, lembre-se que compra não é feita pelo metabuscador, mas pela empresa que você achou e escolheu na busca. É essa empresa que vai pedir seus dados de pagamento e que vai te enviar a passagem. Pode ser uma empresa aérea (Gol, LATAM, Azul, Avianca, TAP, KLM, etc) ou uma agência de viagem online (Decolar, Expedia, Submarino Viagens, etc).

passagens mais baratas

Página do ViajaLa

Buscou o seu destino e já definiu as datas da sua viagem, mas ainda não está preparado para comprar ou acha que os preços podem ficar ainda melhores? Não se preocupe: você pode salvar suas buscas e receber, por e-mail, alertas avisando qualquer eventual alteração de preço, para mais ou para menos, em todos estes metabuscadores e no Google Flights.

E sempre pesquise também diretamente no site das próprias cias aéreas, antes de fechar as passagens, pois lá o preço poderá ser menor ainda, já que a cia aérea não cobrará taxa de serviço ou taxa de emissão como as agências físicas ou online.

Dúvidas mais comuns

Com que antecedência se deve comprar a passagem?

Essa é outra pergunta que recebemos muito e já adianto que comprar tickets não é uma ciência exata. A única coisa que sei é que em cima da hora sempre vai ser mais caro!

Para aumentar a chance de conseguir boas tarifas em passagens nacionais, compre com 4 a 8 semanas de antecedência no mínimo. Compre passagens internacionais com 2 a 4 meses de antecedência no mínimo. Mas o melhor mesmo é aproveitar as promoções.

Para épocas em que todo mundo quer viajar no mesmo dia (Natal, Réveillon, Carnaval) aumente a antedência: 3 a 6 meses para qualquer destino. Não pense que você vai encontrar pechinchas em férias escolares ou Carnaval: se você conseguir alguma tarifa que não seja exorbitante, já estará no lucro.

Existe promoção que é roubada?

Sim, sim e sim. Quando a oferta é muita, desconfie do santo, já diria o ditado. Quando o preço foi muuuito barato, pesquise sobre a época da passagem ofertada. Um destino que costuma ter preços extremamente convidativos na época de chuvas é Cusco (no Peru), que costuma perder seu apelo turístico nas épocas chuvosas (de novembro a março). Outros destinos que costumam ter esse tipo de promoção que parece imperdível são Cartagena e San Andrés (as chuvas são em outubro, novembro), além de Bariloche antes da neve (você só vai encontrar neve entre julho e setembro). A Patagônia também costuma ter bons preços no auge do inverno (quando só Ushuaia, que tem esqui, está funcionando a toda).

Muita gente também põe os pés pelas mãos comprando passagens para lugares que não quer visitar (confiando em achar outra passagem baratinha deste lugar até o destino realmente desejado) ou partindo de uma cidade que não é a sua. Ambas situações são fonte segura de gastos imprevistos e perrengues práticos. Isso sem contar nas passagens baratíssimas que envolvem escalas muito longas ou pernoites. Todo cuidado é pouco porque o barato pode sair caro!

passagens mais baratas

___

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita
Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para uma viagem tranquila e segura
Alugue seu carro com Rental Cars ou RentCars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-volta comprando ingressos e passeios antecipados com Ticketbar
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Seguros PromoReal Seguros ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

___

Tags

2 Comentários

  1. Excelentes dicas!! Agora é fazer o “exercício “ …!!

    Comente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *