Como chegar e se locomover em Amsterdã: dicas de transporte

por | Atualizado em 3/07/24 | Amsterdã, Dicas de Viagem, Europa, Holanda

Você conhece ou já ouviu falar de Amsterdã, a capital da Holanda? Com um enorme patrimônio artístico, a cidade é a capital mais populosa do Reino dos Países Baixos e é conhecida como a cidade das bicicletas. Se você está pensando em visitar Amsterdã e não tem ideia de como chegar e se locomover por lá, nós podemos te ajudar! Neste artigo, trouxemos dicas de locomoção e tudo o que você precisa saber sobre os meios de transporte na cidade. Bora lá? 🙂

Bicicletas em Amsterdã
Fonte: Unsplash

Conhecendo Amsterdã

Originária de uma pequena vila de pescadores que surgiu no final do século XII, Amsterdã é um dos destinos mais procurados por turistas de todo o mundo. Com seu charme encantador e fama de ser muito liberal, a cidade vai além da vida noturna agitada e recheada de bares e discotecas. Assim, outros pontos chamam muita atenção e fazem da capital única e especial, como a arquitetura, a gastronomia e a pluralidade de expressões artísticas.

Além disso, em Amsterdã estão alguns incríveis museus de classe mundial – entre eles o Rijksmuseum, o museu Stedelijk de arte moderna e do Museu Van Gogh, que atraem amantes da arte do mundo todo. Ah! E é impossível falar da cidade sem citar os longos canais de água que são cruzados por uma série de pontes que superam aquelas em Veneza. De fato, Amsterdã é única e encantadora!

O seguro viagem é obrigatório para viajar para Europa

Antes de mais nada, você precisa saber que para viajar para a Europa, é imprescindível contratar um seguro viagem. Além da tranquilidade que o seguro oferece, ainda tem a vantagem de não contar com gastos muito acima do programado na viagem.

Se você precisa de uma indicação de operadora, nós recomendamos a Real Seguros. Lá você pode comparar o preço de diferentes seguradoras e escolher a melhor para você.

Ah! E se você quer saber mais sobre o seguro viagem, aqui no blog temos um artigo exclusivo com todas as informações que você precisa. 

Cidade de Amsterdã
Fonte: Unsplash

Como chegar a Amsterdã

Se você vai para Amsterdã, existe mais de uma maneira de chegar até lá. Seja de avião, trem, ônibus ou carro, você pode optar pelo tipo de viagem que mais faz sentido para você.

Mas, lembre-se! Quando você vai viajar para outro país, é importante que a passagem de saída do país já esteja comprada para evitar perrengues. Se você não tiver essa passagem garantida, pode ser que os agentes federais não permitam a sua entrada no país. Isso acontece porque muitos imigrantes entram em outros países como turistas para morar de maneira ilegal. Sendo assim, é melhor evitar esse tipo de situação!

Avião

Todos os dias, voos partem das principais capitais brasileiras com destino aos Países Baixos. A companhia holandesa KLM, por exemplo, realiza o trecho direto (e alguns com conexão), partindo de várias cidades. Para conferir valores e datas, você pode acessar o site oficial da KLM.

Para quem já está no continente europeu, é interessante aproveitar as promoções oferecidas pelas companhias low cost (baixo custo), como a Easy Jet, Transavia, Vueling e a Ryanair. Ao chegar no território holandês, você irá desembarcar no Aeroporto Internacional de Schiphol, que fica a aproximadamente 20 km da Estação Central.

Ademais, se você precisa de indicação sobre onde procurar passagens aéreas, a nossa parceria Skyscanner oferece o que você precisa! É só clicar aqui a garantir suas passagens.

Mas, lembre-se! Comprando as passagens com antecedência, você pode conseguir um preço melhor e, até mesmo, alguma promoção ou desconto. Portanto, se prepare!

Trem

O trem é um dos meios de transporte mais utilizados na Europa. Sendo assim, na Holanda não seria diferente: Amsterdã está conectada com todas as cidades holandesas e muitas cidades da Europa como, por exemplo, Paris, Berlim e Bruxelas (estas possuem um trajeto direto, sem conexões). Dessa forma, é muito fácil (e rápido) se deslocar de trem até a capital da Holanda.

Apesar de existirem outras estações, é provável que você chegue na Estação Central de Amsterdã (que, inclusive, é onde saem todas as linhas de bondes). Ela fica localizada no coração da cidade (Stationsplein, 1012 AB Amsterdam, Países Baixos), onde tudo acontece. Inclusive, vale a pena passear pela estação e contemplar sua bela arquitetura construída sobre pilares de madeira!

Além disso, no site oficial da NS International (uma companhia ferroviária holandesa), é possível conferir datas, horários e comprar suas passagens.

Para os trens, também é interessante que as passagens sejam compradas com antecedência de no mínimo três meses, pois costumam ser mais baratas.

Se você quer uma sugestão de onde comprar suas passagens de trem, nós indicamos a Rail Europe, empresa parceira do Viajando Bem.

Trem em Amsterdã
Fonte: Sundaycooks

Ônibus

Chegar até Amsterdã de ônibus pode ser uma boa opção, visto que o preço pode ser menor comparado aos outros meios de transporte. Contudo, a viagem pode ser cansativa e demorada, dependendo da cidade que você está vindo.

No site da empresa FlixBus, você pode conferir horários e valores para sua viagem.

Carro

Se você gosta de dirigir, ir de carro até a Holanda pode ser uma opção a se cogitar, visto que as estradas que dão acesso ao país são muito boas e oferecem ótima estrutura. Além disso, dependendo da rota, você pode até fazer uma parada e conhecer algumas cidades vizinhas.

Contudo, a ida de carro até Amsterdã pode não ser uma das melhores opções. Isso porque as tarifas cobradas nos estacionamentos da cidade costumam ser bem altas. Ademais, o sistema de transporte local é muito bom.

Se você vai viajar e pretende alugar um carro para se locomover pelas cidades, nós indicamos a Rentcars, uma empresa parceira do blog que trabalha com excelência. Aqui o blog também temos um artigo com tudo que você precisa saber para alugar um carro no exterior.

Como se locomover em Amsterdã

Com uma área de 219,3 km², Amsterdã é uma cidade que te convida a ser explorada. Com lindas ruas e bairros, há muita coisa para fazer por lá. Portanto, é essencial que você saiba como se locomover na capital para aproveitar o máximo.

Primeiramente, é importante que você saiba que o sistema de transporte público da Holanda é super completo e muito eficiente. A GVB é a maior companhia de transportes públicos de Amsterdã e providencia serviço de metrô, bondes e ônibus na cidade e nos arredores. 

Mas, na cidade de Amsterdã, existe um outro meio de transporte bastante utilizado e que chama muita atenção: as bicicletas! A seguir, trouxemos as principais maneiras de se locomover pela cidade. Confira e veja qual faz mais sentido para o seu roteiro.

Águas de Amsterdã
Fonte: Unsplash

O trem

O trem em Amsterdã é mais utilizado para viagens mais longas, ou seja, para fora da cidade. Mas, as pessoas também costumam utilizar esse meio de transporte para se deslocar do Aeroporto de Amsterdã para o centro. Isso porque existe uma estação de trem no subsolo do aeroporto, chamada Amsterdam Schiphol.

Mas, a estação de trem mais famosa é a Amsterdam Central, de onde chegam os trens internacionais (Eurostar, Thalys, ICE), trens de alta velocidade, Intercity, CityNightLine e trens regionai, recebendo mais de 250 mil passageiros por dia.

Caso queira saber, outras estações de trem na periferia da cidade incluem Amsterdam Sloterdijk, Amsterdam Lelylaan, Amsterdam Zuid, Amsterdam RAI, Amsterdam Muiderpoort, Amsterdam Bijlmer ArenA, Amsterdam Science Park, Amsterdam Holendrecht e Duivendrecht.

Como tudo é relativamente perto na cidade, as pessoas não costumam utilizar muito o trem. Sendo assim, optam por andar a pé, de bicicleta ou tram (bondinho).

O metrô

O metrô é formado por 4 linhas (verde, laranja, vermelha, amarela e azul) e 52 estações (veja mapa abaixo). É um serviço recomendado principalmente para quem quer ir até as zonas periféricas ou chegar de forma mais rápida aos terminais.

  • Linha verde (50) – Linha mais utilizada que circula de Isolatorweg até Gein ligando o Sul e o Oeste da cidade sem passar pelo centro.
  • Linha laranja (51) – Híbrido entre metrô e trem rápido, conecta a Central Station até a estação de Westwijk.
  • Linha vermelha (53) – Linha mais curta de metrô, da região Leste (juntamente com a amarela) que conecta a Central Station até Gaasperplas.
  • Linha amarela (55) – Linha que conecta a Central Station até Gein.

Ps. O metrô de Amsterdã não é muito útil para turistas porque além da frequência entre um metrô e outro ter um tempo maior, você perde o visual incrível da cidade e não passa por muitos pontos turísticos.

Linhas de metrô de Amsterdã

Os bondes elétricos (TRAM)

Um dos transportes mais populares da rede de transportes públicos de Amsterdã é o serviço de bonde elétrico. Ele é muito bom porque muitos deles terminam na Estação Central (Amsterdam Central Station, Stationsplein 9,1012) e partem para diferentes bairros e distritos, passando por diversos pontos turísticos. Sendo assim, entre os turistas, é uma opção de deslocamento bastante escolhida.

O TRAM funciona como um ônibus, parando em todos os pontos segundo o painel eletrônico nas paradas, além de fazer exatamente o mesmo trajeto de ida e volta (caso você se perca ou passe a parada).

Além disso, os bilhetes valem por horas. Ou seja, se você comprar um ticket de 24 horas, por exemplo, poderá andar de TRAM o quanto quiser durante essas horas. Ao subir e descer do veículo, você deve validar seu ticket em um leitor, sendo essencial passar nas duas vezes. Caso contrário, você pode até pagar multa. Portanto, atente-se!

Os ônibus

A rede de ônibus de Amsterdã é extensa e pode ser uma boa opção de locomoção, principalmente para pontos mais afastados da cidade. As principais empresas incluem GVB (dentro de Amsterdã), Connexxion (R-Net) e EBS, com muitas rotas partindo, claro, da Estação Central. Os bilhetes podem ser comprados com o motorista ou você pode usar algum dos cartões de transporte, mas não é mais permitido pagar no dinheiro.

Ônibus de Amsterdã
Fonte: Conexão Amsterdam

Os barcos

Existe uma empresa bem famosa de ferries chamada Stromma (antiga Canal Company) que realiza passeios turísticos pelos canais da cidade. Os barcos partem a cada 40 minutos e fazem 3 rotas diferentes de passeio pela cidade passando por pontos turísticos até passeios especiais com comidas e bebidas. 

Além disso, a GVB também oferece um serviço de transporte de balsas gratuito para todos os passageiros, ligando o centro da cidade a Amsterdã-Noord (Norte), pela hidrovia IJ. Se você não conseguir marcar um passeio de barco por Amsterdã, você tem essa opção. Apesar de ser menos confortável, é gratuita.

Ah! E você também pode adquirir bilhetes de diversos passeios de barco em Amsterdã pela empresa parceira do Viajando Bem, a Tiqets. Entrando no site, você pode conferir valores e realizar a sua compra!

Os táxis

Os táxis em Amsterdã são recomendados apenas em casos de urgência, pois são conhecidos como um dos mais caros da Europa. Mas, caso precise muito e não encontre um ponto de táxi, você pode ligar para o Taxi Centrale Amsterdam (tel. 020/777-7777), a tarifa inclui uma gorjeta.

As bicicletas

A bicicleta é o meio de transporte preferido pelos habitantes de Amsterdã. Mais que um meio de transporte, é um estilo de vida. Sendo assim, o turista que vai para Amsterdã sempre fica impressionado com a quantidade de bicicletas que transitam e estão estacionadas nas ruas.

São muitas as ciclovias, que se encontram muito bem assinaladas e são respeitadas pelo restante dos veículos. O que chama muito a atenção é o estacionamento de bicicletas ao lado da Amsterdam Central. Impressionante!

Apesar de não existir nenhum serviço público para o aluguel das bicicletas, você encontra muitas lojas pela cidade para alugar a sua. Como exemplo, temos a MacBike e a StarBikes, lojas muito bem recomendadas. Os preços podem variar, mas quanto mais tempo você ficar com a bicicleta, mais barato é a hora.

Ah! É importante saber que na hora em que você for realizar o aluguel da bike, você deverá apresentar seu passaporte e deixar uma garantia em dinheiro, que será devolvida após a entrega da bicicleta em perfeito estado.

Bicicleta em Amsterdã
Fonte: Unsplash

Cartões de transporte

Se você vai ficar por muito tempo em Amsterdã, adquirir um cartão de transporte pode ser uma boa opção. Isso porque, como já falamos, o transporte público da Holanda é muito eficiente e o custo benefício compensa. A seguir, confira uma das melhores maneiras de andar pela cidade.

GVB day ou multi-day ticket

Os bilhetes da GVB day são válidos para todos os transportes públicos dentro de Amsterdã. Garantindo este cartão, você pode utilizar os bondes, ônibus e metrôs na cidade. Mas, se liga! Dentro dos bondes, só é possível comprar os tickets para o bilhete diário (24 horas), que fica disponível com o condutor. Os outros podem ser adquiridos nas máquinas de atendimento das estações de trem, aeroporto ou pela internet. 

Atenção! Os tickets começam a valer no momento que você realiza o check-in, e é indispensável fazer o check-out sempre que sair do transporte. A seguir, confira os preços dos tickets referente aos dias:

  • 1 dia (24 horas) – €9
  • 2 dias (48 horas) – €15
  • 3 dias (72 horas ) – €21
  • 4 dias (96 horas) – €26,50
  • 5 dias (120 horas) – €33
  • 6 dias (144 horas) – €37,50
  • 7 dias (168 horas) – €41

Além disso, no site da empresa GVB é possível adquirir tickets avulsos.

Placa I amsterdam
Fonte: Unsplash

Quer saber mais?

Se interessou por Amsterdã e quer saber mais sobre a cidade das bicicletas? A seguir, confira alguns roteiros que incluem a capital da Holanda e o serviço da Vitória, guia de turismo que fala português na Alemanha! 😉

Roteiro de um dia por Amsterdã – Testado e aprovado pelos clientes da consultoria Viajando Bem

15 dias na Europa: viagem em família por Londres, Paris, Bruxelas e Amsterdã

15 dias na Europa: conheça o roteiro de Camila e Claudio por Amsterdã, Bruxelas, Londres e Paris

Guia de turismo em Amsterdã que fala português – Conheça o trabalho da nossa parceira Vitória

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para sua viagem.
Conheça nossos parceiros!
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-voltas comprando ingressos e passeios antecipados com a Tiqets/Ticketbar
Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje com tranquilidade emitindo seu seguro viagem com a Real Seguros
Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
Já pensou ter custo zero com sua hospedagem nas próximas viagens? Então conheça a Home Exchange!
Artigos e equipamentos recomendados para sua próxima viagem!