Europa Barata: dez coisas para fazer de graça em Lucerna, na Suíça!

Atualizado por Rogério Milani em 20/01/2020

Em mais um post da série Europa Barata, confira nossa lista de dez coisas para fazer de graça em Lucerna, na Suíça!

coisas para fazer de graça em Lucerna

Não é nenhum mistério por que Lucerna é tão amada pelos turistas – estive lá recentemente e conferi in loco como a cidade é maravilhosa e encanta os turistas mesmo. Lucerna é simplesmente demais! Se você se interessa por esse destino, vai gostar de ler nossas dicas de hospedagem e nossas dicas de onde comer por lá! Outro post que pode interessar você são os bate-e-voltas para fazer a partir de Lucerna – não necessariamente são coisas para fazer de graça em Lucerna, mas são ótimas dicas!

Lucerna fica ao lado do Lago Lucerna, em uma paisagem montanhosa que mais parece saída de cartão postal. E há muito para ocupar você na cidade, nas ruas históricas da Cidade Velha, sem tráfego, nas pontes medievais e nas históricas torres defensivas… É incrível!

Que tal programar sua ida pra lá com nossa lista de coisas para fazer de graça em Lucerna? Vamos lá:

Europa Barata: dez coisas para fazer de graça em Lucerna, na Suíça!

Passeio na Cidade Velha

Na margem direita do Reuss, reserve o máximo de tempo possível para percorrer a parte histórica de Lucerna caminhando. Ruas de paralilepípedos, casas altas antigas, lojinhas e boutiques charmosas, turistas caminhando tranquilamente… Todo o centro antigo é livre de tráfego de carros, deixando-o livre para os turistas. Weinmarkt é o ponto de partida obrigatório e é cercada por paredes medievais, algumas com fachadas decorativas pintadas – não deixe de parar para admirá-las. Não muito longe, em Kornmarkt, está a antiga Prefeitura, chamada de Renaissance Altes Rathaus. Construída no início do século XVII e com arcadas encantadoras no térreo.

coisas para fazer de graça em Lucerna

Escultura do Leão

Esculpido em uma antiga pedreira de arenito, a Escultura do Leão é ponto obrigatório de visita em Lucerna. O monumento foi projetado pelo escultor dinamarquês Bertel Thorvaldsen e talhado no início da década de 1820 por Lukas Ahorn. O leão triste e doente representa a Guarda Suíça, que foi massacrada enquanto tentava proteger Luís XVI no Palácio das Tulherias, em 10 de agosto de 1792, durante a Revolução Francesa. Há um rico simbolismo no trabalho: o leão repousa em cima de um escudo quebrado com a flor de lis da realeza francesa e, atrás dele, está outro escudo intacto com o brasão de armas suíço. A dica é: chegue cedo para evitar encontrar muitos turistas!

coisas para fazer de graça em Lucerna

Glacier Garden

Perto do Monumento ao Leão, há um local natural que surpreendeu os cientistas desde que foi descoberto em 1872: o Glacier Garden (“Jardim Glacial”, em português). Ali, você encontra um grupo de buracos que foram formados durante a última era glacial, que aconteceu há cerca de 20.000 anos. Se você se surpreendeu com a antiguidade das crateras, saiba que muito mais antigos são os fósseis de mariscos e folhas de palmeiras encontradas ali. Paleontologistas dizem que elas são de quando este local era a costa de um mar subtropical, há cerca de 20 milhões de anos atrás!

coisas para fazer de graça em Lucerna

Hofkirche

Antigamente, havia em Lucerna uma basílica românica medieval, onde os moradores professavam sua fé… Essa igreja de Lucerna foi incendiada durante a Guerra dos Trinta Anos, no século XVII. Enquanto a guerra ainda estava em andamento na década de 1630, a cidade construiu sua nova igreja, que foi uma das poucas a serem erguidas ao norte dos Alpes naquele período turbulento da história.

A arquitetura é do estilo renascentista tardio, mas há elementos da igreja original, como o par de torres e algumas ornamentações medievais e renascentistas no seu belíssimo interior. No lado norte da nave, encontra-se o Altar-Mor policromado, que foi resgatado do fogo e foi fabricado em 1500. Ele mostra uma Virgem Maria moribunda, cercada pelos apóstolos.

coisas para fazer de graça em Lucerna

Musegg Wall

Como as vemos agora, as muralhas da cidade de Lucerna foram levantadas no final do século 14 e defendem a cidade velha na encosta acentuada ao norte. É uma vista de tirar o fôlego, pois há nove torres altas seguidas, todas divididas por uma extensão da muralha da cidade. Quatro deles são acessíveis – se você for visitar só uma, faça como eu: fotografe muito o famoso Zytturm, que possui o relógio mais antigo da cidade. Ele data de 1535 e, dizem, toca um minuto antes dos outros relógios de Lucerna! Vale a pena escalar as outras três torres para examinar a cidade e o lago e tirar belas fotos.

coisas para fazer de graça em Lucerna

Chapel Bridge

A Chapel Bridge (“Ponte da Capela”) é a ponte de treliça mais antiga do mundo e o maior símbolo da cidade – com certeza encabeça a lista de coisas para fazer de graça em Lucerna! A ponte de madeira coberta data do século XIV e corre na diagonal por 200 metros. No teto, você encontrará pinturas triangulares do século XVII, representando eventos da história de Lucerna. Existem 30 no total e costumava haver muito mais antes que um incêndio destruísse a maior parte da ponte em 1993.

coisas para fazer de graça em Lucerna

Igreja Jesuíta

Esta igreja foi construída apenas algumas décadas após a recém-citada Hofkirche, e tem um estilo barroco como farol da Contra Reforma, em face de cidades protestantes como Genebra e Zurique. A Igreja Jesuíta foi projetada por arquitetos da Áustria e da Itália, consagrada em 1677 e concluída ao longo dos séculos XVI e XVII. No seu interior, o forro ornamentado nas capelas laterais é o exemplo mais antigo da influente escola alemã Wessobrunner. A segunda capela lateral é dedicada ao eremita (agora santo), Irmão Klaus, e ali estão expostas suas vestes do século XV.

coisas para fazer de graça em Lucerna

Centro de Congressos e Cultura de Lucerna

Passeio obrigatório para quem curte arquitetura, o Centro de Cultura e Congresso de Lucerna foi projetado por Jean Nouvel e ganhou forma entre 1995 e 2000. Mesmo que você não seja expert no tema, um recurso que chamará a sua atenção imediatamente é o colossal telhado plano que se estende sobre a orla. Embaixo dele, você encontra um complexo dominado pela sala de concertos de primeira classe, com 1.800 lugares e a melhor acústica do mundo (comprovadamente!), além de um moderníssimo Museu de Arte. Se bater aquela fome, você pode fazer um lanche no World Café, que tem preços razoáveis e boas opções de lanche – os sorvetes são fantásticos!

coisas para fazer de graça em Lucerna

Vistas do rio Reuss

Lucerna tem uma segunda ponte medieval rio abaixo, no canto ocidental da Cidade Velha. A ponte Spreuer, do século XV, tem quase o mesmo formato da ponte da capela, com teto, desenho de treliça e pinturas do século XVII em seus frontões de teto. Pintados entre 1616 e 1637, retratam uma dança macabra e cada imagem é acompanhada de uma descrição.

Continuando na direção rio abaixo, você chegará à Nadelwehr (conhecida como “represa da agulha”). Há muitas histórias de inundações do rio e, em 1852, esta barragem foi instalada para manter o nível do lago. Ela é constituída de um sistema engenhosamente simples, envolvendo pranchas (agulhas) de madeira que são adicionadas ou removidas para regular o fluxo no Reuss.

coisas para fazer de graça em Lucerna

Além das dez coisas para fazer de graça em Lucerna, confira nossos outros posts da série Europa Barata:

Dez coisas para fazer de graça em Paris

Dez coisas para fazer de graça em Londres

Dez coisas para fazer de graça em Roma

Dez coisas para fazer de graça em Florença

Dez coisas para fazer de graça em Veneza

Dez coisas para fazer de graça em Madri

Dez coisas para fazer de graça em Barcelona

Dez coisas para fazer de graça em Berlim

Dez coisas para fazer de graça em Dublin

Dez coisas para fazer de graça em São Petersburgo

Dez coisas pra fazer de graça em Amsterdã

Dez coisas para fazer de graça em Bruxelas

Coisas para fazer de graça em Lisboa

Dez coisas para fazer de graça em Oslo

Dez coisas para fazer de graça em Viena

Dez coisas para fazer de graça no Porto

Dez coisas para fazer de graça em Aix-en-Provence

Dez coisas para fazer de graça em Edimburgo

Dez coisas para fazer de graça em Milão

Dez coisas para fazer de graça em Galway

Dez coisas para fazer de graça em Bérgamo

Dez coisas para fazer de graça em Bolonha

___

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita
Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para uma viagem tranquila e segura
Alugue seu carro com a RentCars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-volta comprando ingressos e passeios antecipados com Ticketbar
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Seguros PromoReal Seguros ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

___

Tags

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *