Minas Gerais não tem praia mas nem por isso deixa de ter belezas naturais incríveis: são mais de 800 conhecidos (e desconhecidos) municípios que possuem atrações desde monumentos históricas, cachoeiras, parques naturais, e claro, a sua culinária maravilhosa.
Com tantas cidades espalhadas em um imenso Estado, é comum que algumas passem despercebidas do circuito turístico que engloba cidades como Tiradentes, Ouro Preto, Mariana, Diamantina e algumas outras. Mas são as cidades pequenas, quase vilarejos que me chamam mais atenção, onde os locais olham os de fora de forma curiosa, onde as belezas naturais ficam escondidas de qualquer GPS e principalmente onde o tempo parece não ter passado.
Ao cair na estrada durante 12 dias na companhia de dois amigos, Minas me mostrou que falta muita coisa ainda pra conhecer e visitar e o pouco que conheci revelo através de imagens o quanto esse lugar me fascina, das paisagens à culinária, sem esquecer do povo gentil e acolhedor. Por isso, listei aqui cinco passeios incríveis para se fazer em Minas Gerais, vem descobrir quais são!
Cinco passeios incríveis para se fazer em Minas Gerais
Brumal
Distrito de Santa Bárbara, esse vilarejo de mais de 300 anos é puro charme. Não tem praça e nem coreto, mas uma antiga igreja de Santo Amaro do século XVIII construída sobre um cemitério. Ao lado, um gramado com uma fonte de água potável cercado por casinhas antigas, onde a vida parece caminhar em um ritmo mais tranquilo
e lento do que nas grandes metrópoles. Uma dica é parar no bar “Saidera” e conversar com os locais.
Cachoeira Santo Antônio
Localizada no vilarejo Morro Vermelho, a beleza do lugar chama atenção e atrai visitantes das cidades vizinhas em busca de aventura e diversão. Ali, estão desde ciclistas e motociclistas até muita gente da região. Para alcançá-la é necessário um pouco de esforço físico e encarar uma caminhada de alguns quilômetros, mas nada exaustivo demais. E como achar a cachoeira? É bem simples: ao chegar em Morro Vermelho, pergunte a qualquer morador e eles te ensinarão com prazer como chegar lá e ainda lhe darão dicas importantes, como não nadar próximo da queda d’ água.
Cachoeiras do Parque Natural do Santuário do Caraça
O lugar impressiona em todos os sentidos, não somente em termos de dimensão (no total, são 11.233 hectares) mas pelas suas belezas que encantam quem visita o local pela primeira vez. São inúmeras cachoeiras, mirantes, trilhas ecológicas para caminhadas/trekking, riachos e também existe a possibilidade de ficar hospedado dentro do parque em um casarão antigo que, desde 1968, funciona como hotel.
É um lugar que agrada crianças a adultos. Enquanto as pessoas de mais idade caminham tranquilamente no belo jardim do hotel, os mais aventureiros acordam cedo para desbravar as muitas trilhas e cachoeiras que o local oferece. A cachoeira da Cascatinha que eu visitei fica a 2 km de caminhada do parque. Quase todas as trilhas são de fácil acesso e as mais longas exigem um guia do parque.
Cachoeira do Castelinho
A bela cachoeira está localizada na cidadezinha de Lavras Novas, a 9 km de Ouro Preto. A ideia de visitar mais uma cachoeira pode soar repetitiva mas deixa de ser quando se tem a oportunidade de conhecer esse pequeno vilarejo de casinhas antigas e exóticas! O local ainda dispõe de uma boa infraestrutura de lazer com vários restaurantes e a possibilidade de alugar um quadriciclo ou kayak e se aventurar pela região.
Mina do Chico Rei
Ouro Preto está repleto de minas abertas ao público mas o dono lamentou-se comigo que existem moradores que, ao acharem qualquer buraco em casa, já considera-os uma mina de verdade interessado em lucrar com isso.
Chico Rei foi um escravo trazido do Congo para trabalhar na mina e que, após anos de muito trabalho, conseguiu comprar a carta de alforria e, tempos depois, a própria mina. A história é interessante mas a visita não é guiada: o dono da mina deixa os visitantes à vontade para percorrê-la durante o tempo que desejarem. Não existe risco de se perder, porque o visitante só andará pelos túneis iluminados e não é claustrofóbico. Em linhas gerais, o passeio vale a pena.
Catas Altas
As igrejas católicas estão presentes em todas as cidades mineiras, principalmente nesta cidade de pouco mais de cinco mil habitantes. A paróquia Nossa Senhora da Conceição, localizada no centrinho da cidade, atrai olhares de quem está a passeio no local. Nos arredores, há várias cachoeiras que podem ser visitadas com o auxílio de um guia local. Além disso, Catas Altas tem a fama de produzir o melhor vinho de Jabuticaba, tem que provar!
Se você está pensando em ir pra Minas Gerais, estes outros posts podem te interessar:
– Roteiro histórico por Minas Gerais: Ouro Preto e Tiradentes
– Diamantina: roteiro histórico por Minas Gerais
– Belo Horizonte: descobrindo a capital mineira
– Inhotim: arte, arquitetura e natureza num só lugar!
Serviços:
– Mina do Chico Rei: Rua Dom Silvério 108, Ouro Preto.
Preço: $20 (estudantes pagam meia)
Não é visita guiada, ao contrário de outras minas da região.
– Parque Natural do Santuário do Caraça: Rodovia Padre Geronimo, km 9, s/n –
Santa Bárbara.
Taxa de visitação: $10
Diária no hotel: A partir de $122 por pessoa em quarto triplo com banheiro compartilhado em regime de pensão completa. (Já incluí a taxa de visitação na diária). O ideal é ir de carro mas na ausência disso, pegue um ônibus da viação Pássaro Verde, desembarque em Santa Barbara e pegue um Uber/táxi até o parque.
Post escrito por André Araújo – Consultor de Turismo & Jornalista
____
Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita
Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para uma viagem tranquila e segura
Alugue seu carro com Rental Cars ou Rentcars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas comprando ingressos antecipados
Organize passeios nas cidades e arredores
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Real Seguros, Mondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence
_____
Olá André Valadares
Segue o site e e-mail da pousada:
http://www.santuariodocaraca.com.br/pousada-do-caraca/
[email protected]
Aconselho a ficar pelo menos 2 noites no mínimo, eu fiquei num quarto triplo com wc compartilhado, achei a opção ótima pq o hotel estava quase vazio e os quartos dessa ala estão voltados para o jardim.
Abs
Boa noite, Rogério!
Gostaria de saber se é possível viajar por essas cidades sem carro? Meu esposo e eu não temos CNH e estamos acostumados a viajar de ônibus, mas estamos com receio de ficarmos na mão. Alguma recomendação?
Grata.
Olá Elaine, como eu fiz a viagem de carro não sei te responder com exatidão mas posso te garantir que no caso do Caraça, Ouro Preto e Catas Altas é possível sim ir de onibus. No caso das cachoeiras que estão localizadas em áreas mais isoladas, o carro seria essencial. Em relação ao hotel localizado dentro do parque do Caraça, o ideal é pegar um onibus de Belo Horizonte até Santa Barbara e de lá ir para o parque do Caraça de uber ou taxi. Não sai e vale muito a pena ficar alguns dias dentro do parque que é espetacular.
Olá André.
Qual o nome desse hotel dentro do parque? Não estou conseguindo identificá-lo.
Obrigado