Celular e Internet na Europa: como aproveitar o roaming sem custo em sua viagem

Atualizado por Rogério Milani em 12/06/2018

Agora, é possível comprar um chip para seu celular e na Europa e aproveitar roaming e internet de graça enquanto viaja pelos países que fazem parte da União Europeia! Saiba tudo sobre esta facilidade para os turistas que visitam a Europa neste post!

Celular e internet na Europa

Celular e internet na Europa: como aproveitar o roaming sem custo em sua viagem

Está com viagem marcada para a Europa? Temos uma excelente novidade pra você! Uma nova resolução da União Europeia impede a cobrança por roaming internacional para turistas dentro dos países que fazem parte do grupo! A medida está em vigor desde 15 de junho e abrange os 28 países da comunidade: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos (Holanda), Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Romênia e Suécia. Macedônia, Croácia e Turquia encontram-se em fase de negociação.

Ou seja: a partir de agora, na sua viagem de turismo pela Europa, basta adquirir um chip pré-pago num país e usar em outros países, sem precisar adquirir um plano especial para isso. Mas fique atento: Noruega e Islândia, que estão fora da comunidade, também aderiram ao acordo para beneficiar os turistas que querem usar celular na Europa sem gastos. Mas Suíça e Liechtentstein estão fora (assim como a Turquia). E, quando rolar o Brexit, o Reino Unido também deve sair deste acordo.

Celular e internet na Europa

Outra boa dica é ficar atento porque o roaming não funciona em todas as operadoras – a medida só é válida para as que já ofereciam roaming internacional em todos os seus chip), tanto os pós-pagos quanto pré. As operadoras em que o serviço é gratuito são as maiores (Orange, Vodafone, O2, Movistar e TIM). Quem já viajou pela Europa sabe que todas elas costumam ter lojas bem-montadas espalhadas pelas grandes cidades e usam redes 4G. Todavia, não é comum que essas grandes operadoras tenham loja em aeroportos. Normalmente os chips vendidos em aeroportos (em quiosques ou bancas de revista) são das operadoras baratinhas (que não entram nesta novidade, já que seu mercado são os imigrantes, não os turistas). Estas operadoras sublocam as redes 3G e 2G das operadoras maiores.

A melhor fonte de informação sobre chips com planos pré-pagos de dados no mundo inteiro é o espetacular site colaborativo Prepaid Data SIM Card Wiki (em inglês). Está tudo organizado e atualizado por país: as principais operadoras, os preços dos planos pré-pagos e o link para os sites, para o localizador de lojas.

Ok… Mas e quanto vou gastar com isso?

Os preços destes simcards variam de país para país e também de acordo com o plano de dados escolhido – exatamente como é no Brasil. Se você precisa estar em constante comunicação com o Brasil, invista entre 25 e 50 euros na sua conexão em 4G por todos os países da sua viagem.

Se você for como eu e gosta de usar aplicativos ou mapas como o Google Maps (que consomem bastante da sua franquia de dados), você pode gastar de dois a três gigas por semana – então vale a pena investir! Se você for mais comedido, baixar os mapas para usar offline e aproveitar o Wi-Fi sempre que possível, vai ver que um giga por semana dá muito bem. Muitos viajantes dos nossos roteiros personalizados fazem isso e conseguem viajar numa boa – a franquia de dados tem que ser maior caso você trabalhe viajando, como eu!

Celular e internet na Europa

Outra dúvida recorrente é se, ao instalar o chip europeu, você perde contato com o seu número brasileiro? A resposta é sim – salvo se o celular dele tiver dois ou mais chips, daí ele continuará recebendo SMS se o celular for habilitado para uso no exterior. Se você só tem um chip no celular, não receberá chamadas convencionais e também mensagens de texto (como, por exemplo, os avisos de despesa do seu cartão de crédito, caso você tenha esse serviço habilitado – o que eu indico sempre, aliás!). A boa nova é que o número do seu WhatsApp não muda: ao detectar um novo chip no telefone, o aplicativo pergunta se você quer manter o número original ou se quer mudar para o novo. Então, é só escolher a opção de manter o número antigo e tudo permanece normal, seus contatos estarão todos ali e você consegue dar notícias para sua família e amigos!

Para comprar seu chip de celular europeu, é fundamental que o seu telefone seja desbloqueado. As palavras mágicas para pedir o seu chip pré-pago em inglês são: “prepaid simcard“. Na hora de escolher o seu plano, escolha pela oferta de dados (“data“). É bastante provável que a loja da grande operadora exija o seu passaporte para fazer a venda (as baratinhas normalmente não pedem).

Tem alguma dica ou dúvida sobre o tema? Deixe nos comentários que ajudamos você a se comunicar na Europa!

___

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita
Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para uma viagem tranquila e segura
Alugue seu carro com Rental Cars ou RentCars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-volta comprando ingressos e passeios antecipados
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Seguros PromoReal SegurosMondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

___

Roteiros personalizados Viajando Bem pela europa

Tags

Trackbacks/Pingbacks

  1. Viagem em família pela Europa - o roteiro de Tonia e suas filhas - […] Para usar telefone e internet, usei o Claro Europa. Super funcionou! Se você quiser, também pode se informar sobre o…
  2. Chips de celular para usar na Europa: confira os que usei na Suíça e na Itália - […] Se você está acompanhando minha viagem mais recente pela Europa, sabe que estive na Itália e na Suíça curtindo…
  3. Roteiro de casal pela Europa: a viagem do casal Ricardo e Maria Mariana - […] Se você quiser, também pode se informar sobre o serviço de roaming totalmente gratuito na Europa! […]
  4. Consultoria de viagem pela Europa: o roteiro de Janaína e Daiane - […] Compramos um chip no Brasil easysim4, foi super tranquilo e super indico, encontramos vários brasileiros sem internet e a…
  5. A viagem pela Grécia de Isabela e Bruno - Santorini, Mykonos e Atenas  - […] Se você quiser, também pode se informar sobre o serviço de roaming totalmente gratuito na Europa! […]
  6. Roteiro romântico na Europa: a viagem de Alben e Carol - […] Se você quiser, também pode se informar sobre o serviço de roaming totalmente gratuito na Europa! […]
  7. Roteiro da primeira viagem à Europa - […] Atualização: agora você pode comprar um único chip e utilizar em toda a Europa, já que caiu o roaming…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *