Fizemos um post listando os castelos em Portugal que não podem deixar de ser visitados pelos turistas – especialmente para quem vai à belíssima região central do país. Lá estão concentradas muitas construções impressionantes, confira algumas delas aqui!
O Centro de Portugal está repleto de monumentos impressionantes. De igrejas suntuosas a castelos medievais, passando por enormes conventos, são inúmeras construções capazes de tirar o fôlego de qualquer um. Confira alguns dos castelos mais impressionantes dessa região portuguesa.
Como ir até lá: para ter mais flexibilidade, indicamos que você alugue um carro com a Rental Cars ou a Rentcars. Lembre-se de que são cidades pequenas e históricas, por isso, pode ser difícil chegar lá sem alugar carro. A boa nova é que dirigir em Portugal é bom, já que as principais rodovias são bem sinalizadas e boas de rodar! Se você tem dúvidas sobre aluguel de carro na Europa, confira este post!
Outra forma de passear por lá é contratar os serviços da Além-Mar Turismo, parceira aqui do blog que organiza passeios por toda Portugal com segurança e nos recebem com toda a hospitalidade. A Marina e o Rui também podem fazer o transporte em sua confortável “carrinha” de Lisboa e outras cidades portuguesas até os castelos de Portugal! E o melhor: os passeios personalizados deles tem desconto para nossos leitores!
Castelos em Portugal: cinco atrações imperdíveis na região central do país
Almourol
No meio do rio Tejo, o Castelo de Almourol é um dos monumentos mais emblemáticos da reconquista cristã e é um lugar imperdível para se visitar no Centro de Portugal. Ele fica numa ilha e é um dos castelos mais famosos de Portugal devido à sua importância histórica.
Sua história data da época da Reconquista do território português durante a Idade Média. Quando os cristãos chegaram em Portugal em 1129, o castelo já existia sob o nome de Almorolan e era protegido pelos famosos Cavaleiros Templários. De acordo com uma inscrição na entrada do castelo, seu trabalho de reconstrução começou em 1171. Junto com os castelos de Tomar, Zêzere e Cardiga, o Almourol fazia parte da linha defensiva de fortificações ao longo do rio Tejo. Depois que a Ordem dos Cavaleiros Templários foi dissolvida e a necessidade de defender o território não existia mais, o castelo foi abandonado até que uma iniciativa do governo restaurou a construção que, hoje, é uma dos mais visitadas do país!
Para chegar lá, é preciso fazer um curto passeio de barco e a visitação pode ser feita das 9h da manhã às 17h30. Nosso parceiro GetYourGuide oferece um tour com guia turístico pra lá, confira no link!
Mais informações:
Endereço: Ilhota do Rio Tejo Praia do Ribatejo – Vila Nova da Barquinha
Telefone: +351 249 720 358
E-mail: [email protected]
Ourém
O Castelo de Ourém é conhecido como uma das obras arquitetônicas militares mais inovadoras do século XV. Conta-se que o local onde hoje se encontra o Castelo de Ourém era habitado desde os tempos mais remotos e que suas fundações remontam ao início da nação portuguesa no século XII. Originalmente encomendado pelo Conde de Ourém, o castelo tem uma estrutura compacta com sistema defensivo bastante robusto, incluindo duas grandes torres pentagonais que ofereciam grande resistência aos ataques dos inimigos.
Quem visitar o castelo verá que há uma residência palaciana localizada atrás das torres, o Palácio do Conde – esta casa foi construída no século XIV e é considerada um símbolo da riqueza militar e econômica daquela época. No topo da colina, ligeiramente afastado do palácio e do castelo, encontra-se um primitivo castelo do século XII de “Abdegas”, que ostenta o antigo nome deste povoado.
Estes são os outros destaques de Ourém que você não pode perder:
As ruas da vila medieval de Ourém – Com as suas casas brancas cheias de flores e vários miradouros, as ruas de Ourém oferecem uma vista deslumbrante da região… Uma verdadeira viagem de volta no tempo!
Os vestígios da antiga sinagoga – Constituída por dois arcos pontiagudos num edifício em ruínas, a antiga sinagoga de Ourém foi destruída por um grande terremoto de 1755 mas suas ruínas ainda valem a visita!
A Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia – Fundada em 1445 por D. Afonso, este templo é muito semelhante à sinagoga de Tomar. Provavelmente foi construído pelo mesmo arquiteto – o fato de D. Afonso viver em Tomar pode explicar a semelhança.
Mais informações:
Endereço: 2490-460 Ourém, Portugal
Telefone: +351 249 544 315
Leiria
A construção do Castelo de Leiria foi ordenada pelo primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques, como forma de estabelecer uma linha defensiva contra os mouros. Mas nem tudo saiu como planejado: as guerras com a Galiza deram vitória aos mouros e eles, por duas vezes, dominaram Leiria. Em 1142, depois de reconquistar definitivamente Leiria, D. Afonso Henriques ordenou o reforço das defesas do Castelo e o rei D. Sancho I, por volta do ano 1195, ordenou a construção das muralhas da cidade.
Ao longo dos séculos o castelo progressivamente começou a perder seu valor militar e, durante as invasões francesas, ficou bastante danificado. Somente no final do século XIX, novas obras de conservação e remodelação foram iniciadas e já no século XX a construção foi classificada como Monumento Nacional de Portugal.
O Castelo foi construído sobre um plano poligonal irregular, com paredes e torres sólidas e casas no seu interior, além dos chamados Paços Reais e a Igreja de Santa Maria da Pena. A vista de lá também é de tirar o fôlego, vale muito a visita!
Mais informações:
Endereço: L.go de São Pedro, 2400 Leiria
Telefone: +351 244 813 982
Sortelha
Não é exagero dizer que Sortelha é uma das cidades mais bonitas de Portugal – e também uma das mais antigas. Uma visita às suas ruas e vielas, cercadas por um anel defensivo e vigiadas por um grandioso castelo do século XIII, leva os turistas para séculos passados enquanto ele avista os túmulos medievais, o pelourinho manuelino ou a bela igreja renascentista.
O castelo de Sortelha é tão bonito que foi classificado como Monumento Nacional em 1910 – sua localização deu-lhe o comando sobre o vale e a vista é muito bonita. O castelo foi reconstruído em 1228 por Dom Sacho e tem influências góticas e algumas características manuelinas. Como a maioria dos castelos de Portugal, a construção teve parte dos muros destruídos em batalhas, mas ele também foi reconstruído diversas vezes. Nos dias de hoje, você ainda pode observar os muros ao redor da antiga cidade, suas três portas (uma delas é falsa) e a imponente torre de menagem, da qual era possível controlar todo o vale. Este castelo oferece uma vista panorâmica sobre a paisagem da região que rende belas fotos, aproveite!
Mais informações
Endereço: R. do Encontro 2, 6320-530 Sortelha, Portugal
Tomar
O castelo na cidade de Tomar (também conhecido como Castelo dos Templários) é considerado uma dos mais importantes construções militares portugueses do século XII. No interior, abriga o Convento de Cristo, um monumento de grande valor histórico que tornou-se Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1983. Para quem parte de Lisboa para visitar Tomar, nosso parceiro GetYourGuide oferece um passeio, e, se quiser, ainda pode combinar a visita a Tomar com o castelo de Almourol!
A construção do castelo começou em 1 de março de 1160. Essa data tornou-se o “Dia de Tomar”, já que o edifício fazia parte de uma estratégia militar para defender as fronteiras portuguesas com as regiões muçulmanas. Até hoje, ele é considerado um dos maiores exemplos de arquitetura defensiva de Portugal. As torres que envolvem as paredes exteriores foram consideradas uma grande inovação na altura e foram – de fato – introduzidas pelos Cavaleiros Templários neste mesmo castelo pela primeira vez em Portugal. Este tipo de torres resistiu a ataques mais violentos do que as tradicionais, que eram sempre quadradas.
Na entrada, cercada por torres, você verá uma grande esplanada com flores e arbustos cortados em formas geométricas. No final da área, encontrará uma escadaria que leva a um dos locais mais interessantes do castelo: o Convento de Cristo em Tomar, que apresenta uma mistura arquitetônica e cinco séculos de história. Este templo apresenta elementos góticos e renascentistas, bem como arquitetura árabe. A famosa igreja circular, localizada atrás da torre da homenagem, também remonta ao final do século XII e foi modelada seguindo o desenho da Cúpula da Rocha em Jerusalém.
Mais informações:
Escritório de Turismo de Tomar
Endereço: Avenida Dr. Cândido Madureira, 2300-531
Telefone: (+351) 249 322 427
E-mail: [email protected]
Sobre o Centro de Portugal
A mais charmosa região portuguesa é cheia de destinos populares: Aveiro, Coimbra, Viseu, Nazaré, Óbidos, Tomar, Fátima.. Se quiser, podemos montar teu roteiro pra essa região fantástica de acordo com teu orçamento, planos, disponibilidade e você viaja sem se preocupar com nada! As belezas do Centro de Portugal se estendem por todo o território – ocupado por 2,3 milhões de habitantes que têm o dom de bem receber. Como já dissemos no post, a região tem inúmeros patrimônios da UNESCO, mas também um litoral que é um paraíso do surfe, gastronomia riquíssima, ótimos vinhos e enoturismo, natureza exuberante e muita cultura. A principal cidade, Coimbra, está a apenas 200 quilômetros de Lisboa e a 135 quilômetros do Porto. Para saber mais, acesse o site de turismo da região.
___
Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita
Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para uma viagem tranquila e segura
Alugue seu carro com Rental Cars ou Rentcars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-volta comprando ingressos e passeios antecipados com Ticketbar ou GetYourGuide
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Seguros Promo, Real Seguros, Mondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence
___
0 comentários
Trackbacks/Pingbacks