Carnaval carioca: História e atualidades

por | Atualizado em 27/06/23 | Cultura, Dicas de Viagem, Rio de Janeiro

Confira neste post da Luana, nossa parceira, uma série de curiosidades sobre o Carnaval carioca e planeje sua viagem para conhecer a maior festa do mundo

Carnaval carioca

Quem nunca ouviu falar do carnaval carioca?  O Rio de Janeiro é dono de um dos carnavais mais famosos do mundo, conhecido mundo afora por seus animados blocos de rua e pelos desfiles das escolas de samba. A festividade, que chegou no Brasil durante o período colonial, se transformou (e muito!) para se tornar no grandioso evento que agita o Rio durante cinco dias pura folia.

Carnaval carioca: história

Pode ser difícil acreditar, mas o carnaval é uma festa (originariamente) religiosa. Por isso, é comemorada quarenta dias antes da Páscoa, representando uma espécie de “despedida aos prazeres da vida”, realizada antes da quaresma cristã e seus sacrificantes jejuns.

O carnaval chegou ao Rio de Janeiro no século XVIII, por meio de uma tradição popular portuguesa chamada Entrudo. Nessa festa, foliões fantasiados atiravam farinha e bolsas de água perfumada um nos outros.

Carnaval carioca

Com o passar dos anos, surgiram os primeiro cordões e ranchos carnavalescos na cidade, embalados por elementos da cultura africana e portuguesa. Essas manifestações, caracterizadas por pessoas vestidas de palhaços, índios e baianas, instrumentos de percussão, cavaquinhos e flautas, originaram os blocos de rua e as escolas de samba. E, assim, as guerras do Entrudo foram substituídas por marchinhas, por banhos de serpentinas e de confetes produzidos pelo novo carnaval em ascensão na cidade. Mas… E hoje em dia, o que são os blocos e as escolas de samba e como aproveitá-los?

O Carnaval carioca atualmente

Blocos de rua

Os blocos são como um show na rua onde muitas pessoas se reúnem para dançar, cantar e beber. Tudo é muito democrático e, para participar da farra, basta vestir a fantasia e se unir à multidão. Aqui no Rio, os blocos saem de diversos pontos da cidade. O maior e mais antigo deles é o Cordão da Bola Preta,  que já chegou a reunir 2,5 milhões de foliões pelo centro carioca.

Carnaval carioca
Dicas: Recomendamos que vocês participem dos menores blocos, já que fica difícil dançar e fácil de perder seus amigos se você estiver no meio de um milhão de pessoas. A cidade também tem blocos secretos (não oficiais) onde você pode curtir o carnaval como se estivesse em uma cidade pequena, com pessoas apaixonadas pela festividade.

Escolas de samba

São instituições populares  que trabalham o ano inteiro para serem julgadas em um único dia, durante o desfile das escolas de samba realizado no Sambódromo da Marquês de Sapucaí. A rivalidade entre elas se assemelha àquela entre times de futebol! Os ”torcedores” fazem de tudo por sua escola do coração: cantam seus sambas com amor e estão sempre presentes nos ensaios! No final da competição, há apenas uma campeã, mas a diversão é para todos! Já que, durante o desfile, 30 mil pessoas fazem a festa na avenida e 62 mil pessoas na plateia.

Carnaval carioca

Dicas: Os ingressos mais baratos para a Sapucaí são os de arquibancada e os mais caros são os de camarote, obviamente. Mas se você visitar o Rio fora da semana do desfile, ou se estiver querendo economizar um dinheiro, dá para curtir as escolas de samba de outras maneiras:

  1. Indo a um ensaio ou a uma feijoada de domingo diretamente na quadra da escola (gente, é muito animado!);
  2. Visitando a cidade do samba, onde são confeccionadas as fantasias e os carros alegóricos; 3. Conhecendo os ensaios técnicos (100% gratuitos) que as escolas fazem no sambódromo, no período pré-carnaval!

Curiosidade: O termo “escola de samba” nasceu no Rio, em 1928, com a Deixa Falar, primeira escola de samba do Brasil, hoje conhecida como Estácio de Sá. Isso devido ao prestígio que os sambistas possuíam (eles eram os professores do samba!) e também porque os ensaios aconteciam do lado de uma escola pública, na Rua Estácio de Sá, no centro da cidade. A folia carioca entrou para Guinness Book, como o maior carnaval do mundo!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Viajante Gabriela do Blog Asas e Raízes

Viajante Gabriela do Blog Asas e Raízes

Conexões são feitas quando nos abrimos para quem tem interesse em nos conhecer. Pensando nisso, trouxemos para você uma versão mais sensível e inspiradora da viajante Gabriela Luisa do blog Asas e Raízes em formato de perfil. Bora conhecer mais sobre esta maravilhosa profissional?

A força e o poder das mulheres que viajam sozinhas

A força e o poder das mulheres que viajam sozinhas

No passaporte de hoje, você saberá mais sobre a Alanna – coordenadora de conteúdo do Viajando Bem, escritora e, sobretudo, mulher viajante. Este é um convite para mergulhar junto dela para dentro de si mesmo(a) e refletir sobre o potencial transformador das viagens para mulheres que viajam sozinhas. Bora nessa?

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para sua viagem.
Conheça nossos parceiros!
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-voltas comprando ingressos e passeios antecipados com a Tiqets/Ticketbar
Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje com tranquilidade emitindo seu seguro viagem com a Real Seguros
Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
Já pensou ter custo zero com sua hospedagem nas próximas viagens? Então conheça a Home Exchange!
Artigos e equipamentos recomendados para sua próxima viagem!
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.