Bicicletas em Amsterdã: como alugar e se deslocar pela cidade

por | Atualizado em 9/07/24 | Amsterdã, Dicas de Viagem, Europa, Holanda

Você sabia que a bicicleta é o meio de transporte mais utilizado pelas pessoas em Amsterdã? É fácil notar que elas estão por toda parte e, por isso, a capital Holandesa é conhecida como a cidade das bicicletas. Neste artigo, trouxemos algumas dicas de como fazer o aluguel da sua bike e se deslocar de maneira segura e responsável pela cidade. Se liga! 😉

Bicicletas de Amsterdã
Fonte: Black Bikes

Como Amsterdã se tornou a cidade das bicicletas?

Primeiramente, é legal saber o que aconteceu para que Amsterdã se tornasse a cidade das bicicletas. Para isso, devemos fazer uma viagem pela história. Após a Segunda Guerra Mundial, em meados da década de 50, ocorreu um aumento significativo do uso de carros, o que desencadeou vários problemas e acidentes. Dessa forma, era necessário um replanejamento urbano radical, e foi aí que aconteceu um dos maiores movimentos de contracultura do mundo: o movimento anarquista Provo.

O movimento Provo emergiu na década de 1960, propondo restrições ao acesso de carros no centro da cidade e promovendo bicicletas como uma alternativa saudável e sustentável. Eles questionavam o impacto negativo que o uso excessivo de carros trazia para a vida urbana, bem na época da explosão da indústria automobilística. Além disso, o movimento Provo também lutava por outras pautas sociais, como a luta anti-tabagista, a venda de preservativos por preços acessíveis e a legalização do consumo de drogas.

Provos Amsterdã
Fonte: Vontade de Viajar

Como iniciativa pioneira, o movimento Provo introduziu a ideia das “bicicletas brancas”, propondo a restrição da circulação de carros no centro de Amsterdam e aumentando, dessa forma, a adesão ao transporte público. Os próprios ativistas distribuíram 50 bicicletas brancas pela cidade, com o código do cadeado escrito nelas mesmas, para que qualquer pessoa pudesse usá-las.

Com tamanha mobilização e tantos protestos, ocorreram mudanças significativas na política de mobilidade urbana da cidade ao longo dos anos. Por exemplo, com o Plano de Circulação de Tráfego, implementado pelo governo holandês em 1978, o espaço para veículos motorizados foi diminuído. Dessa forma, as ciclovias e faixas de pedestres foram aumentadas e sinalizações mais eficazes foram incluídas. Além disso, limites de velocidade e a construção de lombadas fizeram com que Amsterdã se tornasse uma cidade mais sustentável e equilibrada.

Onde alugar bicicletas em Amsterdã?

Bom, agora que você já está contextualizado sobre a história das bicicletas em Amsterdã, é a hora de saber onde arrumar uma. Caso você não possua uma bicicleta, fique tranquilo! Na cidade de Amsterdã existem muitos lugares onde você pode alugar uma bike.

Uma dica de ouro é garantir o cartão I Amsterdam. Além de oferecer vários passeios turísticos e acesso aos meios de transporte da cidade (ônibus, bonde e metrô), o cartão também inclui o aluguel gratuito de bicicletas 24h.

No site oficial da Tiqets, empresa parceira do Viajando Bem, você pode adquirir seu cartão I Amsterdam e conferir, além dos valores, tudo de bom que ele oferece. 😉

Se você não tem interesse em garantir o cartão, é possível ir pessoalmente nas lojas de aluguel de bike. A Yellow Bike e a MacBike são as mais famosas operadoras de alguel de bicicleta, e muito bem avaliadas. Os preços podem variar, mas quanto mais tempo você ficar com a bicicleta, mais barato é a hora. Ademais, pelo site da Tiqets, você também encontra uma pluralidade de opções para realizar o aluguel. Escolha a maneira que mais faz sentido para você, e bora pedalar! 😉

Aluguel de bicicletas Yellow Bike Amsterdã
Fonte: Yellow Bike

Regulando a sua bicicleta

Antes de começar seu trajeto, é importante que a bicicleta esteja bem regulada para você. Uma dica é: o banco da sua bike não pode estar muito baixo, pois isso vai fazer com que seu joelho se levante muito e, consequentemente, você desperdice esforço. Portanto, ajuste o banco para que você encoste a ponta do pé no chão.

Outra dica é: sempre confira se os pneus da bike estão cheios. Você pode apertá-los para conferir se estão durinhos. Se os pneus estiverem vazios, corre o risco de danificar a bicicleta. Dessa forma, não deixe de conferir e calibrá-los da maneira correta.

No próprio local de aluguel é possível encher os pneus e, se eles ficarem murchos pelo caminho, você pode procurar uma das diversas bicicletarias da cidade e usar a bomba de ar deles, que geralmente é de graça.

Dicas de segurança com a sua bicicleta

Como em outros lugares, é importante se atentar com as medidas de segurança com a sua bicicleta. Dessa forma, é indispensável travar a sua bike do jeito certo e nos lugares certos.

As bicicletas de Amsterdã geralmente possuem uma trava na roda traseira e uma corrente. Esta trava contém uma chave que fica guardada dentro do veículo enquanto você anda. Sendo assim, quando você for estacionar, trave e remova a chave. E atenção! Não esqueça a chave na trava, pois isso pode te trazer alguns prejuízos.

Além disso, lembre-se de estacionar sua bicicleta nos lugares corretos. Por toda cidade, você encontrará racks apropriados para guardar sua bike. Apesar de algumas pessoas deixarem seus veículos espalhados pela cidade, como em postes e na entrada dos estabelecimentos, é melhor que você estacione nos locais destinados para isso. Dessa forma, você pode evitar algum imprevisto desagradável.

Bicicletas estacionadas em Amsterdã
Fonte: El Comercio Perú

Atenção e sinalização no trânsito

É interessante que você tenha em mente que, em Amsterdã, bicicleta é trânsito. Portanto, tenha noção do seu espaço na rua e respeite os outros ciclistas. Geralmente, quem mora lá não está a passeio: os moradores utilizam suas bikes para ir e voltar do trabalho e resolver pendências pessoais, assim como fariam utilizando outro veículo.

Além disso, você deve se atentar à sinalização no trânsito. Parece óbvio falar mas, ao andar à noite, é indispensável que você utilize as luzes da sua bicicleta. Em Amsterdã, geralmente as bikes possuem uma luz dianteira (branca) e uma traseira (vermelha). Estas luzes devem ser ligadas ao anoitecer, para a sua segurança e das outras pessoas também.

Outrossim, segundo a lei, sua bicicleta deve ter uma campainha. Ela é essencial para que você se comunique com outras pessoas durante o trânsito, como alertar um pedestre que invadiu a ciclovia, por exemplo. A ideia da campainha é a mesma que a buzina de um carro.

Ademais, fique ligado na sinalização das placas na rua! Existem algumas placas específicas para bicicletas, e geralmente os símbolos são fáceis de interpretar. Contudo, existem algumas palavras que você pode não conhecer e que são muito importantes. A seguir, confira alguns exemplos:

  • Fiets: bicicleta
  • Fietsers: ciclistas
  • Afstappen: desmontar
  • Uitgezonderd: exceto
  • Hoogstraat: rua alta

Aproveite o passeio!

Agora que você já sabe algumas informações básicas sobre o uso das bicicletas em Amsterdã, pegue a sua bike e aproveite o passeio! A cidade é muito convidativa e possui muitos lugares bacanas e paisagens lindas. Com segurança e responsabilidade, os passeios de bicicleta por Amsterdã irão te proporcionar experiências incríveis. Boa pedalada!

Homem andando de bicicleta
Fonte: ArchDaily Brasil

Quer saber mais?

Se interessou por Amsterdã e quer saber mais sobre a cidade das bicicletas? A seguir, confira alguns roteiros que incluem a capital da Holanda e o serviço da Vitória, guia de turismo que fala português na Alemanha! 😉

Como chegar e se locomover em Amsterdã: dicas de transporte

Roteiro de um dia por Amsterdã – Testado e aprovado pelos clientes da consultoria Viajando Bem

15 dias na Europa: viagem em família por Londres, Paris, Bruxelas e Amsterdã

15 dias na Europa: conheça o roteiro de Camila e Claudio por Amsterdã, Bruxelas, Londres e Paris

Guia de turismo em Amsterdã que fala português – Conheça o trabalho da nossa parceira Vitória

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para sua viagem.
Conheça nossos parceiros!
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-voltas comprando ingressos e passeios antecipados com a Tiqets/Ticketbar
Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje com tranquilidade emitindo seu seguro viagem com a Real Seguros
Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
Já pensou ter custo zero com sua hospedagem nas próximas viagens? Então conheça a Home Exchange!
Artigos e equipamentos recomendados para sua próxima viagem!