Afinal, quanto eu posso levar de bagagem para a Europa?

Atualizado por Rogério Milani em 05/11/2020

franquia de bagagem europa Viajando Bem pela europa

Eis um tema que vira e mexe e a dúvida aparece: bagagem! Quantas malas eu posso levar para a Europa? Qual o peso total que posso levar? E na mão, que tamanho, peso e quantidade posso levar? E se houver excesso, quanto eu pagarei?

Para início de conversa, aqui vai uma dica preciosa: leve o mínimo possível em uma mala média (você não imagina a quantidade de roupas e calçados que podem ser levados em 20kg), uma única mala, e de preferência com quatro rodinhas, com a soma de medidas não ultrapassando 158cm. E uma mochila ou bolsa de mão com no máximo 5kg e 115cm na soma das medidas. Isto vai facilitar a sua vida, e muito, tanto nos deslocamentos quanto na economia, pois desta forma você correrá menos riscos de ter que desembolsar uma grana para cobrir o excesso. E isto vale mais ainda se você for voar de low-cost dentro da Europa, que permitem pouquíssima bagagem e cobram enormes multas por malas pesadas. Lembre-se do ditado popular: malas cheias, bolsos vazios…

Há muito tempo eu viajo somente com uma mala de mão, ou mala de bordo, sem precisar despachar e sem custos adicionais nas minhas viagens. Se você quiser acertar no tamanho e na qualidade da mala, com quatro rodinhas, que já tenho há 10 anos e que faz uma média de 5 viagens por ano, investe nesta mala Samsonite que você não vai se arrepender!

De acordo com regras da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), órgão que regula a aviação no Brasil, o que vale nas passagens emitidas no Brasil são as regras definidas para voos com partidas do Brasil, claro, mas com algumas variações dependendo do destino e da companhia aérea.

Franquia de bagagem

Para a Europa, cada passageiro na classe econômica poderá levar até 2 malas de 23kg cada uma, conforme definido por cada companhia aérea. A maioria das companhias estabelece, atualmente, limite de 23kg por peça nos voos partindo do Brasil. Mas muitas companhias já estão oferecendo passagens muito mais econômicas desde que o viajante não despache malas e viaje apenas com uma bagagem de mão de até 10kg. E eu já viajo desta forma faz tempo e recomendo! Ser escravo de uma mala ou de um aeroporto não vale a pena! 🙂

Quando o assunto é mala de mão, a variação é maior, indo de 5kg até 12kg, com uma mala por pessoa e dentro de um tamanho delimitado de 115cm (somando altura, largura e profundidade), além de uma outra peça menor, que poderá ser uma bolsa, uma sacola, câmera, desde que caibam debaixo da poltrona. Se bem que aqui o controle é muito menor, mas convém não exagerar… Na Europa não existem negociação ou jeitinho, lá as regras são respeitadas e cumpridas. A IATA, em reunião anual realizada ainda em 2015, propôs às companhias aéreas o selo “IATA Cabin OK“, identificando as malas de mão com tamanho padrão, cuja proposta é 55 x 35 x 20, totalizando 110 centímetros. Resta saber quando esta norma “pegará”, então antes de viajar verifique com sua companhia aérea sobre isto.

Um detalhe importante: em todos os voos que estão definidos em uma mesma reserva ou passagem vale a regra da partida do Brasil, mesmo se houver voos internos na Europa, onde o limite normalmente é de uma peça de até 23kg por pessoa e 5kg de mala de mão. Se você voar de São Paulo para Paris pela Air France, por exemplo, poderá levar 2 malas de até 23kg, conforme a classe. Se esta mesma passagem contempla um voo entre Paris e Roma, seja pela Air France ou outra companhia, ficam valendo a mesma quantidade e peso, e isto vale até o retorno para o Brasil. Esta é uma das grandes vantagens de já sair do Brasil com todos os voos em uma mesma reserva, além de, na maioria das vezes, o valor ser igual ou apenas um pouco superior se comprado individualmente, seja em companhias tradicionais ou de baixo custo. Nestas últimas devemos ficar muito atentos à diversas pegadinhas, incluindo o limite da bagagem e o fato de praticamente todas cobrarem para quem for despachar malas.

Caso você compre uma passagem aérea pela internet, independente da passagem intercontinental, fique atento. Você chegará e poderá voltar da Europa com o limite de 1 ou 2 malas de até 23kg cada uma, mas terá que respeitar o limite de bagagem da companhia que fará seu voo “independente”, que provavelmente será de 1 peça de no máximo 23kg, no caso das cias tradicionais, e variando de 10 até 20kg nas companhias de baixo custo, como easyJet, Vueling e Ryanair.

Calculando multas por excesso de bagagem

Em caso de excesso de peso ou quantidade superior ao número limite de peças, partindo do Brasil ou voltando, o que vale é o valor da multa vigente no Brasil, 120 dólares por peça. Aqui vale uma explicação: como o Brasil utiliza o sistema de unidades de peça e não de peso de mala para cálculo da multa, se você tiver uma mala a mais do que o permitido, haverá cobrança desta peça. Se você estiver levando peso superior ao limite em uma das malas, até o limite de 45kg, também pagará como uma peça adicional. Se ultrapassar o limite de 45kg, pagará 3 vezes o valor mais 1 vez o valor a cada 10kg extra.

Um exemplo prático: você trazendo de volta para o Brasil 3 malas, sendo as duas primeiras com 23kg cada e a terceira com 55kg. Você pagará uma multa de 600 dólares (120 dólares pela mala extra, 3 vezes o valor por exceder o limite de 45kg e mais 1 vez o valor por 10kg extra). Ficará mais em conta se você voltar com 2 malas extras, distribuindo os 55kg entre elas. Assim você pagará “somente” 240 dólares por duas peças extras, mas sem ultrapassar o peso por mala. Se este cálculo ou raciocínio estiver errado, me corrijam, por favor!

E fique atento também à multa que poderá receber caso sua bagagem extrapolar o volume. Se ultrapassar o tamanho de 158cm até 203cm, também será cobrado o valor de 120 dólares, como se fosse uma peça a mais. Acima de 203cm a multa será 3 vezes o valor de uma peça normal.

Companhias aéreas e franquias de bagagem

Confira agora as novas regras de bagagem de cada companhia (informações atualizadas em julho/2018), para voos partindo do Brasil para a Europa (clicando no nome você acessa o site com as informações atualizadas):

AIR EUROPA
Com viagens de ou para o Brasil, a franquia é de uma bagagem de 23kg para a classe Turística.

AIR FRANCE
2 peças de 23kg na Classe Economy
12kg de bagagem de mão (1 bagagem + 1 acessório)

ALITALIA
1 peça de 23kg na classe Econômica e 2 peças de 23kg na Classe Econômica Premium
10kg de bagagem de mão (medidas: 55cm de altura x 35cm de largura x 25cm de profundidade)

BRITISH
Uma bagagem despachada pode ter no máximo, 90 x 75 x 43 cm – para informações sobre peso, entre em contato direto com a companhia.
1 mala de mão/mala de computador portátil (máx. 23 kg e até 45 x 36 x 20 cm/18 x 14 x 8 polegadas) mais uma mala de cabine (máx. 23 kg e até 45 x 36 x 20 cm/18 x 14 x 8 polegadas)

CONDOR
1 peça de 20kg na Classe Economy e 1 peça de 25kg na Classe Premium
1 bagagem de mão com as dimensões 55 x 40 x 20 cm + 1 acessório

IBERIA
2 peças de 23kg
1 peça com dimensões de 56 cm x 45 cm x 25 cm + 1 acessório

KLM
Para a Classe Economy, 1 peça de bagagem despachada*: máx. 158 cm (62″) (C + L + A) e no total máx. 23 kg. Associados Flying Blue Silver, Gold e Platinum e associados SkyTeam Elite e Elite Plus podem levar 1 peça extra de bagagem despachada dentro dos mesmos limites de tamanho e peso indicados acima.

1 peça de bagagem de mão com dimensões máximas de 55 x 35 x 25 cm (21,5” x 13,5” x 10”)
1 acessório, por exemplo, uma bolsa de mão, uma maleta ou notebook, máx. 40 x 30 x 15 cm (16” x 12” x 6”)
Peso total máx. 12 kg.

LUFTHANSA
Para a Classe Economy: 1 Bagagem até 23 kg (para a classe Premium, você pode levar duas malas de até 23kg)
1 Bagagem de mão até 8 kg

TAM
1 peça de 23kg (para a Classe Economy)
8kg de bagagem de mão + 1 acessório com dimensões máximas de 45 x 35 x 20 cm (comprimento, altura e largura).

TAP
1 peça de 23kg. As dimensões totais de cada mala não deverão exceder 158 cm.
8kg de bagagem de mão que meça até 85cm (40x30x15cm).

Lembrando que estas informações são relativas à classe econômica e podem ser alteradas a qualquer momento pelas companhias aéreas ou até pela ANAC, que recentemente esteve atualizando suas normas, para adequá-las às normas internacionais da aviação civil.Então fique bem atento às regras descritas antes de fechar a compra das passagens e procure por mais informações na própria companhia aérea ou na agência ou site onde você comprou sua passagem. E verifique atentamente, após a compra, se as informações sobre quantidade e peso conferem. Vale também consultar os sites das companhias para bagagens especiais, instrumentos musicais, equipamentos esportivos, animais e também sobre o que pode ou não ser levado nas bagagens de mão e a despachar.

Tem mais informações sobre o assunto? Algum site bacana onde podemos calcular a multa por excesso de bagagem? Dicas para fugir do excesso de bagagem? Compartilhe conosco fazendo um comentário!

Pensando em viajar pra Europa ou outro continente em breve?

Se você quiser ajuda especializada para montar sua viagem para a Europa, EUA, Ásia ou outro continente, fazemos roteiros de viagem desde 2013 pra você viajar despreocupado! Dentro do seu orçamento inicial, encontramos as melhores opções de hotel, transporte, passeios e ingressos para você viajar com toda a liberdade e autonomia – conheça mais sobre este serviço e leia depoimentos de quem já contou com a nossa ajuda para ter uma viagem inesquecível!

Sempre indicamos que você programe bem seus passeios ainda antes de partir do Brasil, por isso, compre os ingressos de atrações turísticas antes de viajar. Eles podem ser comprados diretamente no site de cada atração ou então todos em um único lugar, em português e uma única compra.

Alguns destinos combinam muito bem com aluguel de carro para curtir e conferir belíssimas paisagens! Para quem quiser fazer isso, indicamos alugar carro pela RentCars e Rental Cars, duas empresas super confiáveis e com boas taxas.

Seguro viagem obrigatório

Se você está pensando em viajar pra conhecer a Europa, o seguro viagem é obrigatório, confira este post sobre o seguro viagem e dicas. Vale também para outros locais, viajar seguro é sempre importante e garante maior tranquilidade!

______

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita
Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para uma viagem tranquila e segura
Alugue seu carro com Rental Cars ou RentCars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-volta comprando ingressos e passeios antecipados com Ticketbar
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Seguros PromoReal SegurosMondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

_____

banners05animado01

Tags

100 Comentários

  1. Eu e meu .marido estamos indo morar em Portugal Lisboa. Quanto podemos levar de bagagem?

    Comente
  2. Qual o valor do quilo ultrpadassdo pela iberia

    Comente
  3. Quanto custa se ultrapassar os kls da mala despachada pela Iberia

    Comente
  4. Quanto custa uma mala extra com uns 20 kilos pela Cia Lufthansa .De Frankfurt na Rio de Janeiro no mês de junho?

    Comente
  5. Vou para elropa gostaria de saber qntas malas posso leva

    Comente
  6. Estou viajando para europa em abril fazendo rec/madrid/barcelo/lisboa/rec. Qual preco por bagagem despachada nis vôos madrid/barc/lisboa? Nos voos rec/madrid/lisboa/rec temos direito a despachar uma de 23 kg

    Comente
  7. Quando viajei para Alemanha no ano passado , era 2 malas de 32kg que poderia despachar , fui pela i beria , quando mudou para 23kg , para uma mulher passar um mês e muito pouco .

    Comente
  8. Ola vou viajar para Portugal em dezembro pela air europa, e estou procurando informações sobre a bagagem de mão, desse empresa. E claro preciso de dicas para montar essa mala de 10kg para 15 dias em Portugual. Abraços

    Comente

Trackbacks/Pingbacks

  1. Viagem romântica pela Europa: o roteiro de Davi e Yasmine - […] Se você tem dúvidas sobre este assunto, pode gostar deste post aqui. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *