5 doces tchecos que você não deve deixar de experimentar em Praga

por | Atualizado em 15/08/23 | Cesky Krumlov, Karlovy Vary, Leste Europeu, Praga

Vai para Praga e quer saber mais da gastronomia local? Nossa parceira e guia de turismo, Martina, apresenta 5 doces tchecos para você experimentar em Praga!

5 doces thecos de praga

Para além da cultura boêmia… 5 doces tchecos para experimentar em Praga

Não se preocupem, é totalmente normal que liguem a República Tcheca à cerveja e uma boa linguicinha. Mas da cerveja eu já falei por aqui, então queria abordar um lado diferente porque, confesso, eu prefiro um pedaço de bolo a uma cerveja – o que podia ser considerado um pecado em um país cervejeiro, mas como somos um país que também acredita muito pouco em pecado, então sem problemas!

De propósito não coloquei “doces típicos” e sim 5 doces tchecos porque isso poderia evocar o tradicional ou o original, que é o caso de alguns dos doces citados, mas não de todos. E acho que vale mais experimentar algo que nós adoramos comer do que algo super antigo e original, concordam?

Hraběnčiny řezy

Acho quase obrigatório (os diabéticos e os que detestam doces são perdoados e não precisam comer) experimentar algum doce a base de maçã que é realmente o tradicional. Em todo lugar tem o strudel, cujo nome em alemão já explica que não é um doce genuíno, mas é tão tradicional aqui como na Áustria ou Alemanha, fazemos em casa, nas famílias passam aquelas receitinhas de strudel com toque especial da avó, bisavó… Mas eu tenho ainda uma outra dica – Hraběnčiny řezy (“fatias da condessa”) – o nome que não vão decorar, por isso podem chamar de “torta de maçã da condessa” rsrs.

5 doces thecos de praga: Hraběnčiny řezy
A base desse doce é parecida com o strudel, mas é montada de forma diferente e sobretudo tem duas camadas de recheio. Além da maçã, ralada ou cortada, com nozes, uva-passa ou só açúcar e canela, ganha uma camada de claras em neve com açúcar.

Você experimenta um pedaço e não vai querer parar mais. Eu conheço um café em Praga onde colocam por cima das claras em neve, no lugar da massa ralada, lascas de amêndoa… divino!

Doces à base de papoula

Nem todos dividem comigo a mesma paixão por papoula, mas ainda assim recomendo experimentar algum doce com recheio de massa de sementes de papoula, pois é super típico e no Brasil, difícil de encontrar.

5 doces thecos de praga: papoula
Normalmente as pessoas ou gostam ou desgostam, o sabor é peculiar, diferente, mas eu (e a maioria dos tchecos) adoro. Pode ser um “koláč” de papoula, que é um doce típico com vários recheios, ou bolo de papoula, rolo de papoula… Enfim, sempre vai ter na confeitaria ou padaria opções com massa de pão doce (mais tradicional) ou alguma sobremesa mais leve com recheio de papoula (feito de sementes de papoula moídas e cozidas com açúcar em um pouco de leite).

Bolo de nozes e mel

Bolo de mel foi um queridinho dos cafés nos anos 90 quando surgiu, mas até hoje faz muito sucesso. Eu, pelo menos, sempre compro no aniversário dos meus filhos. Existem várias variações, mas a base é massa em várias camadas finas, intercaladas com recheio de manteiga, mel e nozes… Cheiroso, saboroso e bem bonito também! Dizem que a receita original é da Armênia.

Minha mãe fazia em casa, mas é muito trabalhoso, pois cada camada de massa tem que ser assada separadamente. Então, quando surgiram ótimas opções para comprar, nunca mais fiz em casa rsrs. Hoje encontra com vários sabores, mas eu recomendo mesmo é o tradicional – mel e nozes.

5 doces thecos de praga: bolo de nozes e mel

Knedlík

A minha lista de doces prediletos tem várias páginas, mas acho justo colocar aqui vários tipos diferentes, então aqui vai uma opção servida quente.

Se forem tomar uma cervejinha e almoçar antes de uma confeitaria, talvez experimentem os bolinhos de farinha chamados “knedlík”. Existem vários tipos – com fermento, com batata (que parecem nhoque grande), com adição de bacon, ervas etc.

E existe um tipo especial servido em cafés e restaurantes como sobremesa, recheado com frutas, feito de farinha e fermento ou de farinha com queijo fresco (estes são mais leves e mais saborosos) e com manteiga derretida, açúcar confeiteiro e um tipo de queijo fresco duro ralado por cima… Uma delícia! Recomendo de mirtilo ou damasco, mas tem de morango, pêssego, cereja, ameixa… Depende da estação do ano.

5 doces thecos de praga: Knedlík

Trdelník

Foi difícil escolher o último doce. Já estou vendo que vou ter que fazer uma listinha número 2 com mais alternativas… Mas acabei optando por um doce que não é tradicional e nem se come em cafés ou confeitarias, mas mesmo assim virou o mais conhecido de Praga (porém somente pelos turistas estrangeiros).

trdelník

Sim, o “trdelník” – aquele rolo enorme que vende em cada esquina da cidade. Há uns 10-15 anos só era conhecido entre turistas, mas depois foi descoberto também pelos tchecos e nos últimos anos é vendido em todo o país.

Há controvérsias quanto à sua origem, provavelmente veio da região da Transilvânia (atual Romênia) com as invasões dos tártaros. Por aqui aparecem notícias deste doce na Morávia há um século e pouco, mas sem maior expansão. Esta aconteceu realmente só no século XXI.

Não é tradicional, mas você não vai resistir ao cheirinho de açúcar e canela andando pelas ruas da cidade. E mais uma dica sincera, de quem sabe – mesmo que lhes atraiam aquelas variações bombásticas com muito sorvete, creme e chantilly, pra começar experimentem um simples, que acabou de sair, quentinho… que é o melhor!

Dica extra

E aí, qual dos doces tchecos seria o seu favorito? Se não escolheram nenhum, ainda tenho uma dica na manga – vão no artigo que fala de Karlovy Vary e vejam se simpatizam com “oplatka”, um biscoitinho simples, mas delicioso que naquela cidade vende quentinho nas ruas, e ainda é possível comprar em caixa pra levar.

Artigo escrito por Martina, a guia de turismo que fala português em Praga.

Conheça outras maravilhas de Praga

Confira os demais artigos no blog sobre Praga, incluindo um guia completo com tudo sobre Praga, para você montar sua viagem. Se precisar de ajuda nesse processo, o consultor Rogério Milani acumula mais de 30 anos de experiência viajando para a Europa e outros países do mundo e mais de 10 anos prestando consultoria de viagem. 

Entre em contato!

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. Tudo sobre Praga: o que fazer, transporte, alimentação, hospedagem e muito mais dicas - Viajando Bem | Dicas e roteiros de viagem - […] Leia também: Cinco doces que você não pode deixar de provar em Praga! […]

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conhecendo e visitando Bibliotecas em Praga – Viajando Bem

Conhecendo e visitando Bibliotecas em Praga – Viajando Bem

A República Tcheca possui o maior número de bibliotecas públicas por dez mil habitantes no mundo: 5,1 bibliotecas! A média europeia é de 1,3. Mas já tivemos mais do dobro desse número em 1929! Atualmente um pouco mais de 30% da população frequenta biblioteca ao menos...

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para sua viagem.
Conheça nossos parceiros!
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-voltas comprando ingressos e passeios antecipados com a Tiqets/Ticketbar
Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje com tranquilidade emitindo seu seguro viagem com a Real Seguros
Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
Já pensou ter custo zero com sua hospedagem nas próximas viagens? Então conheça a Home Exchange!
Artigos e equipamentos recomendados para sua próxima viagem!