O que fazer em Montefalco em um dia – conheça a terra do vinho Sagrantino

por | Atualizado em 22/02/23 | Dicas de Viagem, Montefalco, Úmbria

Confira nossas dicas de o que fazer em Montefalco em um dia – conheça a terra do vinho Sagrantino e seus encantos de cidade pequena da Úmbria!

O que fazer em Montefalco

O que fazer em Montefalco em um dia – conheça a terra do vinho Sagrantino

Se você está acompanhando nossa viagem pela Úmbria, já viu que visitamos a vinícola Arnaldo Caprai em Montefalco… Gostamos tanto de lá que resolvi fazer um post sobre os encantos dessa pequena aldeia! Apelidada de “varanda sobre a Úmbria” por sua alta localização sobre o vale que vai de Perugia a Spoleto, Montefalco antigamente era um importante assentamento romano situado na Via Flaminia. A cidade deve seu nome atual (“Monte do Falcão”, em tradução livre) ao imperador Frederico II (1194 a 1250). Ele era, obviamente, um fã da ave – mais do que da história da arquitetura, inclusive – e destruiu a cidade antiga, que era então chamada Coccorone, em 1249, e construiu em seu lugar o que mais tarde se tornaria Montefalco.

Além de alguns fragmentos incorporados em uma casa particular perto do Borgo Garibaldi, não há quaisquer vestígios da antiga cidade. No entanto, Montefalco tem bastante arte e arquitetura interessantes para se visitar. E, como toda cidade pequena da região, é muito hospitaleira com turistas e tem excelentes opções de restaurantes com comida caseira – vamos dar as melhores opções no próximo post!

O que fazer em Montefalco

Os edifícios medievais com vista para a praça central definitivamente merecem uma visita e também a parte antiga da vila, onde o tempo parece ter parado e há sinais muito claros ​​de uma vida antiga: os prestadores de serviço de antigos ofícios, arte em esculturas, arquitetura antiga, prédios históricos… Aqui você perceberá claramente o passado misturando o presente! Entre as paredes de silhar rosado, ao longo dos pequenos becos estendidos, você encontrará a paz que estava procurando nas suas férias italianas dos sonhos!

Montefalco é famosa pelos impressionantes afrescos de suas igrejas: esta encantadora vila é realmente um dos pontos de interesse essenciais para um conhecimento básico da pintura tradicional da Úmbria. Um dos distritos rurais da Roma Antiga, a cidade ainda guarda inúmeros restos epigráficos e esculturais que você encontrará facilmente no Museo Comunale e no Chiostro di San Fortunato.

O que fazer em Montefalco

E falar em Montefalco sem falar em Sagrantino (o saboroso vinho tinto local) é impossível! Os vinhedos da cidade de Montefalco ficam em encostas quentes e secas de solo predominantemente argiloso e calcário. A Sagrantino é uma uva de pele grossa, que origina vinhos muito escuros, com forte aroma de amora (maçã caramelizada e damasco também podem aparecer, assim como notas florais, terrosas, resinosas e balsâmicas).

Seu elevado tanino requer pelo menos 3 ou 4 anos para se suavizar, sobretudo desde que os melhores produtores adotaram novo tratamento com carvalho francês para seus vinhos. Além da já citada Arnaldo Caprai, que visitamos, você pode conhecer outras vinícolas famosas por lá: Montioni Frantoio e Cantina, Romanelli Agricola, Cantina le Cimate e Antonelli San Marco.

Visitando a Arnaldo Caprai

Se você está planejando conhecer essa região da Itália em agosto, não pode perder também a “Fuga del Bove” que acontece em Montefalco sempre no dia 19 do mês. Mas não se preocupe: apesar do nome do evento, não há qualquer coisa que lembre os eventos de rua que envolve qualquer tipo de crueldade com animais. O que acontece é um desfile histórico que revive a época renascentista, suas luzes e sombras, enfim, a essência de Montefalco que, naquela época, estava no auge de seu esplendor artístico, cultural e social!

O que fazer em Montefalco

Quer saber mais sobre a belíssima região da Úmbria?

Dicas de viagem para Santa Maria Degli Angeli – o que fizemos por por lá, nossa cidade-base para conhecer a Úmbria

Onde ficar em Santa Maria Degli Angeli – dicas de hospedagem na Úmbria

O que fazer em Montefalco: Visita à vinícola Arnaldo Caprai

___

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita
Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para uma viagem tranquila e segura
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-volta comprando ingressos e passeios antecipados com Ticketbar
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Seguros PromoReal Seguros ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

___

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para sua viagem.
Conheça nossos parceiros!
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-voltas comprando ingressos e passeios antecipados com a Tiqets/Ticketbar
Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje com tranquilidade emitindo seu seguro viagem com a Real Seguros
Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
Já pensou ter custo zero com sua hospedagem nas próximas viagens? Então conheça a Home Exchange!
Artigos e equipamentos recomendados para sua próxima viagem!