Tax free Portugal – conheça o sistema eletrônico para receber reembolso em sua viagem

por | Atualizado em 24/05/23 | Dicas de Viagem, Europa, Portugal

Saiba tudo sobre o sistema eletrônico de Tax Refound vigente em Portugal, eTax Free, para receber reembolso do IVA em sua viagem pelo país.

Tax free Portugal

Tax free – um benefício para o viajante

O Tax Free é um sistema que permite a devolução do IVA (Imposto sobre o Valor Acrescentado) sobre produtos comprados em sua viagem. Esse imposto tem uma alíquota de 23% em Portugal continental, 22% na Ilha da Madeira e 18% nos Açores.  O valor costuma já estar incluído no preço de tudo o que você comprar: roupas, eletrônicos, tickets, etc. Só não é dado o direito de reembolso aos serviços, como restaurantes, transportes e hospedagens.

Mas quem direito ao ressarcimento? Todos os turistas que não moram na Europa! O valor varia de acordo com as empresas que processam o reembolso do IVA e com o valor das compras. O que posso informar como regra é que, em Portugal, este valor reembolsado pode representar de 12 a 17,5% do valor da compra. Além disso, é preciso gastar um mínimo de € 50 na mesma loja e no mesmo dia para ter o direito no país.

Em Portugal especificamente, funciona o sistema eletrônico e é dele que vou falar aqui. O E-Tax Free é todo feito em máquinas e basta ter o seu passaporte em mãos. Mas, nesse caso, ele só vale para as compras feitas em Portugal!

Compras feitas em outros países da Europa precisam ser descontadas nos guichês das operadoras, com apresentação dos documentos carimbados e recibos, como sempre foi, e explico no artigo “Tax Free na Europa: saiba como funciona“. Nele reunimos todas as informações sobre o processo, o que é preciso fazer antes, durante e após a solicitação. Se você não conhece muito bem o sistema Tax Free e vai viajar para outros países da União Europeia, recomendo a leitura.

E-Tax free Portugal – conheça o novo sistema eletrônico para receber reembolso em sua viagem

Pelo novo sistema de E-Tax Free você faz a compra na loja e pede o Tax Free – exatamente como era o antigo. O funcionário da loja faz todo o esquema e, no aeroporto, basta fazer a leitura do passaporte, que então o sistema valida o desconto do imposto. Assim, já na hora da compra o imposto pode ser descontado e entregue à você, que só tem que passar no aeroporto para confirmar os dados e exibir os produtos para fiscalização.

No caso de lojas que não validem o desconto na hora, você pode buscar o dinheiro em uma loja Tax Free no centro. Mas se não tiver feito isso, também poderá solicitar o reembolso no aeroporto ou então por cartão de crédito. Tudo muito fácil, sem complicações!

Ao chegar diante dos totens eletrônicos no aeroporto, passe o seu passaporte ou documento de identificação pelo leitor de infravermelhos. Em seguida, passe o seu Cartão de Embarque. A tela mostrará os formulários Tax Free aptos de validação. Se houver algum documento não apto para a validação eletrônica, o quiosque indicará que você deve dirigir-se ao balcão.

Caso não seja seu caso, siga as instruções da tela e, se obtiver Código Verde, a validação foi bem-sucedida e poderá dirigir-se a um operador Tax-Free (identificado nos seus formulários) de forma a obter o seu reembolso. Caso obtenha Código Vermelho, os oficiais vão verificar as condições da isenção – assim, dirija-se ao balcão da Alfândega, onde você obterá a certificação, ou não, da sua isenção.

Viagem por Portugal

O Tax Free é uma boa opção?

Costumo comentar para os clientes da consultoria de viagem que presto que o Tax Free é um direito de todo viajante e que deve, sim, ser aproveitado!

Se você ainda não conhece meu trabalho, dá uma olhada em centenas de depoimentos de clientes reais que viajaram com meus serviços e os roteiros que fizeram! E se você está procurando economia em tua viagem, te dou uma boa notícia: em seis anos de consultoria, os resultados comparados com pacotes fechados ou compras em agências de viagens dizem que a média de economia dos viajantes da consultoria está em 30%!

Gostou das dicas sobre tax free em Portugal? Você pode se interessar por estes também:

Seguro viagem: tudo o que você precisa saber para viajar tranquilo e protegido!

Dicas de Viagem: Alugando carro pela Europa

Passes de trem pela Europa: Como usar? Vale a pena? Qual o melhor passe para a minha viagem?

Planejamento financeiro de viagem: como economizar e organizar suas viagens

Viajar sem dívidas! Viaje leve e tranquilo – Planejamento financeiro de viagem

Série de posts Tudo Sobre 

4 Comentários

  1. Antônio Carlos Costa

    Oi Alanna,

    Muito obrigado pelas atualizações do Tax free!!

    Meu voo de retorno para o Brasil sairá de Lisboa às 09:25, e como há a demora nos procedimentos de embarque somado com as filas para receber o Tax Free (às vezes em mais de uma empresa de Tax free), pensei que, de novo, não arriscaria o Tax Free com receio de perder o voo.

    Mas, pelo que li no seu post, agora posso receber o dinheiro de volta nas próprias lojas ou em uma loja Tax Free no centro da cidade de Lisboa.

    Pesquisando sobre o assunto encontrei estes dois comentários:

    “Bom lembrar que no Outlet em Lisboa eles fazem a devolução lá mesmo do que compramos. Adorei o serviço pela facilidade, gentileza dos atendentes!!!!! Fica a dica!”

    “Fiz o Tax Free no El Corte Inglês”

    Fiquei com a seguinte dúvida:

    Como irei também passar por algumas cidades francesas, li também (em outras pesquisas) que é possível fazer o Tax Free também em algumas lojas por lá. Então, realizando o Tax Free nas lojas francesas e portuguesas, todo o processo se conclui ao realizar o procedimento de embarque no balcão da empresa aérea em Lisboa no voo de volta ao Brasil? Ou mesmo já tendo recebido a devolução nas lojas, tenho que fazer mais alguma coisa no aeroporto além do procedimento normal de embarque?

    Antecipadamente agradeço

    Responder
    • Alanna Fontes

      Oi, Antônio!

      Eu entendo que se você já tiver feito o tax free (pegando de volta o dinheiro) nas lojas, não será necessário fazer no aeroporto, só se ficar alguma rebarba para recuperar o tax free de alguma compra no aeroporto. Realmente não sei dizer se, mesmo assim, ainda tem que fazer algo nas máquinas do aeroporto, para confirmar, mesmo já tendo recebido o valor do imposto nas lojas ou em algum local central… Pessoalmente, acredito que não seja preciso, mas vale confirmar na loja que você estiver fazendo o processo e/ou em alguma operadora no aeroporto.

      Só consigo te garantir que, se tiver algo a ser feito, o procedimento final do tax free é sempre no último aeroporto antes do embarque.

      Responder
  2. vera leite

    bom dia,
    fui para Portugal e Espanha, em Portugal fui entregar as notas para Tax Free e fui informada que só poderia fazer o pedido no ultimo pais (no caso Espanha). quando fui solicitaro Tax Free na Espanha, eles falaram que o de Portugal deveria ter feito em Portugal…
    falaram para eu fazer a solicitação via internet. você pode me ajudar

    Responder
    • Alanna Fontes

      Oi, Vera!
      Você carimbou o formulário de solicitação de tax free? Se sim, é só entrar no site ou aplicativo da empresa que você vai solicitar o tax free e seguir as instruções na tela. Nesse caso, você precisa ter o formulário carimbado e digitalizado para inserir junto com as informações que eles pedirem. Se não estou enganada, em Portugal são 4 empresas que fazem o reembolso: Global Blue, Planet Tax Free, Innova Tax Free e Travel Tax Free. Confira os formulários que você tem e em quais você precisa solicitar. 🙂
      Espero ter ajudado!

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para sua viagem.
Conheça nossos parceiros!
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-voltas comprando ingressos e passeios antecipados com a Tiqets/Ticketbar
Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje com tranquilidade emitindo seu seguro viagem com a Real Seguros
Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
Já pensou ter custo zero com sua hospedagem nas próximas viagens? Então conheça a Home Exchange!
Artigos e equipamentos recomendados para sua próxima viagem!