Nossa viagem para Interlaken, onde montamos base para conhecer os vilarejos alpinos suíços

por | Atualizado em 31/08/23 | Dicas de Viagem, Hospedagem, Interlaken, Tour Personalizado, Trem

Confira neste post nossa viagem para Interlaken, uma cidade suíça onde montamos base para conhecer outros vilarejos suíços próximos como Grindelwald, Wengen e Lauterbrunnen!

viagem para Interlaken

Nossa viagem para Interlaken, onde montamos base para conhecer os vilarejos alpinos suíços

Você sabe que faço sempre questão de ser honesto aqui no blog e eu mesmo pago pelas minhas viagens para não ter nenhuma opinião comprometida… Então já vou dizer de cara que não curti Interlaken.

Você sabe, a decepção é gerada pela expectativa e ficamos com a impressão que Interlaken era um bom destino de viagem na Suíça para montar base nos alpes ao fazer nossas pesquisas pré-viagem em blogs nacionais – muitos teciam elogios exagerados à cidade, que realmente é uma das cidades mais faladas dos Alpes Suíços no Brasil… Mas, sério, se comparada aos vilarejos e outras cidades nos arredores, como Grindelwald, Wengen e outras, Interlaken não parece tão bacana assim!

Interlaken fica em uma planície entre o Lago Thun e o Lago Brienz. A região é linda e é um dos destinos de férias favoritos da Europa porque é cercado por três montanhas famosas: Eiger, Mönch e Jungfrau. Mas a cidade de Interlaken em si destoa um pouco do conjunto. O contraditório foi que, nos blogs estrangeiros de viagem, principalmente os Europeus e Americanos, os gringos criticavam muito Interlaken, principalmente na falta de charme e nos preços altos. Ficamos em dúvida se deveríamos ir ou não e decidimos conferir in loco. Afinal, um dos objerivos de um blog e de um blogueiro é passar antes pela experiência e então divulgar a informação com veracidade.

Interlaken, como destino de viagem e comparada com outras cidades e vilarejos alpinos,  como Zermatt, St Moritz ou até a pequeníssima Grindelwald, é sem graça, e só serve mesmo como base para explorar as belezas naturais nos arredores…

O que é mais bonito lá são as montanhas cobertas de neve nos arredores. Pra gente, ela acabou servindo unicamente como base para conhecer vilarejos originalmente suíços (vamos indicá-los no próximo post, fica ligado!)…

E tudo porque já havíamos reservado e pago a hospedagem, e hospedagem na Suíça não é nada baratinha, né? Outros leitores e blogueiros podem ter curtido a cidade, ótimo para eles! Mas na minha opinião, tem muito lugar mais lindo e charmoso nos arredores que dispensam ficar e conhecer Interlaken.

Enfim: na minha opinião, Interlaken serviu somente como base para pegar trem para as montanhas, nada mais do que isto. Mas, repito, se você foi e gostou, respeito tua opinião! Esta foi nossa impressão e olha que tentamos, de todas as formas, achar algo positivo em todo o tempo em que estivemos na cidade. Lembrando que antes tinhamos estado já em Lugano e Lucerna, cidades que encantam muito e levantam demais nossas expectativas!

Dicas de Interlaken

Onde nos hospedamos em Interlaken



Booking.com


O hotel em que ficamos lá foi o Weisses Kreuz. O que podemos destacar foi que o quarto era grande, cama boa, banho bom e um café da manhã bem bacana também. O hotel é mais antigo, mas vimos que está sendo reformulado. Há um funcionário português lá, o Diogo, que foi super gente boa, desde o momento da reserva e bastante atencioso para nos ajudar com os passeios. E era hiper silencioso, além da a localização ser boa para quem precisava pegar rapidamente o trem na estação West Interlaken.

viagem para Interlaken

Vilarejo para visitar a partir de Interlaken

Unterseen

Ao lado de Interlaken, dez minutos caminhando para o lado oeste, é só atravessar o rio Aare e a gente dá de cara com um vilarejo super charmosinho, original e que guarda verdadeiras características de uma cidade alpina – Unterseen. Acabamos passeando bastante por lá na tarde do dia em que chegamos e ficamos por lá para jantar. Na verdade, Unterseen tem muita paz, arquitetura charmosa e é cheia de história!

No coração da cidade velha fica a Stadthausplatz, no meio da qual está o imponente edifício Stadthaus. A praça também abriga uma variedade de outros restaurantes e cafés charmosos, perfeitos para relaxar e descontrair. Suas casas históricas e a impressionante torre da igreja renderão ótimas fotos e muitas histórias interessantes para contar. Prefere algo um pouco mais relaxante? Por que não dar um passeio restaurador ao longo do rio Aar e apreciar suas maravilhosas vistas?

viagem para Interlaken

Outro bom passeio é visitar o Tourismuseum, que relata o início e a história do turismo em Interlaken em dois andares. Outro lugar incrível pra visitar é o centro cultural Stadtkeller, que organiza eventos culturais regulares, que são ainda mais impressionantes pela atmosfera imponente da adega abobadada. Um lugar onde o velho e o novo se encontram. Outro bom passeio é o Castelo Weissenau, do século XIII, está situado nas margens do Lago Thun, em Unterseen. Hoje você encontra apenas os restos da torre do castelo e partes do castelo  em ruínas. Embora não haja muito o que ver, uma subida da torre oferece vistas espetaculares do lago Thun e das montanhas circundantes.

Como comentei, acabamos ficando para jantar em Unterseen e conhecemos o ótimo restaurante Stadthaus! Excelente comida e equipe eficiente – há opções para quem tem dietas restritivas como os vegetarianos e as pessoas que tem intolerância à glúten. Eu comi um carneiro de babar e a Leti pegou um prato super típico de linguiça e “rosti”. A música tem volume ideal – bacana e não atrapalha a conversa – e o restaurante estava cheio de suíços, o que sempre é um ótimo sinal!

Vá lá: Stadhaus. Endereço: Untere G. 2, 3800 Unterseen. Telefone: +41 33 822 86 89. Horário: de segunda a domingo, das 9h até a meia-noite. Site 

viagem para Interlaken

4 Comentários

  1. Tatiana

    Nossa, penso que o problema talvez estivesse com vocês na época da viagem, estive em interlaken duas vezes e achei maravilhosa cidade! Cara, vc dizer que a cidade é feia?Toda rodeada por aqueles canais lindos, construções belíssimas, cercada pelo lago Thun e Brienz de um azul sem igual!! Escolheu mal o hotel? Aí foi um azar seu pois como em todo lugar tem hotéis e hotéis, eu fico sempre no Hotel Royal St George M Gallery e é simplesmente maravilhoso, construção suntuosa, quartos enormes e camas gigantes, café da manhã fabuloso muito diferenciado, e fora a cidade que é realmente linda, podemos, como vc disse, visitar vários outros lugares lindos ao redor como Brienz, Grindewald, Thun etc… e Jungfrau é caro mas vale cada centavo de tão incrível e linda que é a experiência, fora a educação do povo Suíço e aí não é um privilégio de Interlaken, andei por toda a Suíça e educação naquele país é unanimidade. Acho que foram vocês que não tiveram sorte ou não estavam num bom momento, infelizmente…

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Tatiana! Tudo bem?!

      Obrigado pela tua participação e ótimas contribuições ao post, antes de mais nada!

      Realmente, pra mim, Interlaken foi uma decepção… O intuito do blog é postar minhas opiniões verdadeiras e, apesar de eu ter amado outros lugares da Suíça como Grindelwald ou Wengen, não senti uma conexão com Interlaken. E concordo com você: há hotéis e hotéis em cada um dos destinos, nessa acredito que demos azar mesmo – mas adorei tua dica de onde ficar!

      Grande abraço!

      Responder
      • Fabiano

        Olá Rogério, em janeiro estarei na Suiça para alguns poucos dias na região de Interlaken. Estava pensando em usar a cidade como base, para não ter que ficar fazendo check in em hotel todo dia.
        Irei no Jungfrau e estou pesquisando outras cidades, Montreux, Berna, até mesmo uma ida a Zermatt ( que é bem longe) são 2 horas de trem.
        Você acha que não vale a pena? Tens alguma sugestão de cidade para usar como base nessa região?
        Obrigado.

        Responder
        • Alanna Fontes

          Oi, Fabiano!
          Dependendo da quantidade de dias de viagem, o ideal seria fixar uma única base, daí pode ser Interlaken. Mas conforme o número de dias, pode ser interessante montar duas bases.
          Se quiser uma análise mais completa sobre o seu roteiro de forma gratuita pelo consultor Rogério, é só preencher o briefing: https://forms.gle/fJMkaB6DBNpMDozj6 ou, se quiser uma consultoria personalizada com absolutamente tudo que você precisa para viajar, acesse nossa página de Roteiros Personalizados pelo link: https://viajandobem.com.br/roteiros-de-viagem-personalizados
          Ficaremos muito felizes com seu contato 🙂

          Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1. O que é melhor e mais econômico para sua viagem de trem pela Suíça - […] minha viagem pela Suíça, sabe que passei por diversos lugares como Lugano, Lucerna, Berna, Interlaken, Grindelwald e Wengen, Montreux e Vevey – e,…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Consultoria de viagem: um investimento para o seu sonho

Consultoria de viagem: um investimento para o seu sonho

Você gosta de viajar e conhecer novos destinos, mas não se sente preparado para organizar tudo que envolve uma viagem sozinho? Bom, temos a solução para o seu problema! Confira nosso artigo sobre a Consultoria de Viagem, um investimento para a realização dos seus...

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para sua viagem.
Conheça nossos parceiros!
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-voltas comprando ingressos e passeios antecipados com a Tiqets/Ticketbar
Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje com tranquilidade emitindo seu seguro viagem com a Real Seguros
Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
Já pensou ter custo zero com sua hospedagem nas próximas viagens? Então conheça a Home Exchange!
Artigos e equipamentos recomendados para sua próxima viagem!