Europa barata: dez coisas para fazer de graça em Lugano, na Suíça!

por | Atualizado em 8/03/23 | Dicas de Viagem, Europa Barata, Lugano, Viajando com Crianças

Em um novo post da série Europa barata, preparamos uma lista de dez coisas para fazer de graça em Lugano, na Suíça!

coisas para fazer de graça em Lugano

A pitoresca cidade à beira do lago de Lugano é famosa por sua bela paisagem quase mediterrânea, seu Festival de Cinema e por ser a residência do ganhador do Prêmio Nobel, Hermann Hesse. Apelidada de “Monte Carlo da Suíça”, a cidade é um destino popular por sua paisagem encantadora e seu estilo de vida descontraído. Estive lá há pouco tempo e, ao pesquisar para minha viagem, fiz uma listinha de dez coisas pra fazer de graça em Lugano! Confira quais são e programe sua próxima viagem – o destino é simplesmente fantástico!

Europa barata: coisas para fazer de graça em Lugano, na Suíça!

Lago Lugano

De longe, a principal atração de Lugano é o seu belo lago homônimo, que mede 50 quilômetros quadrados de tamanho. É um lago glacial situado na fronteira entre a Itália e a Suíça e, normalmente, é a primeira parada de quem visita Lugano. O clima, que é uma versão mais fria de um clima tipicamente mediterrâneo, permite que árvores temperadas cresçam ao lado de cítricos e ciprestes. Experimente passeios de barco ou outras atividades aquáticas no lago, ou simplesmente sente-se e aprecie a vista como eu fiz. A sensação de paz é indescritível e uma imagem vale mais do que mil palavras:

coisas para fazer de graça em Lugano

Monte Brè

Com uma vista magnífica sobre Lugano, o Monte Brè é a montanha mais próxima da cidade e tem uma vista estonteante dela. Para quem quer otimizar o tempo, saiba que há um funicular que te leva até o topo da montanha! Mas a vista não é a única atração: a pequena e pitoresca vila de Brè tem uma vibe bem tradicional e também abriga muitas pinturas do pintor suíço Wilhelm Schmidt. Há muitas coisas para fazer ao ar livre, incluindo várias trilhas para caminhadas e mountain bike. E o mirante oferece uma visão não apenas do vale do Lago Lugano, mas também se estende até as vistas do Monte Rosa e dos Alpes Berneses. Um passeio realmente imperdível e que rende fotos fantásticas!

coisas para fazer de graça em Lugano

Catedral de San Lorenzo

A encantadora catedral de San Lorenzo (São Lourenço) foi construída em Lugano durante a Idade Média. Passou por diversas batalhas e destruições, mas foi reconstruída no século XV. Suas fachadas exteriores refletem esta reconstrução do século XV – na Idade Média, o prédio era revestido com mármore branco de Carrara e ornada com os bustos dos Reis David e Salomão. Como você pode conferir na foto abaixo, a partir da catedral, você tem uma bela vista sobre os telhados de terracota da Cidade Velha.

coisas para fazer de graça em Lugano

Monte San Salvatore

A imponente montanha tem mais de 900 metros e impressiona mesmo de longe. Ao chegar no seu topo, você ficará encantado com a vista de 360° que oferece de Lugano, do lago e também dos Alpes à oeste. Um funicular leva você até a encosta íngreme em apenas 12 minutos. Para quem quiser caminhar, a estação superior na cúpula é apenas o começo de sua aventura – você pode pegar as trilhas para Carona ou se aventurar ainda mais ao longo da cordilheira até a cidade à beira do lago de Morcote. Outra alternativa é subir de funicular e descer a pé – mas esteja pronto para uma caminhada de mais de uma hora.

coisas para fazer de graça em Lugano

Swissminiatur

Na Melide Causeway, na parte de baixo do Monte San Salvatore, você encontra um museu a céu aberto que, fiel ao seu nome, torna todos os grandes pontos turísticos da Suíça em miniatura. Ali, você vai encontrar 130 miniaturas de igrejas, casas, castelos, trens e montanhas com relevo como a Matterhorn. A maioria destas miniaturas foram criadas em uma escala de 1:25 e envolta em canteiros de flores e bosques, criando um “minimundo” perfeito. As crianças também adoram ver a ferrovia em miniatura que passa pela maquete – ela tem 3,5 quilômetros de comprimento e 18 trens. A criançada também ama ver as miniaturas dos funiculares do parque, carros nas rodovias e barcos passando pelos lagos.

coisas para fazer de graça em Lugano

Parque Civico-Ciani

À direita do icônico Lago Lugano, você vai encontrar o encantador parque de Civico-Ciani, com 63.000 metros quadrados de vegetação abundante. Super bem cuidado, ele é uma fuga perfeita da paisagem urbana de Lugano e tem longos trechos arborizados, canteiros de flores e fontes. Pra quem curte natureza, é um prato cheio: o jardim está repleto de árvores típicas da região do Ticino: o bordo, a cal, o carvalho e os plátanos são as mais conhecidas. Para quem viaja com os pequenos, há uma área de recreação para crianças. Além disso, o Museu de História Natural também está localizado dentro do parque, assim como a Biblioteca Cantonal e a Villa Ciani.

coisas para fazer de graça em Lugano

Centro Histórico

O antigo centro de Lugano é uma delícia para caminhar sem rumo – ele é repleto de igrejas renascentistas e barrocas, conventos e praças históricas. Um bom começo pro seu passeio é a Piazza Riforma, cercada por altas casas pintadas em tons pastel e cheia de vida à noite e nos fins de semana. No limite sul do Centro Histórico, você verá a fachada marcante da prefeitura em estilo neoclássico – o escritório de turismo também fica ali, se você precisar de informações. Nas terças e sextas-feiras de manhã, você pode visitar também o mercado de produtos frescos na Piazzale Ex Scuole, que vende todo tipo de ingrediente para cozinhar, além de  flores, queijo e frutas. Na Piazza Cioccaro, você encontra o belo Palazzo Riva, encomendado por um conde em 1740.

coisas para fazer de graça em Lugano

Museu Herman Hesse

O Museu Hermann Hesse está localizado em Montagnola, perto de Lugano, e abriga memorablia de tempo em que o escritor viveu aqui, dos 43 anos até sua morte. Inclusive a Casa Camuzzi, onde fica o museu, é onde Hesse escreveu muitas de suas obras mais famosas, incluindo “Siddhartha” e “Steppenwolf”. Ele também pintou várias aquarelas e adorava pintar para relaxar do ofício de escritor. Foi durante o seu tempo em Montagnola que Herman Hesse foi premiado com o Prêmio Nobel em 1946 – o museu é um super ponto turístico para quem ama literatura!

coisas para fazer de graça em Lugano

Gandria

Oficialmente parte de Lugano desde 2004, esta encantadora aldeia fica à beira do lago e pertinho das encostas orientais do Monte Brè. Gandria é uma aldeia que segue como era há cem anos, quando era um covil de comércio ilícito. Isso acontecia devido aos altos impostos alfandegários para bens como cigarros e carne, que tornaram este trecho remoto da fronteira suíço-italiana um alvo importante para contrabandistas. Você pode passear ao longo de ruas e escadas estreitas e entrar na Igreja de St Viglio, do século XV, cuja fachada tem memoriais históricos para membros das famílias locais mais notórias. Do outro lado do lado, encontra-se o Swiss Customs Museum, detalhando os esquemas engenhosos dos contrabandistas e os esforços dos funcionários aduaneiros para combatê-los.

coisas para fazer de graça em Lugano

Museu do Chocolate

Um passeio divertido para crianças e adultos, o Museu Alprose oferece uma visão abrangente da história do chocolate e tem degustação gratuita para os visitantes. Na fábrica da Alprose, você pode observar o chocolate sendo feito, processado e embalado – o sonho de infância de muita gente! No tour, há explicações detalhadas sobre esses processos em meio ao aroma suave do chocolate, proporcionando uma experiência memorável. No fim da visita, você poderá provar chocolates, bem como comprar lembranças no museu e na loja Alprose.

coisas para fazer de graça em Lugano

Confira nossos outros posts da série Europa Barata:

Dez coisas para fazer de graça em Paris

Dez coisas para fazer de graça em Londres

Dez coisas para fazer de graça em Roma

Dez coisas para fazer de graça em Florença

Dez coisas para fazer de graça em Veneza

Dez coisas para fazer de graça em Madri

Dez coisas para fazer de graça em Barcelona

Dez coisas para fazer de graça em Berlim

Dez coisas para fazer de graça em Dublin

Dez coisas para fazer de graça em São Petersburgo

Dez coisas pra fazer de graça em Amsterdã

Dez coisas para fazer de graça em Bruxelas

Coisas para fazer de graça em Lisboa

Dez coisas para fazer de graça em Oslo

Dez coisas para fazer de graça em Viena

Dez coisas para fazer de graça no Porto

Dez coisas para fazer de graça em Aix-en-Provence

Dez coisas para fazer de graça em Edimburgo

Dez coisas para fazer de graça em Milão

Dez coisas para fazer de graça em Galway

Dez coisas para fazer de graça em Bérgamo

Dez coisas para fazer de graça em Bolonha

___

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita
Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para uma viagem tranquila e segura
Alugue seu carro com Rental Cars ou Rentcars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-volta comprando ingressos e passeios antecipados com Ticketbar
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Seguros PromoReal Seguros ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

___

2 Comentários

  1. Daniel Craig

    Lista fotos acompanhando uma bela leitura, adorei as miniaturas dos trens, meu filho vai adorar.

    Responder
    • Manuela Colla

      Obrigada, Daniel! Certamente ele vai adorar, é um baita passeio para os pequenos!

      Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1. O que fazer em Lugano: nossas dicas de viagem para a Suíça Italiana - […] Sabe aqueles lugares com paisagens surreais de tão lindas? Assim é Lugano, a maior cidade da região de férias…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para sua viagem.
Conheça nossos parceiros!
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-voltas comprando ingressos e passeios antecipados com a Tiqets/Ticketbar
Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje com tranquilidade emitindo seu seguro viagem com a Real Seguros
Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
Já pensou ter custo zero com sua hospedagem nas próximas viagens? Então conheça a Home Exchange!
Artigos e equipamentos recomendados para sua próxima viagem!