Turismo e viagem em Cucuron (França) – curtindo a região rural da Provença

por | Atualizado em 10/03/23 | Aix-en-Provence, Cucuron, Hospedagem, Provença

Vem ver como foi nosso passeio em Cucuron (França), quando curtimos muito essa bela região aconchegante da Provença!

viagem em Cucuron

Turismo e viagem em Cucuron (França) – curtindo a região rural da Provença

Como acabei de comentar em nosso post sobre onde ficamos hospedados em Cucuron, a cidadela é uma pequena aldeia no Parque Natural Regional Luberon localizado a 26 km de Apt e a 37 km de Aix-en-Provence. Visitamos toda a região de carro, curtindo muito a paisagem e visitando as aldeias e suas fabulosas feiras sem pressa, e indico que você faça o mesmo se viajar por esta região da França – você pode alugar seu carro com Rental Cars ou Rentcars, duas empresas confiáveis que indicamos sempre aqui no blog!

Estávamos viajando com nossos amigos Rubens e Vanja (já contamos nossas aventuras pela Noruega nesta série de posts do blog) e também com o Gérald e a Lenise (um francês e uma brasileira que vivem em Cadenet, uma cidade que fica ao lado de Cucuron). Os dois foram nossos guias não-oficiais (e não remunerados, hehe) da viagem pela região mais charmosa da Provença!

viagem em Cucuron

Sobre Cucuron

Situada na encosta sul da cordilheira Luberon e ao norte do vale de Aigues, a pequena vila encantadora de Cucuron é um prato cheio para quem ama boas paisagens e gastronomia francesas. A cidadela tem uma praça belíssima, onde está a lagoa Bassin de l’Étang, na praça principal, agradavelmente ladeada por plátanos de duzentos anos.

O lago artificial é sempre preenchido na primavera e é tão grande quanto uma piscina olímpica, com enormes plátanos de 200 anos de idade arqueando e proporcionando sombra para todos que fazem suas compras. A praça é o coração da cidade e, ao redor do lago, há um cinema, mercearias pequenas, uma inevitável tabacaria, duas padarias, um açougue, um hotel e bares e restaurantes. Ali, também acontece uma vez por semana a feira da cidade (sempre às terças-feiras) – vamos falar sobre ela no fim deste post!

Viagem em Cucuron

Caminhando pela pequena cidade, já ficamos encantados com seu charme e beleza únicos – e bem típicos desta região francesa. E não é pra menos: a aldeia de Cucuron data de antes do século 11! Passeando por lá, você pode admirar suas muralhas medievais com seus portões e torres, incluindo um campanário dos séculos 12 a 16, a Igreja de Notre-Dame-de-Beaulieu (século 13), a capela românica de Notre-Dame-de-Beauvoir que foi alterada e expandiu-se no século XVII, as casas dos aristocratas e as ruínas de seu castelo e a fortaleza de Saint-Michel.

Existem dois pontos altos na aldeia, de onde pode-se apreciar os belos telhados vermelhos da cidade. No extremo oeste, fica o antigo castelo com a já mencionada torre quadrada de Saint-Michel, construída no século XIV. A partir dali, você pode admirar os charmosos telhados da vila e ver a torre do relógio/sino, a igreja e avistar também o outro ponto alto – a torre do relógio. Esta foi construída em 1541 no porto de entrada da segunda muralha, que era a muralha defensiva da cidade em tempos medievais. A torre do sino é coberta por um raro campanário de pedra.

Viagem em Cucuron

A partir de Cucuron você pode até ver até a montanha Sainte Victoire, os Alpilles e os Alpes de Haute-Provence amados pelo escritor francês Jean Giono. Além disso, parte do filme baseado em seu trabalho, “O Cavaleiro no Telhado”, também foi filmado em Cucuron. A vila e seu lago também podem ser vistos em outra obra cinematográfica (esta, americana): “Um bom ano”, com Russell Crowe e Marion Cotillard – um filme que nós amamos e, confesso, foi uma das inspirações para visitar a cidadela!

Viagem em Cucuron

Os amigos que nos acompanharam neste passeio

Cucuron é o lar de agricultores locais e também de pequenos comerciantes e artesãos e pode-se dizer que há atividade em Cucuron durante todo o ano, não apenas nos meses de verão. Pequeno em tamanho, a feira em Cucuron é grande em charme e qualidade e era uma das razões de nossa viagem – a intenção era cozinhar bastante na nossa ótima casinha francesa e aproveitar as feiras cheias de produtos únicos que cada aldeia oferece!

A feira de Cucuron acontece sempre nas terças-feiras e é conhecida por ter ótimos produtos locais – frutas e legumes, mel, carnes selecionadas e uma boa barraca de queijos – mas também há vários vendedores especializados em legumes e especiarias oferecidas de acordo com sua época de plantio e colheita. Experimentamos um legume durante esta viagem que preciso indicar pra vocês – chama-se la mâche, uma hortaliça de sabor suave perfeita para ótimas saladas! A feira acontece em torno da praça no centro de Cucuron e foi muito bacana curtir este evento como um legítimo francês faria!

Viagem em Cucuron

Carnes especiais da feira

Confira mais algumas fotos desse destino:

Da feira, aproveitamos para conhecer mais locais na área em torno de Cucuron, na rota des château. Na Provença, tudo é muito perto: Cucuron fica a apenas 5 km de Ansouis, considerada uma das “mais belas aldeias da França”, e a 7,4 km de Lourmarin, a vila dos artistas, que foi nosso próximo destino. Em breve contamos como foi!

___

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita
Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para uma viagem tranquila e segura
Alugue seu carro com Rental Cars ou Rentcars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-volta comprando ingressos e passeios antecipados com Ticketbar
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Seguros PromoReal Seguros ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

___

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para sua viagem.
Conheça nossos parceiros!
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-voltas comprando ingressos e passeios antecipados com a Tiqets/Ticketbar
Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje com tranquilidade emitindo seu seguro viagem com a Real Seguros
Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
Já pensou ter custo zero com sua hospedagem nas próximas viagens? Então conheça a Home Exchange!
Artigos e equipamentos recomendados para sua próxima viagem!