Como fomos de Milão a Marselha de trem – e porque aconselho que você não faça o mesmo

por | Atualizado em 10/03/23 | Marselha, Milão

Nesse post, vou contar como fomos de Milão a Marselha de trem em nossa viagem mais recente pela Itália e França – e também explico porque não indico que você faça isso!

Milão a Marselha de trem

Como fomos de Milão a Marselha de trem – e porque aconselho que você não faça o mesmo

Viagem não é viagem sem ao menos um imprevisto, né? Mas, neste caso, eu até antecipei o que ia acontecer quando nosso voo de Milão até Marselha foi cancelado… Inicialmente, nosso plano era o seguinte: sair de Milão para encontrar nossos amigos Vanja e Rubens, que já estariam em Marselha, pra continuar nossa eurotrip pela região da Provença, na França, depois de viver dias fantásticos na região da Toscana italiana. Mas, um mês antes de embarcarmos para a Europa, recebemos um e-mail dizendo que este voo havia sido cancelado.

Claro que minha primeira atitude diante da novidade foi pesquisar uma nova passagem aérea – mas, como estava bastante em cima da hora da viagem, todos os voos para a data da nossa viagem, 31 de outubro, estavam super caros. Decidi, então, que a saída seria fazer este trajeto Milão-Marselha via trem e comprei antecipadamente minha passagem com a empresa Thello.

A viagem, obviamente, seria mais longa – mas eu nem imaginaria o quanto! Mas eu vou chegar lá. Nosso plano inicial? Ir de Milão até Nice, passar uma noite em Nice e, no dia seguinte, seguir para Marselha. De Milão a Nice são 4h30min de viagem e o trecho de Nice até Marselha costuma levar 2h30min. Isto porque eu já estava preparado para algum imprevisto pois já havia lido em outros blogs de viagem que os trens da Thello costumam atrasar não só neste trecho Milão-Nice – os de Milão até Paris ou vice-versa costumam ser piores no quesito cumprimento de horário.

Milão a Marselha de trem

Pelo menos a paisagem de Milão a Nice era muito bonita, margeando o Mediterrâneo!

O nosso maior problema? Estava acontecendo uma manutenção na rede ferroviária que ia até Nice e o trem só seria liberado no dia 31/10. Ou seja: fizemos toda essa viagem no mesmo dia, no derradeiro 31 de Outubro. Sairíamos às 7h da manhã de Milão para chegar no meio-dia em Nice e embarcaríamos novamente 12h20min para chegar em Marselha às 15h. A confusão começou quando nosso trem de Milão foi obrigado a fazer paradas mais longas, em parte devido ao temporal que ocorreu na noite anterior e em parte, ainda, pela manutenção da malha ferroviária, gerando um efeito dominó e nos fazendo perder o segundo trem que nos levaria de Nice até Marselha – um TGV, que era um trem-bala e, portanto, mais rápido.

Como perdemos o segundo trem, o TGV até Marselha, pesquisamos na estação de Nice para ver quando seria o próximo trem-bala até o nosso destino – mas ele seria somente muito tarde daquele dia. Então, a empresa ofereceu nos encaixar em um trem TER (convencional), que demoraria meia hora a mais que o trem-bala para chegar até Nice.

Logo depois de embarcarmos no trem, soubemos que ele estava passando por um problema técnico. Resultado: mais de 50 minutos parados em manutenção não-programada. Quando finalmente chegamos em Marselha, quase 19h, estávamos moídos de cansaço e frustrados com tanta desorganização – bem como minha intuição de viajante havia me indicado, tudo que podia dar errado, deu.

Enviei um e-mail para a Thellò ao voltar pro Brasil e eles informaram que a manutenção da malha ferroviária e as condições climáticas adversas foram a causa do atraso do trem Milão-Nice e que o tempo total de atraso foi de 62 minutos. A empresa me ressarciu pelo atraso já que, conforme previsto no Regulamento Europeu em caso de atraso na chegada ao destino superior a 59 minutos, o consumidor tem direito a uma indemnização igual a 25% do preço do bilhete por um atraso entre 60 e 119 minutos e  50% do preço do bilhete por um atraso de pelo menos 120 minutos. O ressarcimento foi feito diretamente na conta Paypal com a qual comprei os tickets. O atendimento foi bom e valeu a pena reclamar por meus direitos – mas o fato é que fazer o trajeto de Milão até Marselha, de trem, só recomendo para quem tem flexibilidade no horário e nenhum compromisso ou então que faça como era a minha ideia anterior, dividindo a viagem em duas partes, fazendo Milão/Nice, curtir Nice por pelo menos uma noite e então seguir viagem no dia seguinte.

Milão a Marselha de trem

__

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita
Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para uma viagem tranquila e segura
Alugue seu carro com Rental Cars ou Rentcars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-volta comprando ingressos e passeios antecipados com Ticketbar ou GetYourGuide
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Seguros PromoReal Seguros ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

___

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para sua viagem.
Conheça nossos parceiros!
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-voltas comprando ingressos e passeios antecipados com a Tiqets/Ticketbar
Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje com tranquilidade emitindo seu seguro viagem com a Real Seguros
Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
Já pensou ter custo zero com sua hospedagem nas próximas viagens? Então conheça a Home Exchange!
Artigos e equipamentos recomendados para sua próxima viagem!