Europa Barata: dez coisas para fazer de graça em Copenhagen

por | Atualizado em 10/03/23 | Copenhagen, Dicas de Viagem, Europa Barata

Em mais um post da série Europa Barata, descubra uma lista de dez coisas para fazer de graça em Copenhagen e programe sua ida à capital da Dinamarca!

coisas para fazer de graça em Copenhagen

Europa Barata: dez coisas para fazer de graça em Copenhagen

Visite os museus nos dias gratuitos

Um programa bacana na capital dinamarquesa é visitar a incrível coleção de arte nórdica no Statens Museum for Kunst, a galeria nacional da Dinamarca. A coleção abrange mais de sete séculos, além de incontáveis ​​estilos artísticos. O dia para entrar de graça no museu é na sexta feira – nos outros dias, há uma taxa de admissão de 110 DKK (ainda assim vale a pena, especialmente se você quiser passar um dia todinho dele – há muito o que ver!).

Outro lugar legal pra visitar sem gastar nada é o Glyptoteket, uma coleção única de arte e antiguidades reunida por um dos primeiros chefes da tradicional cervejaria Carlsberg. Ele abriu sua coleção ao público em 1882 – a entrada geralmente custa 115 DKK, mas você pode visitar gratuitamente o acervo às terças-feiras.

Outra boa alternativa é descobrir in loco porque porque um escultor dinamarquês chamado Bertel Thorvaldsen encontrou fama internacional e acabou criando obras de arte para o papa. O museu dedicado ao seu trabalho fica num lindo edifício amarelo perto do Palácio Christiansborg e abre gratuitamente às quartas-feiras (normalmente a entrada custa 70 DKK).

coisas para fazer de graça em Copenhagen

Visite os parques e jardins para curtir a natureza

Quem lê a série Europa Barata do blog sabe que sempre indicamos visitar parques porque a maioria deles não cobra entrada e você pode viver um dia diferente em seus destinos de viagem. Em Copenhagen, uma das mais belas áreas verdes é o Rosenberg Castle Gardens, que fica no entorno de um castelo de 400 anos de idade. Os jardins são meticulosamente bem cuidados e o local perfeito para fazer um piquenique ou simplesmente descansar um pouco enquanto passeia pela capital dinamarquesa. Os jardins são gratuitos para visitar, mas o castelo cobra uma taxa de admissão.

Outro lugar bacana pra escapar da cidade é o Jægersborg Dyrehave, um parque de 1000 hectares que abriga ciclovias, o parque de diversões Bakken (vamos falar dele ali embaixo) e cerca de 2000 veados que por ali passeiam livremente. E, se você curtir orquídeas, palmeiras, cactos e lírios gigantes, poderá conferir estas espécies e muitas mais nos jardins botânicos de Copenhaguen que abrigam uma série de estufas gratuitas.

coisas para fazer de graça em Copenhagen

King’s Garden

Visite o Black Diamond

O prédio mais famoso da cidade, o “Black Diamond” de Copenhaguen, foi concluído em 1999 e é uma extensão da Biblioteca Real. O edifício é brilhante e, quando há sol forte, suas facetas negras espelham o mar e o céu na frente do porto, causando um efeito impressionante. Observe na foto abaixo: uma grande incisão divide o edifício em duas partes e ilumina o interior do átrio, que conecta os antigos e novos prédios da Biblioteca de Copenhagen. Ao estar lá, olhe pra cima – uma impressionante pintura de 200 metros quadrados de Per Kirkeby adorna o teto do “Black Diamond”.

Além das principais funções de uma biblioteca, o prédio também abriga o Museu Nacional de Fotografia, uma livraria, um café, um restaurante e o salão de shows e teatro Dronningesalen, com capacidade para 600 pessoas.

coisas para fazer de graça em Copenhagen

Relaxe em Islands Brygge

Esta é uma das minhas partes favoritas de Copenhagen por muitas razões – e é totalmente gratuita para se visitar e aproveitar um dia de sol! Ali, você encontra um porto com um deck de madeira, que é um ótimo lugar para se sentar curtir o movimento da cidade durante um dia quente. Muitos moradores fazem ali seus churrascos de final de semana e a área costuma ficar lotada nos finais de tarde, cheia de gente que quer curtir o pôr-do-sol. Se você curtir esporte, há muitas opções pra você escolher ali: caiaque, pólo aquático e até mesmo alugar seu próprio barco movido a energia solar. Todas essas opções estão disponíveis em Islands Brygge.

coisas para fazer de graça em Copenhagen

Conheça o Bakken

Visite o parque de diversões mais antigo do mundo, que foi criado em 1583 numa área verde chamada de Klampenborg – a população de Copenhagen costumava ir até o parque para se divertir com sua família aos finais de semana. Bakken fica a 20 minutos de trem do centro da cidade e, embora você tenha que pagar andar nos brinquedos, a entrada é totalmente gratuita para absorver a atmosfera nostálgica e percorrer as lojas independentes. O parque é rodeado por um bosque – se tiver tempo, vale a caminhada por ali… E, se quiser andar nos brinquedos, compre o passe que te dá direito a uma pulseira – vale mais a pena!

coisas para fazer de graça em Copenhagen

Aproveite para consumir cultura de graça

O Festival de Cinema ZULU Sommerbio dá aos turistas e moradores de Copenhagen a oportunidade única de ver filmes ao ar livre no Fælledparken ou em qualquer outro lugar que esteja na programação deles, que muda todos os anos! Para tudo ficar ainda mais perfeito, leve alguns lanches, pegue um cobertor e você está pronto para uma noite aconchegante ou romântica sob as estrelas.

Se você gosta de música, há muitos festivais que acontecem também ao ar livre – há uma enorme festa de música eletrônica no início de junho e também um festival de jazz no começo de julho. Se você curte agito, vai gostar da festa de música eletrônica Strøm que movimenta a cidade em agosto. E o melhor – todos esses festivais são gratuitos!

Se você preferir música clássica, pode assistir a um concerto gratuitamente dentro da Trinitatis Kirke, uma bela igreja do século XVII no centro da cidade com um impressionante interior dourado. Ali, regularmente acontecem concertos clássicos gratuitos – os locais dizem que sextas e quartas-feiras são os dias mais populares, portanto, se for nestes dias chegue com antecedência!

coisas para fazer de graça em Copenhagen

Maravilhe-se com as vistas de Christiansborg

O Christiansborg Palace é o lar do Parlamento Dinamarquês e das belas Royal Reception Rooms. Embora exista uma taxa para visitar Christiansborg, a entrada na torre e na igreja é gratuita e dali você tem uma vista incrível da cidade! O Christiansborg Tårnet é o ponto de observação mais alto de Copenhaguen, com vistas deslumbrantes em todas as direções. E, se você olhar mais longe, pode avistar até a Suécia! Incrível!

A adjacente Christiansborg Kirke é a igreja oficial da Família Real Dinamarquesa e local de eventos formais como batizados, casamentos e funerais. Atrás da torre você encontra o Royal Riding Ring ao ar livre, onde você pode ver alguns dos 20 cavalos brancos da Rainha em treinamento para suas funções reais.

coisas para fazer de graça em Copenhagen

Passeio ao longo da zona portuária

Visitantes de todo o mundo avidamente se reúnem para ver a residente mais famosa de Copenhaguen, a Pequena Sereia de Hans Christian Andersen. Empoleirada em sua rocha, a escultura é muito menor do que muitos esperam, e alguns até dizem que ela é uma atração superestimada… No entanto, vale a pena subir a zona portuária, pois há outras atrações para visitar a icônica sereia. A Fonte Gefion, com o mítico Gefion e seus bois, é uma criação imponente que costuma ser ignorada pelos turistas. Atrás da fonte está Kastellet, uma fortaleza em forma de estrela construída em 1600 para defender a cidade, e a entrada é gratuita para passear pelos jardins e seus edifícios históricos e moinho de vento.

coisas para fazer de graça em Copenhagen

Compre na Strøget

Strøget é a rua de pedestres mais animada do centro de Copenhagen. Uma das mais longas e mais antigas ruas de pedestres do mundo, é um paraíso de compras, especialmente para quem deseja conhecer mais o excelente design dinamarquês. Mas não precisa ser consumista para gostar do passeio – ao caminhar de um lado de Strøget para o outro, você vai descobrir edifícios históricos, praças e fontes. Na extremidade inferior fica Rådhuspladsen, sede da Prefeitura de inspiração italiana, onde os visitantes podem admirar o saguão ornamentado e se maravilhar com o Relógio Mundial de Jens Olsen, uma peça incrivelmente complexa de cronometragem. Explorando Rådhuspladsen, você pode descobrir a Fonte do Dragão em estilo gótico, a popular estátua de Hans Christian Andersen e o pilar de pedra que marca o antigo local de Vesterport, o portão oeste da cidade antes cercado por muralhas.

coisas para fazer de graça em Copenhagen

Foto: © City Clock Magazine

Saboreie os sabores do Mercado Torvehallerne

Torvehallerne é um verdadeiro paraíso de comida, temperos, cheiros e sensações! Ali todos, de cozinheiros caseiros a chefs profissionais, buscam produtos locais frescos para suas cozinhas. Dentro do complexo de dois salões de vidro e muitos estandes ao ar livre, você pode comprar ingredientes de qualidade para um jantar em casa, ou adquirir presentes como vinhos, chás e chocolates… Ou apenas sentar e desfrutar de um dos muitos cafés. Se você estiver interessado em provar um pouco da culinária local, uma boa dica é provar um sanduíche  smørrebrød de Hallernes, ou um pølse – cachorro-quente dinamarquês – da Pølse Kompagniet.

Foto: © Heather Sperling

Agora é com você: conta pra gente que cidade falta pra série “Europa Barata”? Qual é o destino em que você mais deseja saber opções de passeios econômicos? Deixe seu comentário abaixo! 🙂
___

Confira nossos outros posts da série Europa Barata:

Dez coisas para fazer de graça em Paris

Dez coisas para fazer de graça em Londres

Dez coisas para fazer de graça em Roma

Dez coisas para fazer de graça em Florença

Dez coisas para fazer de graça em Veneza

Dez coisas para fazer de graça em Madri

Dez coisas para fazer de graça em Barcelona

Dez coisas para fazer de graça em Berlim

Dez coisas para fazer de graça em Dublin

Dez coisas para fazer de graça em São Petersburgo

Dez coisas pra fazer de graça em Amsterdã

Dez coisas para fazer de graça em Bruxelas

Coisas para fazer de graça em Lisboa

Dez coisas para fazer de graça em Oslo

Dez coisas para fazer de graça em Viena

Dez coisas para fazer de graça no Porto

Dez coisas para fazer de graça em Aix-en-Provence

Dez coisas para fazer de graça em Edimburgo

Dez coisas para fazer de graça em Milão

Dez coisas para fazer de graça em Galway

___

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita
Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para uma viagem tranquila e segura
Alugue seu carro com Rental Cars ou Rentcars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-volta comprando ingressos e passeios antecipados
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Seguros PromoReal SegurosMondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

___

banners05animado01

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para sua viagem.
Conheça nossos parceiros!
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-voltas comprando ingressos e passeios antecipados com a Tiqets/Ticketbar
Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje com tranquilidade emitindo seu seguro viagem com a Real Seguros
Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
Já pensou ter custo zero com sua hospedagem nas próximas viagens? Então conheça a Home Exchange!
Artigos e equipamentos recomendados para sua próxima viagem!