Dicas do que fazer na África do Sul: 8 experiências sensacionais e incomuns

por | Atualizado em 29/03/23 | África do Sul, Dicas de Viagem, Tour Personalizado

Confira neste novo post escrito por André Araújo, consultor de turismo e jornalista, oito dicas do que fazer na África do Sul fora do circuito “turistão” e explore o melhor deste destino fantástico!

Dicas do que fazer na África do Sul

A África do Sul é um país que vai muito além da Cidade do Cabo e sua Montanha da Mesa, considerada o cartão postal da cidade e vai além também do Kruger Parque, a mais famosa reserva de animais selvagens do país e destino de muitos turistas!

Na África do Sul o visitante encontrará de tudo um pouco: belas paisagens, áreas rurais, vinícolas, pequenas cidades e grandes metrópoles, vida selvagem e também vida cultural e passeios incríveis e inusitados ao longo (e também fora) da conhecida Garden Route (Rota Jardim).

Enfim, saia da rota básica de Johannesburgo ou a Cidade do Cabo! As cidades menos conhecidas tem atrações formidáveis que me impressionaram bastante. Vem saber quais são!

Dicas do que fazer na África do Sul: 8 experiências sensacionais e incomuns

– Quadriciclo na floresta

Quem já pilotou um sabe como é divertido e quem ainda não teve essa experiência, não sabe o que está perdendo! Melhor ainda se você tiver a chance de pilotar em uma floresta de árvores centenárias com toda a natureza abundante ao redor.

O guia deste passeio dá uma explicação básica de como pilotar no local – o veículo em si não tem mistério, já que o quadriciclo não possui marcha. Ao longo do passeio, trafegamos por riachos, estradas de chão e algumas subidas que a “motoca” anda facilmente. Se tiver sorte, você ainda verá os animais que habitam a região como os babuínos, os macacos vevet e outras criaturas exóticas.

Onde: Tsitsikamma – Garden Route
Mais informações: https://www.tsiadventure.com/
$$: 590 Rand (> 16 anos) e 350 Rand (< 16 acompanhado de um adulto no quadriciclo)

Dicas do que fazer na África do Sul

– Safari no Addo Elefante Parque

Ele não está entre as reservas mais conhecidas pelos turistas brasileiros que visitam a África do Sul, entretanto é um parque de vida selvagem tão interessante quanto o Kruger. O Addo Elefante Parque é a casa de mais de 600 elefantes e vários outros animais que vivem tranquilamente no parque, que possui uma área total de 1.640 km².

Por ser menor que o famoso Kruger, acaba sendo mais fácil avistar os animais e, além disso, é possível cruzá-lo de uma extremidade a outra em um trajeto de aproximadamente duas horas. Dica: o Addo se revela a melhor opção para aqueles que farão a Garden Route, devido à sua localização.

Onde: Addo
Mais informações: https://www.sanparks.org/parks/addo/tourism/get_there.php
$$: 275 Rand (por adulto/por dia)

Dicas do que fazer na África do Sul

– Marine Eco Tour

Para quem curte passeio de barco e aventura, esse tour é ideal porque mescla os dois. O barco veloz parece “flutuar” sobre as ondas e, além disso, temos a chance de fazer uma espécie de safari marinho. No passeio, o turista tem a oportunidade de ver alguns animais que habitam a bela costa de Knysna como focas, pinguins, golfinhos e, dependendo da época, até baleias e tubarões!

O passeio dura aproximadamente duas horas e, além dos animais, podemos admirar também as magníficas paisagens da região (praias, imensos rochedos e até cavernas que só podem ser vistas em um passeio de barco). Este foi um dos passeios mais radicais que fiz ao longo da viagem pela deslumbrante Garden Route!

Onde: Knysna – Garden Route
Mais informações: https://www.oceanodyssey.co.za/tours/marine-eco-tour/
$$: 720 Rand (adulto) e 520 Rand ( criança < 12 anos)

Dicas do que fazer na África do Sul

– Safari de Avestruz

Neste safari você não verá os “big five” (leopardo, leão, búfalo, elefante e rinoceronte) – a estrela aqui é o avestruz e engana-se quem pensa que o passeio é chato, pelo contrário, ele é bastante divertido! Apesar da bicada de um avestruz não machucar (eu levei uma propositalmente), a ave possui uma garra afiada na pata, logo, haverá sempre uma cerca entre o visitante e ele.

Neste safari, todavia, o o passeio é diferente: à bordo de um trator que puxa um vagão repleto de assentos, entramos no recinto dos avestruzes que logo se aproximam dos visitantes por serem animais curiosos! Dessa forma, os visitantes tem a chance de observar essas criaturas de pertinho. Antes do safari acontecer, o guia explica sobre os animais e temos a chance de alimentá-los usando uma colher ou mesmo as mãos (como eu fiz). Ao final do tour, somos guiados para um mini museu que possui diversos objetos feitos a partir da pele do animal. Um passeio que é divertido e informativo ao mesmo tempo!

Onde: Outdshoorn
Mais informações: http://safariostrich.co.za/
$$: 140 Rand (adulto) e 70 Rand (< 14 anos)

Dicas do que fazer na África do Sul

– Carruagem na vinícola

Os passeios na África do Sul são realmente surpreendentes, principalmente pela originalidade, um dos inúmeros passeios da região do The Crags consiste em visitar uma vinícola (e claro fazer uma degustação) a bordo de uma carruagem (uma representação fiel do século XVII). Com capacidade para aproximadamente 15 pessoas, a carruagem segue por uma bela estrada em uma área rural passando por plantações e pequenas fazendas enquanto a guia informa a respeito da degustação dentre outras informações. E por falar em degustação, além do vinho, é feito também uma degustação de azeitona, azeite e chá gelado, todos produzidos na região. É um passeio muito interessante e inusitado e que remete ao passado ao utilizar um transporte de época, aliás incomum até mesmo no tipo de degustação, sendo na maioria das vezes oferecido apenas vinhos.

Onde: The Crags – Garden Route
Mais informações: https://www.horseridinggardenroute.com/horse-drawn-carriage-tour-at-bramon
$$: A partir de 350 Rand

Dicas do que fazer na África do Sul

– Bonde da vinícola

Para os amantes de um bom vinho seja ele tinto ou branco, a África do Sul oferece uma gama de opções de vinícolas na região de Franschhoek, e na dúvida por qual vinícola visitar, por que não visitar várias em um só passeio. No Wine Tram o visitante pode escolher 1 rota dentre 6 rotas, cada rota representa uma cor e em cada rota ocorre um número X de visitas as vinícolas da região. Essas visitas são feita em 3 transportes diferentes: Ônibus, trator puxando um vagão com assentos e em um bonde antigo super estiloso. Ao passar pelas vinícolas, o visitante decide em qual delas quer visitar e o transporte segue viagem retornando ao local após uma hora. As degustações tem bons preços, os vinhos são de excelente qualidade e algumas vinícolas são belíssimas.

Eu fiz a rota vermelha e recomendo visitar as vinícolas: Leopard´s Leap, Dieu Donne, Rickety Bridge e Grande Provence (estas duas últimas são feitas de trator e bonde). O passeio dura o dia inteiro, logo é pra fazer sem pressa e curtir com calma todos os maravilhosos vinhos produzidos em Franschhoek.

Onde: Franschhoek
Mais informações: http://winetram.co.za/
$$: 220 Rand​

Dicas do que fazer na África do Sul

– Monkeyland

É um Santuário de Macacos que abriga mais de 700 deles em uma imensa floresta onde eles vivem livres e tranquilos. Através de uma visita guiada, o visitante aprende sobre a importância da preservação ao longo da caminhada por trilhas na mata observando de pertinho estes graciosos animais, que transitam entre nós sem se importar com a nossa presença.

Onde: The Crags
Mais informações: http://www.monkeyland.co.za/
$$ 230 Rand (adulto) e 115 Rand (criança)

Dicas do que fazer na África do Sul

– Birds of Eden

Santuário dedicado as aves que acolhe mais de 3.500 pássaros de 220 espécies diferentes. Através de passarelas suspensas de madeira, o visitante tem a chance de vê-las voando livremente em uma grande floresta com muitas árvores, riachos, lagos e até uma mini cachoeira.

Onde: The Crags
Mais informações: http://birdsofeden.co.za/
$$: Idem ao Monkeyland

Importante: Todos os animais de ambos os santuários foram resgatados de zoos, pessoas que fazem venda ilegal de animais silvestres e até laboratórios. Ambos santuários não possuem fins lucrativos e baseiam-se somente no Eco Turismo Sustentável, por isso mesmo a nossa visita é muito importante para ajudarmos na existência desses santuários que realizam um trabalho admirável. Ambos os santuários fazem parte da The South African Animal Sanctuary Alliance (SAASA).

Dicas do que fazer na África do Sul

Post escrito por André Araújo – Consultor de Turismo & Jornalista

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha  e opinião ideológica do blog Viajando Bem.

___

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita
Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para uma viagem tranquila e segura
Alugue seu carro com Rental Cars ou Rentcars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-volta comprando ingressos e passeios antecipados com Ticketbarou GetYourGuide
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Seguros PromoReal SegurosMondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

___

SalvarSalvar

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. Guia brasileira na Cidade do Cabo - desvende o melhor da África do Sul! - […] Dicas do que fazer na África do Sul: 8 experiências sensacionais e incomuns […]

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para sua viagem.
Conheça nossos parceiros!
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-voltas comprando ingressos e passeios antecipados com a Tiqets/Ticketbar
Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje com tranquilidade emitindo seu seguro viagem com a Real Seguros
Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
Já pensou ter custo zero com sua hospedagem nas próximas viagens? Então conheça a Home Exchange!
Artigos e equipamentos recomendados para sua próxima viagem!