Conhecendo Portugal, Itália e Espanha: o roteiro do casal Tatiane e Luís

por | Atualizado em 29/03/23 | Alentejo, Europa, Florença, Hospedagem, Lisboa, Madri, Milão, Roma, Roteiros by Rogerio, Toscana, Trem

Conhecendo Portugal, Itália e Espanha: vem ver como foi a super viagem de Tatiane e Luís, que estiveram em Madri, Roma, Florença, Milão, Lisboa, Alentejo e Lisboa na primavera! 

Conhecendo Portugal, Itália e Espanha

Conhecendo Portugal, Itália e Espanha

O roteiro proposto pelo blogueiro funcionou muito bem para nós. Se fosse hoje, apenas mudaríamos a partida da nossa viagem. Pois como não programamos antes as cidades que iríamos visitar, perdemos um pouco de tempo nos translados (trem, avião)…

Em uma próxima viagem iremos primeiramente decidir onde queremos visitar e só depois comprar as passagens de ida e volta, conforme ensina o blogueiro!

As cidades

Foram 15 dias de viagem em três países: Itália, Portugal e Espanha.

Em Roma foram três dias. Achamos pouco tempo porque, como todos dizem, Roma sempre tem um atrativo, a cidade é maravilhosa!

Passamos três dias em Florença, tempo que julgamos suficiente. Como é uma cidade menor e os pontos turísticos são próximos uns dos outros, deu tempo até de fazer uma exploração nos vinhedos de Toscana em uma excursão de Fiat 500, um aventura inesquecível e prazerosa.

Em Milão, dois dias seria o ideal para passear bastante, mas ficamos três dias ali, ao todo. Já em Lisboa ficamos um dia mas, se pudesse voltar atrás, eu consideraria três dias ali para fazer as coisas com mais calma. E em Madri, ficamos dois dias e o tempo foi excelente para conhecer os pontos turísticos.

Conhecendo Portugal, Itália e Espanha

Os voos

Todos os voos de nossa viagem foram tranquilos, sem problemas.

As viagens de trem

Na Itália, andamos de Italo treno, foi maravilhoso ficamos na classe smart em que serviam até lanchinho para os passageiros! A viagem foi rápida e tranquila e os trens eram muito pontuais.

Uma observação que pode ajudar outros viajantes: quem viaja com malas grandes deve ficar perto do portão de embarque pois o espaço para as malas é pouco. Além disso, compensou muito comprar as passagens com antecedência! comprar sua passagem antecipadamente por este serviço, indicado pelo blog.

Conhecendo Portugal, Itália e Espanha

As hospedagens

Roma – Maison Vaticana: Excelente em localização e limpeza. A proprietária nos acolheu super bem e nos ensinou como nos locomover em Roma. Além disso, o preço era muito bom, excelente relação custo-benefício para hospedagem em Roma!

Florença – Residenza Le Rondini: Para começar, são 93 degraus até a residência que fica no último andar e não tem elevador – por isso, levar a mala até lá foi um grande sacrifício. O ambiente era limpo e o proprietário bem atencioso: explicou os pontos turísticos, deu dicas de onde comer e beber, etc. O banheiro era pequeno, mas a localização é excelente e a hospedagem tem bom preço.

Milão – Hotel Ritter: Hotel bem centralizado, próximo à estação de metrô de Milão, bom para turistar. Ademais, tem elevador e um preço bom!

Lisboa – Lisbon Guesthouse: Bem localizado, equipe gentil, porém não muito abertos para dar informações. Todavia, o preço era bom!

Madrid – Hostal Mendonza: Excelente localização, próximo à Gran Via, à uma loja oficial do Real Madrid e em frente à um restaurante muito bom. Equipe atenciosa, tem elevador e quartos limpos e modernos.

Conhecendo Portugal, Itália e Espanha

Como chegamos aos locais de hospedagem

Nas cidades grandes, fomos de táxi e, nas demais, de metrô. O transporte público funciona muito bem nas cidades pelas quais que passamos.

Cartão ou passe de transporte público

Usamos o transporte público com o Roma Pass de 72 horas em Roma, valeu muito a pena cada euro investido! Em Milão compramos o Passe ATM de 48 horas para o transporte público, também valeu muito a pena. Já em Lisboa compramos o Passe Viva Viagem de 48 horas para transporte público e valeu muito a pena. E, por fim, em Madri, compramos somente o cartão de passe de metrô que valia por 24 horas.

O passe do transporte público vale para metrô, ônibus e bondinho.

Conhecendo Portugal, Itália e Espanha

Ingressos antecipados

Não compramos ingressos antecipados para as atrações, o que foi uma grande falha nossa. Afinal, o melhor de adquirir com antecedência não é somente o ingresso em si e sim o plus de que, além do ingresso, você tem direito a uma fila especial!

Ingressos de atrações turísticas podem ser comprados diretamente no site de cada atração ou então todos em um único lugar, em português e uma única compra.

Os procedimentos de imigração

A imigração foi tranquila, não apresentamos nada, somente falamos que iríamos comemorar dez anos de casados e nos liberaram. Não levou nem dois minutos.

Conhecendo Portugal, Itália e Espanha

Seguro de viagem obrigatório

Não precisamos usar o seguro, mas contratamos por ser obrigatório. Por isso, se você está pensando em viajar pra Europa, confira este post sobre o seguro viagem, sua obrigatoriedade e dicas.

O clima durante a viagem

Durante nossa estadia na Itália, pegamos belos dias de primavera europeia e calor!

Já em Portugal e na Espanha, pegamos uma primavera mais fria. Mas nada que atrapalhasse nossos passeios!

Conhecendo Portugal, Itália e Espanha

Internet e telefonia

Compramos o chip da Vodafone que serve para toda a Europa – e ainda pegamos uma promoção: na compra de um chip de 10Gb, você levava outro com 8Gb. Foi excelente a aquisição e a internet funcionou perfeitamente!

Comunicação em língua estrangeira

Na Itália, achamos todos muito receptivos conosco – tanto que, quando falávamos que éramos brasileiros, logo os italianos queriam tentar falar o português! Em nossa estadia lá, tivemos uma uma troca entre italiano, inglês e português.

Na Espanha, tivemos que falar inglês pois não sabíamos o espanhol e achamos que eles não são nada receptivos. Ao menos conosco, não foram!

Conhecendo Portugal, Itália e Espanha

Avaliação da consultoria

Excelente. Voltamos em breve com certeza. O ponto mais positivo da consultoria foi a localização dos hotéis. Foi tudo excelente, parabéns!

Tatiane e Luís
Sonora/MS
Data da viagem: abril de 2018

Dicas para outros viajantes

Cada cidade tem sua história e também seu ponto especial, viajar para a Europa foi ótimo! Mas, para nós, o que foi mais divertido foi o passeio de Fiat 500. Ríamos muito durante todo o trajeto em Florença.

Em Portugal, no Alentejo, achamos a cidade de Sousel bem tradicional e acolhedora. Vale conhecer!

SalvarSalvarSalvarSalvarSalvarSalvar

11 Comentários

  1. Marcos Julio Barbosa

    Olá
    Bom dia
    Adorei a leitura que postaram.
    Estamos nos programando em família para nossa primeira viagem para fora do país.
    Pensamos exatamente neste roteiro que fizeram.
    Obrigado
    Att.

    Responder
  2. laurena apolinario

    boa tarde
    somos de Recife gostariamos de saber o valor aproximado dos custos dessa viagem pois pretendemos comemorar nossos 25 de casados.
    desde já agradecemos

    Responder
  3. Luana Azeredo

    Adorei o roteiro de vcs, é exatamente o que eu procuro. Pretendo ir em Set 2020. vcs gastaram qto na viagem?

    Responder
  4. Janine

    Olá! Gostaria de saber o total gasto em viagem.
    Estou pensando em fazer o mesmo roteiro na minha lua de mel, em setembro. Alguma dica?

    Responder
  5. Sami

    Penso em fazer tb Portugal e Espanha em junho/2019: seria GRU-PORTO 3 dias: bate e volta em Guimarães, Coimbra 1 dia, Lisboa 3 dias: com bate e volta em Sintra, Cascais e Estoril; Algarve 3 dias: Alentejo, Évora, Estremoz e Albufeira. ESPANHA – Andaluzia 3 dias: Sevilha, Cordoba; Madri 3 dias e Barcelona 3 dias e volta para Sp. Preciso fazer td em 22 dias, só não sei se alugo um carro ou faço as viagens internas de trem. Acham q o roteiro tá correto? Alguma dica de hospedagem e transporte? Agradeço.

    Responder
  6. ivani

    eu nunca falei com voces porque me disseram que eu já disse isso, não é verdade

    Responder
  7. IVANI

    QUERO VIAJAR C MEU ESPOSO EM SETEMBRO 2019 PARA PORTO, MADRI ROMA
    EM PORTO QUERO IR DE TREM P OS LUGARES PROXIMOS ATÉ LISBOA PARA
    MADRI OS ARREDORES TAMBÉM E EM ROMA QUERO TB CONHECER LUGARES DE TREM TIPO VENEZA, FLORENÇA ETC
    AO TODO QUERO FICAR 30 DIAS IR 8.9.19 E VOLTAR 7.10
    ESTOU EM SÃO PAULO E QUERO SABER QUAL LOCAL MELHOR IR PRIMEIRO,
    QUERO ALUGAR UM APTO OU HOTEL E IR VIAJANDO DE TREM O MESMO MADRI
    O MESMO ROMA
    GRATA PELA ATENÇÃO
    PODE ME AJUDAR EU TENHO 67 ANOS E MEU ESPOSO 68

    Responder
  8. alexandre

    Gostaria de receber os comsntários

    Responder
  9. gilson

    Boa noite a todos.Pela primeira vez aqui no blog, ainda estou me adaptando äs informacoes postadas. Pretendemos, eu e esposa, conhecer Portugal e Espanha e acredito que seria muito importante as pessoas que comentam suas respectivas viagens colocassem também valores que pagaram , por exemplo em visitas , trens, diversões, emfim.. com o objetivo de termos ideia dos possiveis gastos que os futuros viajantes teriam. Fica a dica e creio que irá ajudar em muito a todos.

    Responder
    • Manuela Colla

      Gilson, bom dia!

      Obrigada pela sugestão! Vou repassá-la ao meu editor, Rogério.

      Um bom site para ter ideia dos preços de ingressos é este aqui: https://www.tiqets.com/pt/?partner=viajandobem
      Pode te ajudar nas pesquisas!

      Abraço!

      Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1. Europa: 15 roteiros de 15 ou 20 dias prontos para você usar! - Viajando Bem | Dicas e roteiros de viagem - […] Conhecendo Portugal, Itália e Espanha: o roteiro do casal Tatiane e Luís […]
  2. Dicas de hospedagem em Florença - […] do casal Tatiane e Luis, que contrataram nossos roteiros para sua Eurotrip em abril de […]
  3. Dicas de hospedagem em Madri - testadas e aprovadas - […] de Tatiane e Luis – o casal conheceu a Europa em abril de 2018 com a ajuda dos roteiros…
  4. Dicas de hospedagem em Lisboa - avaliadas por clientes reais - […] de Tatiane e Luís, que estiveram em Lisboa em setembro de 2018 com roteiro organizado por […]
  5. Dicas de hospedagem na Itália - testadas e aprovadas pelos clientes da consultoria - Viajando Bem | Dicas e roteiros de viagem - […] do Luís e da Tatiane, que conheceram Milão em abril de 2018 com nossos […]

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para sua viagem.
Conheça nossos parceiros!
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-voltas comprando ingressos e passeios antecipados com a Tiqets/Ticketbar
Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje com tranquilidade emitindo seu seguro viagem com a Real Seguros
Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
Já pensou ter custo zero com sua hospedagem nas próximas viagens? Então conheça a Home Exchange!
Artigos e equipamentos recomendados para sua próxima viagem!