Roteiro para o Peru: a viagem da Isabella

por | Atualizado em 29/03/23 | Águas Calientes, Cuzco, Lima, Machu Picchu

Um dos destinos mais fascinantes da América do Sul, o Peru encanta e fascina com sua cultura e história, suas cores e sua gastronomia. A Isabella, que trabalha conosco organizando nossos roteiros detalhados, fez um roteiro para o Peru e, neste post, conta tudo sobre a viagem e sobre lugares que muitos turistas costumam não visitar. Vem ler!

Roteiro para o Peru

Vale Sagrado

Roteiro para o Peru

Gostei muito do Peru e acho que é um país pra se voltar muitas vezes – fiquei com a impressão que ainda tenho muito mais para ver lá. Se voltasse no tempo, faria uma programação diferente e menos cansativa – sobretudo no trecho de Machu Picchu.

Recomendo fortemente fazer um roteiro detalhado dia-a-dia para otimizar sua viagem e que façam esta viagem com o apoio de uma agência de turismo porque a programação é intensa e, sem informações dadas pelos guias, seria perda de tempo! Se quiser, te ajudamos organizando todos os detalhes da tua viagem dia-a-dia – saiba mais aqui!

Impressões gerais

Trânsito – Loucura total em qualquer cidade! Os motoristas fazem as maiores barbaridades e são extremamente agressivos na direção. No Peru se dirige na base da buzina e da força. A dica é: nem em sonho pense em alugar um carro no Peru. Aliás, a melhor coisa que fizemos foi contratar todos os transportes pois é muito complicado e arriscado fazer estes trajetos por conta própria. Só eles sabem como cumprir horários com esta loucura toda!

Aeroporto de Lima –Quem fala que os aeroportos mais movimentados são os de Miami e Madri não conhece o de Lima. Imagine o Maracanã num dia de Fla x Flu e ainda será pouco para a quantidade de gente que tem lá! Simplesmente não há lugar para sentar – este, aliás, é mais um dos sinais que o boom turístico está acontecendo com muita força no Peru. A parte internacional é um pouco mais tranquila, mas os voos nacionais… Cruzes!

Comida – Ahhhh! Tudo que falaram sobre a gastronomia peruana é pouco. Comer no Peru é um esporte, uma religião, algo a que se dedica tempo e esforço. Só em um lugar comi muito mal, Paracas. De resto, sempre comi super bem. Don Gaston e seus muitos restaurantes nos enchem de alegria! Até os famosos chineses (que lá são uma tradição) são ótimos. Eu tinha medo da pimenta e tudo é realmente muito condimentado! Uma alternativa é pedir a comida sem pimenta – talvez você consiga, dependendo do restaurante.

Povo – Simpático, receptivo, honesto, pronto para te ajudar sempre. Gostei muito deles!

Clima – Quente durante o dia e, a partir das 15h, caindo até ficar gelado. Nunca chove em Lima tanto que, se você observar, as ruas não possuem bueiros. Em Cuzco, chove e à noite é realmente gelado!

Itinerário do roteiro para o Peru

Dia 1/10 Rio – Lima
Lima
Lima – Paracas
Paracas – sobrevoo a Nazca
Paracas – passeio de barco Islas Ballestas – Lima
Lima – Cuzco
Cuzco – Maras e Moray
Cuzco – Awanakansha-Pisac- Ollantaytambo – Águas calientes
Águas Calientes – Machu Picchu – Olhantaytambo – Urubamba
Urubamba – Cuzco
Cuzco – Lima
Dia 12/10 Lima – Rio de Janeiro

O melhor da viagem, segundo a Isabella:

Lima

Lima é uma cidade de 12.000.000 de habitantes, logo, ENORME! A parte turística está entre Miraflores/San Isidro e Barranco. Os museus são fantásticos e com ótimos acervos – destaque para o Museu Larco que fica muito longe de Miraflores mas vale super a pena e as instalações são belíssimas. Se puder, almoce por lá, o restaurante também é lindo e famoso!

Roteiro para o Peru

Lima

Miraflores é segura, limpíssima e cheia de flores. Cuidado: a parte próxima ao shopping Larcomar é uma muvuca de turistas, bem popular. Eu preferi ficar um pouco mais afastada e não me arrependi!

Barranco é charme puro. Andou bem desvalorizada e mal falada, mas começou a ser explorada corretamente e descoberta pelos hotéis de charme e logo, logo vai explodir e ficar impossível de ir! Se eu voltasse à Lima, era lá que eu ficava, com certeza. Tem galerias de arte, grafites lindos, restaurantes charmosos e com ótima comida. Fica longe do centro e de Miraflores.

Roteiro para o Peru

Barranco

Paracas

Só existe como base para os passeios para as Islas Ballestas, pela sua reserva natural e pelos voos à Nazca. A cidade em si é mínima e sem nenhum atrativo. Nem pense em ficar num hotelzinho, tem que ficar num hotel decente porque você fará tudo por lá mesmo. Os passeios valem muito a pena. Para quem viaja com crianças, as Islas Ballestas são imperdíveis – lá você vê todo tipo de focas e pássaros!

Roteiro para o Peru

Reserva de Paracas

Nazca

Fantástico, incrível e extraordinário! Sempre tive curiosidade de visitar e confesso que saí de lá mais curiosa ainda! Como puderam fazer aquilo? Para quê? O sobrevoo saindo de Pisco vale muito a pena, são aviões pequenos mas não tive medo. Valeu muito a experiência e agora vou estudar mais este assunto!

Roteiro para o Peru

Nazca

Cuzco

Prepare a saúde antes de ir! Tem gente que quase morre (como eu!) e tem gente que não sente nada. Este mal estar tem nome de “soroche” e eles tem remédios e oxigênio para combatê-lo e ajudar os turistas. A cidade em si tem um centro histórico muito curioso e lindo. Vale a visita sim, mesmo não passando muito bem. O city tour é uma perda de tempo, a não ser que você contrate o completo, que levará você para dentro das atrações.

Roteiro para o Peru

Cuzco

Mora/Moray

São as ruínas de uma área de plantação da época dos Incas e uma salineira. Achei um passeio interessante – mas não imprescindível. Eu fui numa van ruim e com um guia sem muito entusiasmo e certamente isto contribuiu para que a experiência fosse negativa. Pode ser que você, em outra situação, goste muito.

Roteiro para o Peru

Moray

Awanakansha

Fiz ali um passeio para ver todo tipo de camelídeo (Lhamas, Alpacas, Vicunhas e etc). As crianças adoram esse passeio!

Awanakansha

Pisac

As ruínas de Pisac são impressionantes e fáceis de visitar – e o melhor: são enormes e estão bem tratadas. Neste dia, a guia era maravilhosa e levou fotos e explicações o que enriqueceram muito a visita. O mercado de Pisac é bem legal, mas os melhores preços estão em Cuzco. Vale muito fazer este passeio!

Roteiro para o Peru

Pisac

Ollantaytambo

Outras ruínas interessantes e bem conservadas. Aqui foi que percebi o boom turístico que o Peru está vivendo: nem pense em ir sem se planejar, fazer um roteiro adequado e com reservas com muita antecedência. Este lugar parecia um formigueiro de gente, idem na estação e na cidade como um todo!

Roteiro para o Peru

Olantaytambo

Águas Calientes

Este é mais uma cidade-dormitório para a subida a Machu Picchu. Achei-a feinha e sem graça, crescendo desgovernadamente e, a cada dia, seu número de habitantes é dobrado pela quantidade de turistas. As ladeiras são uma loucura e não há nenhum tipo de transporte – só suas pernas e pés!

Machu Picchu

É fato: não há palavras que descrevam a sensação de ver a cidade pela primeira vez. Após tanto esforço para chegar lá, a recompensa é a visão magnífica do lugar! A combinação da posição com as ruínas das construções fazem você questionar tudo. Como foi possível construir aquilo? Como era a vida ali? Ir sem um guia é um crime, tem que ter alguém que te ajude e esclareça suas duvidas e te ajude com a estratégia pra se locomover por lá…

Roteiro para o Peru

Machu Picchu

Urubamba

Pouco vi pela exaustão das visitas anteriores, mas me pareceu bem simpática. Alguma atração importantíssima deve ter porque o melhor hotel está lá, um ceramista que expõe em NYC tem lá seu ateliê e o melhor restaurante em que comi na viagem inteira, idem. Isto não pode ser à toa, certo?

Cuzco

Voltei bem mais adaptada e consegui dar umas voltinhas e sobretudo ir ao centro de artesanato. Imperdível e, de longe, o melhor lugar para suas compras. Coisas muito lindas mesmo.

Cuzco

Lima

Faltava ver o show das águas no Parque da Reserva, que é longe de Miraflores também, mas vale super a pena! Lindíssimo e bem cuidado, o parque e o show das águas é padrão Disney, coisa mais linda de ver. Lá, as crianças também fazem a festa e tem uma fonte daquelas de brincadeiras que mesmo gelado como estava, eles iam e se molhavam todos. Funciona de dia também mas não deve ter a menor graça… Vá à noite!

Circuito Mágico de las Águas Lima

Curtiu as dicas da Isabella? Se você está pensando em fazer um roteiro para o Peru, pode gostar dessa viagem que organizamos para a Sabrine e a Larissa.

Seguro de viagem

Uma ótima dica para quem viaja para o Peru é contratar o seguro viagem, caso algo aconteça com você enquanto passeia pelo pais. Optando por SegurosPromoMondial ou Real Seguros, onde você poderá comparar e emitir seguro de diversas companhias, inclusive Isis e Flycard, você estará em boas mãos e com seguradoras fortes e de confiança.

____

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita
Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para uma viagem tranquila e segura
Alugue seu carro com Rental Cars ou Rentcars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-volta comprando ingressos e passeios antecipados
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Seguros PromoReal SegurosMondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

___

banners05animado01

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para sua viagem.
Conheça nossos parceiros!
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-voltas comprando ingressos e passeios antecipados com a Tiqets/Ticketbar
Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje com tranquilidade emitindo seu seguro viagem com a Real Seguros
Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
Já pensou ter custo zero com sua hospedagem nas próximas viagens? Então conheça a Home Exchange!
Artigos e equipamentos recomendados para sua próxima viagem!