Três meses na Europa: o roteiro personalizado de viagem da Eliana

por | Atualizado em 18/05/23 | Amsterdã, Automóvel, Barcelona, Cinque Terre, Colônia, Côte D´Azur, Dicas de Viagem, Florença, Frankfurt, Hospedagem, Innsbruck, Munique, Nice, Paris, Roma, Roteiros by Rogerio, Trem, Veneza

roteiro personalizado de viagem_queen_Viajando Bem

Organizando a viagem

Essa foi a segunda viagem que eu fiz usando os roteiros personalizados do Rogério – ano passado fiz a primeira viagem em que também fui sozinha e adorei. Desta vez, optamos por outros lugares da Europa que ainda não conhecia (com exceção de Paris, onde eu queria passar meu aniversário).

Foi maravilhosa minha viagem, tanto da primeira vez como desta – um verdadeiro período de descobertas. Viajando sozinha, faço tudo no meu ritmo, sem pressa ou ajustes de acordo com a disposição e as vontades dos outros. Na minha vida, eu já fiz muita viagem com a família, mas viajar sozinha me acrescentou o prazer de conhecer lugares no meu ritmo e fazer somente o que realmente gosto de fazer. Eu não gosto de samba, de futebol, de forró: gosto de ópera, de visitar museus, de tranquilidade, de conhecer novas culturas, viver como uma local… Se eu viajasse só pra ver os principais monumentos de uma cidade, não acho que valeria a pena.

roteiro personalizado de viagem_Veneza_Viajando Bem

O roteiro personalizado de Eliana pela Europa

Esse ano, decidi que queria viajar pela Europa por 90 dias e ver coisas diferentes do que vi na minha primeira viagem. O resultado? Amei demais tudo! Em Amsterdã, inclusive, consegui celebrar o famoso Dia do Rei, até. Foi tudo ótimo – tivemos alguns percalços, mas nada que estragasse a viagem. Até mesmo porque tenho cabeça fria e estava preparada pois sei que coisas assim podem acontecer. Minha meta é: “nada de se estressar com o que não está no meu controle!” 🙂

Amsterdã foi fantástica, a cidade é linda e ótima pra se curtir caminhando. Fiquei oito dias por lá. Fiz também passeios bate-e-volta a partir de Amsterdã: Zaanse Schans, o parque Keukenhof em Lisse e também visitei Utrecht. Em Dachau, estive em um Campo de Concentração. O parque Keukenhof é de tirar o fôlego e o campo de concentração foi um passeio bem interessante, mas claro que meio pesado.

Depois disso, rumei para a Alemanha – mais especificamente Colonia, Frankfurt e Munique – foi tudo ótimo, eu sou apaixonada pela Alemanha. Lá, me encanta a história, a arte, a arquitetura, o povo e o respeito com que tratam tudo por lá. Todo mundo se respeita, no metrô você não escuta as músicas dos outros… Educação, respeito e cultura tem muito valor pra esse povo fantástico.

De Munique, fui pra Innsbruck e amei! Quero voltar pra Áustria. Tudo lá parece saído de um conto de fadas!

roteiro personalizado de viagem_Innsbruck_Viajando Bem

Daí, fui pra Itália. Durante minha estadia em Veneza, choveu muito – apesar de ter conhecido vários locais bem antigos, achei que a cidade não estava bem preparada pra isso – na minha opinião, a Itália peca na preservação de lugares históricos. Mas, por Roma, me apaixonei! Estive também em Florença, outra cidade de que gostei.

Dali, fui pra Cinque Terre, um lugar inesquecível, achei tudo muito lindo – tanto que fiz por terra e por água também! Dali, fui pra Nice e Carcassone. Achei ambos locais um charme e muito bem conservadas – além dos castelos lindos que pude conhecer, um verdadeiro sonho. Dali, fui pra Barcelona e, depois, para Paris. Fiquei na França até 17 de julho e, lá, passei quinze dias de cama – mas sobre isso falo mais tarde.

roteiro personalizado de viagem_Cote DAzur_Viajando Bem

Os voos

Tudo foi bastante tranquilo nos meus voos – saí daqui do Brasil usando a TAM de Teresina para SP, depois voei para Amsterdã pela KLM, outro voo tranquilo. Voltei de Paris pro Brasil pela Air France, e de SP para Teresinha pela TAM. Sem qualquer tipo de incomodação. 🙂

As viagens de trem

Os meus passeios por dentro da Europa fiz de trem, foi tudo tranquilo.

Tive pequenos problemas duas vezes por conta das greves do transporte público na França e na Espanha. Na França, tive trechos cancelados e, no mesmo dia, me realocaram mas tive que esperar três horas a mais para conseguir embarcar no trem. Já na Espanha, tive que comprar outro ticket de trem para conseguir embarcar… Mas, de resto, foi tudo bem tranquilo: os trens são muito confortáveis, tudo muito bom. Se você quiser, pode comprar sua passagem antecipadamente por este serviço, indicado pelo blog.

roteiro personalizado de viagem_Roma_Viajando Bem

As hospedagens

Nessa viagem, tive minha primeira experiência num hostel. Sempre que viajei, somente me hospedava em hotéis ou apartamentos, e adorei ter essa vivência!

Amsterdã – ClinkNOORD Hostel– Acomodação boa! Ali, fiquei eu e mais três pessoas e era tudo muito limpo, organizado e o albergue ficava próximo da Estação Central. A barca que atravessava pro lado norte era gratuita e tinha saídas durante o dia todo – aproveitei bastante essa facilidade. Além disso, o pessoal do hostel era muito atencioso, falam pros viajantes o que tem de interessante para ver na cidade… Adorei!

Colônia – Elite Hotel – Achei esse local muito bom. Fiquei num quarto individual, bem confortável. E tinha uma localização privilegiada: consegui visitar muitas atrações, afinal, ele era bem no centro.

Frankfurt – Ibis Frankfurt Centrum – Esse Ibis ficava na beira do rio, bem no centro, achei-o maravilhoso. Um dos melhores custo-benefício da viagem toda, indico muito! Ele também ficava bem próximo da estação de trem (em torno de dez minutos de caminhada)… Fiz passeios a pé e passeios de barco em Frankfurt, cidade que foi uma descoberta maravilhosa pra mim, amei de paixão!

Munique – Gspusi Bar Hostel – Nesse hostel, a equipe me deu muitas dicas sobre a cidade! O único porém eram os outros hóspedes, bastante festeiros – eram muitas pessoas jovens reunidas no mesmo local e, confesso que no começo me incomodei um pouco… Mas nada que impedisse meu sono. Achei o preço do hostel muito bom e tudo bem limpo e organizado!

roteiro personalizado de viagem_Munique_Viajando Bem

Innsbruck – Hotel Mondschein – Hospedagem excelente, ficava na beira do rio da cidade, coisa mais linda! Ali, eu estava a dois passos da ponte, no paraíso – o hotel inclusive aparece no cartão postal da cidade. Innsbruck, aliás, é linda – amei a comida, o povo, a cidade, me apaixonei pela Áustria!

Veneza – Le Repubbliche Marinare – Este era um bed & breakfast muito bom também. Aqui, fiquei num quarto individual, com café da manhã simples e honesto. Foi tudo 100%!

Roma – Residência Piccolo Principe -Em Roma, tive um problema com a hospedagem – o sistema fez confusão com minha reserva e, quando cheguei lá, a dona do hotel tomou um susto! O Booking, então, me passou pra outro hotel, a Residência Piccolo Principe. Ele era bem bom, ótimo custo-benefício!

Florença – Arcchi Rose – Em Florença, fiquei nesse hostel interessante próximo de uma estação de trem. Ali, fui bem acolhida, ganhei boas informações sobre Florença e foi tudo bem tranquilo.

roteiro personalizado de viagem_Ponte Vecchio_Viajando Bem

La Spezia –Apartamento Marco Federici –  Em La Spezia, fiquei nesse apartamento só pra mim. Foi um pouco mais caro que as outras hospedagens da minha viagem, mas bastante confortável e também bem localizado.

Nice – Hotel San Gothard – Na fantástica Nice, fiquei nesse hostel simpático e muito bem acomodada. Recomendo a outros viajantes!

Carcassone – Appartements Pech Mary – Este ficava dentro da cidade murada e foi uma excelente escolha. Era um estúdio e a dona do apartamento era muito gentil e me recebeu com uma garrafa de espumante, um luxo!

Barcelona – Aqui, tive outro problema na hospedagem. Aluguei um quarto num apartamento de brasileiros e achei que a dona não era tão afável, me deu um endereço que não era o endereço dela… Foi um pouco confuso no início e prefiro não indicar a hospedagem. Aqui, tem várias outras boas dicas de hospedagem em Barcelona. 🙂

Paris – Aluguei apartamento de uma pessoa conhecida, por isso, também não vou colocar o link. Quando cheguei na cidade, senti que estava lotada de turistas que estavam lá para ver os jogos de futebol na Eurocopa, estava um clima meio pesado… O apartamento era ótimo, mas aproveitei pouco pois acabei ficando doente e fui para a casa de conhecidos no interior da França descansar e me cuidar.

roteiro personalizado de viagem_paisagem_Viajando Bem

Como cheguei aos hotéis

Eu duas oportunidades peguei táxi: em Roma e Florença. Ou seja, a grande maioria destes trajetos eu fiz de metrô. Procurava me informar nas estações e chegar cedo para ter tempo pra esses deslocamentos.

E, como alguns hotéis ficavam próximos, fiz caminhando mesmo, com mapa na mão. Eu caminho muito nas viagens, gosto muito de andar. Com ou sem mapa – gosto de descobrir as coisas assim, livremente! 🙂

Transporte

Comprei o Roma Pass, pois queria ir em algumas atrações e ele te permite fazer de tudo: Anfiteatro Romano, Coliseu.. Aliás, achei Roma lindíssima. Em Paris, comprei os tickets de metrô… Fiz alguns passeios bate-e-volta de Paris. Fui conhecer o castelo de Chantilly, vi uma apresentação com cavalos, bem interessante!

Não saio à noite, chego cedo no hotel e volto. Em Munique, fui à ópera e em Innsbruck, um espetáculo.

roteiro personalizado de viagem_Colonia_Viajando Bem

Ingressos antecipados

No ano passado, comprei muita coisa e fui, e não comprei a parte dos trens. Fiz a parte de trens e hotéis, e fui resolvendo a medida do que tivesse de interessante, daí eu seguia. Fui a tudo o que queria ir. Fiz passeios de barco em quase todas as cidades, amo conhecer as cidades por via aquática. Sou uma amante da fotografia e dos chocolates.

Seguro de viagem obrigatório

Acabei precisando usar o seguro durante a minha viagem, não me senti bem na minha estadia na França. Ainda bem que alguns amigos moravam por lá e me hospedaram neste período. Tive um começo de rinite e sinusite e meu organismo não respondia à medicação. Fiquei uns 15 dias de cama na França, só me recuperando. Fiquei seis dias em Paris e, de lá, conheci outras cidades próximas. Mas meu sonho de passar um mês só curtindo a França fica pra próxima viagem!

Contratar o seguro, no meu caso, além de obrigatório, foi essencial pra me dar mais segurança neste momento. Por isso, se você está com viagem marcada para a Europa, é bom conferir este post sobre o seguro viagem, sua obrigatoriedade e dicas.

roteiro personalizado de viagem_Keukenhof_Viajando Bem

Os procedimentos de imigração

Minha imigração foi bastante tranquila – a única coisa que me pediram foi o passaporte na entrada da Europa e, dentro do trem. Depois, solicitaram duas vezes em viagens de trem deixando um país e indo a outro, tudo normal.

O clima durante a viagem

O clima estava maluco durante minha viagem, até os europeus acharam estranho pra época. Viajei na primavera, mas o clima estava mais pra inverno – teve frio, muita chuva e muito sol também.

Antes de sair pros passeios, me prevenia e andava sempre com um casaquinho, capa de chuva, um lenço, uma echarpe. E olhava a previsão do tempo no aplicativo de celular, sempre!

roteiro personalizado de viagem_clima_Viajando Bem

Internet e telefonia

Telefone eu não usei, utilizei somente o Wi-Fi dos hotéis e locais em que era oferecido gratuitamente. Usava o WhatsApp pra falar com a família e pra postar fotos diariamente.

Avaliação da consultoria

Amei a consultoria, recomendo demais a todos os tipos de viajantes – já recomendei para alguns amigos, inclusive. Foi tudo excelente, valeu muito a pena ter contratado. Sempre que precisei, o Rogério me atendeu prontamente, só tenho elogios: as dicas dos locais para visitar, a montagem do roteiro… Tudo foi ótimo! Preenchi o formulário de vocês uma vez e parece que Rogério me conhece desde sempre. Ele me indicou dois lugares que eu amei: Carcassone e Cinque Terre – mas não seria exagero dizer que toda a proposta dos roteiros caiu como uma luva. Um pequeno esboço do que eu queria na minha viagem gerou ideias incríveis. As dicas de viagem foram inesquecíveis, me apaixonei pela viagem e pelo trabalho do Rogério.

Eliana
Teresina/PI
Data da viagem: abril, maio, junho e julho de 2016

roteiro personalizado de viagem_Eliana_Viajando Bem

___

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita
Alugue seu carro com Rental Cars ou Rentcars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas comprando ingressos antecipados
Organize passeios nas cidades e arredores
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Real Seguros, Mondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

___

banners05animado01

9 Comentários

  1. Suélen Mrás Broch

    Olá. Pretendo viajar para a Europa no inicio do próximo ano por 2 meses e gostaria de uma ajuda na programação.

    Agradeço.

    Responder
    • Manuela Colla

      Oi, Suélen!

      Escreve pra gente no [email protected] para que te enviemos um orçamento de nossos serviços!

      Abraço!

      Responder
    • Jair gomes soares

      Boa tarde,
      Pretendemos viajar pela Europa por 90 dias,em maio/2019 ,casal de aposentados,gostaria de uma ajuda na programação,
      Obrigado.

      Responder
      • Rogerio Milani

        Olá Jair, tudo bem?!

        Obrigado pelo contato e pelo interesse na consultoria para tua viagem! 🙂

        Com 27 anos de viagens e uma média de 3 por ano, o que não falta no Viajando é experiência e conhecimento!

        Eu presto consultoria para tua viagem organizando o roteiro, hospedagens, formas de transporte e tudo o que precisares para ter uma viagem inesquecível sem ficar “preso” a pacotes ou excursões, fazendo tudo com total liberdade e autonomia!

        Para conhecer melhor os itens que trabalho na consultoria e também valores, dê uma conferida na proposta atualizada:

        Proposta de Consultoria – https://bit.ly/3121QUq

        Também aproveito para informar abaixo o link do briefing, caso queira preencher e já enviar para uma pré-análise gratuita, ok?!

        Briefing de Viagem – https://bit.ly/2IEefrA

        Recomendo preencher e enviar o briefing, mesmo se ainda não tem ideia da viagem ou se está inseguro com relação às informações, que responderei com uma análise bem criteriosa e bacana sobre a tua viagem.

        Já são 4439 viajantes e 1236 roteiros nestes 6 anos em que a consultoria é oferecida no blog!

        Junte-se a eles e curta uma viagem incrível e totalmente personalizada! (https://bit.ly/2MkCo7i)

        E garanta uma economia média de 30% em relação aos pacotes de viagem (nos pacotes cujas hospedagens são super centrais como as sugeridas por nós e os transportes entre cidades nos melhores horários), além de 100% de satisfação!

        Se tiver alguma dúvida é só chamar!

        Abração!

        Responder
  2. vania carvalhosa

    Que sonho esta viagem deve ter sido fantástica.

    Responder
  3. Gabriel

    Ola
    Gostaria de saber como funciona o processo de imigração para quem quer viajar por 3 meses pela Europa. Quero muito fazer essa viagem, mas tenho medo de ser impedido quando chegar por nao ter o necessario.

    Agradeço quem puder ajudar.
    Gabriel.

    Responder
  4. roberto batista

    Quem pode nos dar esta dica:
    Estamos necessitando de uma sequencia de lugares (países) a serem visitados e dias aproximados recomendáveis para se conhecer cada lugar. Vamos ficar 3 meses na Europa, chegando em Portugal. nossa saída do brasil será 27/03/17

    Responder
  5. Celso Torres

    Belos locais ela conheceu,,,,já morei na europa por 10 meses em Lyon – Franca e tive a oportunidade de conhecer 8 países entre novembro de 2013 a agosto de 2014. Entre eles – paris, Londres, amsterda, belgica, italia, atenas, Zurique, versalhes e parte do norte da franca – normandia. Fazia o meu estagio doutoral por lá.

    Responder
    • Caroline

      Que sonho morar por um breve período na Europa.

      Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1. Onde ficar em Veneza - testadas e aprovadas pelos clientes - […] da Eliana, que passou três meses viajando pela Europa em 2016 com nossos […]
  2. Onde ficar na Alemanha - nossas dicas de hospedagem - […] três últimas dicas de hospedagem na Alemanha foram indicações valiosas da Eliana, que esteve viajando pela Alemanha em agosto…
  3. Dicas de hospedagem em Veneza - testadas e aprovadas - […] da Eliana, que passou três meses viajando pela Europa em 2016 com nossos […]
  4. Dicas de hospedagem em Roma e Florença - testadas e aprovadas pelos clientes da consultoria - Viajando Bem | Dicas e roteiros de viagem - […] da Eliana, que passou três meses na Europa com nossos roteiros em […]
  5. Dicas de hospedagem em Amsterdã - […] de ouro da Eliana, que viajou por três meses pela Europa em maio, junho e julho de […]
  6. Dicas de hospedagem em Amsterdã – testadas e aprovadas pelos clientes da consultoria - Viajando Bem | Dicas e roteiros de viagem - […] de ouro da Eliana, que viajou por três meses pela Europa em maio, junho e julho de […]
  7. Onde ficar na Alemanha - […] três últimas dicas de hospedagem na Alemanha foram indicações valiosas da Eliana, que esteve viajando pela Alemanha em agosto…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para sua viagem.
Conheça nossos parceiros!
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-voltas comprando ingressos e passeios antecipados com a Tiqets/Ticketbar
Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje com tranquilidade emitindo seu seguro viagem com a Real Seguros
Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
Já pensou ter custo zero com sua hospedagem nas próximas viagens? Então conheça a Home Exchange!
Artigos e equipamentos recomendados para sua próxima viagem!