Dica de passeios no Vale dos Vinhedos: Wine Garden Miolo e Vinhos Don Laurindo

por | Atualizado em 22/05/23 | Bento Gonçalves, Dicas de Viagem, Vale dos Vinhedos

Fizemos dois passeios no Vale dos Vinhedos tão bacanas que viemos sugerir pra vocês: primeiro, fomos conhecer a Vinhos Dom Laurindo e, em seguida, aproveitar pra relaxar no novo Miolo Wine Garden. Vem saber tudo!

Dicas de passeios no Vale dos Vinhedos_parreira_Viajando Bem

Passeios no Vale dos Vinhedos

Depois de um fabuloso almoço na Osteria Della Colombina, que fica na Estrada do Sabor (interior de Garibaldi), o Rogério sugeriu que fôssemos visitar uma de suas vinícolas favoritas e também aproveitar para fazer uma degustação do vinho que é produzido por lá.

Fomos super bem recebidos pelo tour, e começamos a conhecer um pouco da história da família, originária da região de Zévio, pequeno povoado na província de Verona, norte da Itália. Eles vieram ao Brasil no ano de 1887 e o patriarca, Marcelino Brandelli, começou a dedicar-se a plantar uvas na região de Bento Gonçalves (RS).

Em 1946, Cezar, filho de Marcelino, com sua família, adquiriram terras na localidade Oito da Graciema, onde se consolidaram na produção de uvas e vinhos. A tradição foi passando de pai para filho, até que Laurindo, filho de Cezar, começou a seguir pelo mesmo caminho da família.

Passeio pelo Vale dos Vinhedos_filosofia_Viajando Bem

Até 1991, eles produziam apenas para outras vinícolas – e para o próprio consumo, claro. Após esse ano, aconteceram algumas mudanças: Laurindo e seu filho Ademir começaram a estudar enologia e, naquele mesmo ano, decidiram criar a Vinhos Dom Laurindo, hoje já super consolidada na região do Vale dos Vinhedos. Hoje, eles possuem 15 hectares de vinhedos próprios e uma produção de 120 mil garrafas/ano, unindo tradição, técnica e amor pelo preparo da bebida típica desta região.

Nossa guia explicou as diferenças dos processos de fermentação e, então, fomos conhecer as caves, onde os vinhos são conservados – ela nos explicou que o cuidado com o armazenamento é tão importante quando a produção da bebida. “É no envelhecimento que os vinhos vão maturar e deixar transparecer suas vivências”, explicou ela.

Depois, partimos para a degustação. Confesso que não sou especialista nisso – achei tudo fantástico, especialmente o Tannat (especialidade da vinícola) e o Cabernet Sauvignon (o mais vendido por lá, segundo ela nos contou).

Dicas de passeios no Vale dos Vinhedos_tannat_Viajando Bem

Da vinícola, partimos para o Wine Garden da Miolo, novidade no Vale dos Vinhedos e um baita lugar pra passar a tarde. O Wine Garden foi inaugurado em fevereiro de 2015 e fica numa belíssima área verde atrás da vinícola Miolo.

Dicas de passeios no Vale dos Vinhedos_clima_Viajando Bem

O local é especial não só pela natureza, mas pela simbologia – corre paralelo ao vinhedo do lendário Lote 43, ponto de partida da família Miolo no Brasil. Conta a história da família que foi neste lote que começou a história da vinícola – quando o patriarca Giuseppe Miolo comprou este pedaço de terra do governo brasileiro para começar sua vida na Serra Gaúcha.

Independentemente da história do lote, é incrível chegar no lugar e dar de cara com um gramado enorme, com muitas árvores, bancos, barracas para as crianças e dezenas de turistas curtindo a belíssima vista dos vinhedos e petiscando ou tomando um drink.

Dicas de passeios no Vale dos Vinhedos_Spritz_Viajando Bem

A gente pediu um Spritz (maravilhoso, por sinal) e ficamos ali jogando conversa fora enquanto observávamos o movimento no Wine Truck e no Wine Bar – dois ônibus que servem pizza artesanal, tábuas de frios, bruschettas fresquinhas e, claro, ótimos drinks, espumantes e vinhos.

A garçonete que nos atendeu, Ana Carolina, do blog Culinarismo, contou que a ideia do Wine Garden é mudar de cardápio de acordo com as estações – e safras. Diz-se também que o espaço foi inspirado em experiências vividas pela família Miolo em outras vinícolas – em especial no Uruguai. O objetivo? Um espaço aconhegante para os turistas que visitam a vinícola todos os anos – cerca de 200 mil pessoas que, antes do Wine Garden, ficavam circulando por ali sem ter a oportunidade de viver esta verdadeira experiência junto à natureza.

O local foi criado seguindo o conceito de “arquitetura efêmera”, algo que o Brasil ainda não explora muito, mas que é forte tendência no mundo todo. A arquitetura efêmera preconiza que vivamosno  nosso contexto, inclusive o contexto natural, seja ele cultural ou espontâneo! Muito bacana, né?

No sábado em que estivemos por lá, tinha muita criança com suas famílias – o Wine Garden tem um espaço kids, ideal para entreter os pequenos, o que torna essa dica de passeio na Serra Gaúcha ideal para todas as idades e públicos. Cheers!

Este é nosso sexto post sobre a Serra Gaúcha – confira aqui nosso relato sobre a visita à casa da família Vaccaro, o nosso almoço inesquecível na Osteria Della Colombina, as trufas da Devorata Chocolates Artesanais e a hospedagem no Hotel Casacurta e a hostaria Casacurta.

Serviço
Vinícola Dom Laurindo
Estrada do Vinho – 8 da Graciema – Vale dos Vinhedos
Bento Gonçalves – RS
Fone: 0800 510 1600 ou (54) 3459 1600
E-mail: [email protected]
Site

Visitação:
*Explicação do processo de elaboração dos vinhos e visita às instalações
*Degustação da linha Reserva
OBS: Visitação e degustação: R$ 30,00 por pessoa, com compras o valor não será cobrado.

Horários:
*De segunda-feira a sexta-feira: 8:00 as 11h45 e das 13h30 as 17h30
*Sábados e Feriados: 10:00 as 16:00 sem fechar ao meio-dia
*Domingos: 10:00 as 15:00 sem fechar ao meio-dia
*Necessita de agendamento para grupos superiores a 10 pessoas.

Wine Garden
RS-444, 21, Bento Gonçalves
Telefone:(54) 2102-1500
E-mail: [email protected]
Site
Horários:
Feriados prolongados e finais de semana: Das 10 às 18h30

___

Política de indicação de passeios e locais do Viajando Bem

Este passeio foi feito por Rogério Milani  e Manuela Colla, blogueiros do Viajando Bem. Todos os gastos neste local foram pagos por nós e resolvemos divulgá-los porque nossa experiência foi positiva e mereceu um post no blog.
Qualquer post patrocinado será mencionado, quando for o caso: usaremos a hashtag #ap para apoio, patrocínio ou parceria (quando tem algum aporte financeiro ou alguma troca) e #ad para post patrocinado.

_____

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita
Alugue seu carro com Rental Cars ou Rentcars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas comprando ingressos antecipados
Organize passeios nas cidades e arredores
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Real Seguros, Mondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

___

banners05animado01

5 Comentários

  1. Maria das graças da silva

    Boa tarde. Poço fazer essa visitação sem ser por turismo? Pq estou indo d carro.tenho que comprar ingresso na hora aí? Somos 5 pessoas. Obrigada

    Responder
    • Manuela Colla

      Olá, Maria das Graças!

      Essa dúvida você pode tirar diretamente com a Miolo: [email protected]

      Abraço e bom passeio!

      Responder
  2. Natanael s.a.

    Gostaria de comprar
    OSBORNE
    Destilado de vinho fino

    Responder
  3. DIONE MONTANO

    Otima ideia!

    Responder
  4. Rafael conteratto

    Boa noite.. gostaria de saber se pode levar comida e bebida no wine Garden ou se tem q consumir os produtos oferecidos.. e também os valores e horários em domingos.. grato pela atenção

    Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1. Dica de viagem curta para a Serra Gaúcha: vem aí o Despertar do Vale - […] Dica de passeios no Vale dos Vinhedos: Wine Garden Miolo e Vinhos Don Laurindo […]
  2. Dicas de viagem para a Serra Gaúcha - post-índice - […] Dica de passeios no Vale dos Vinhedos: Wine Garden Miolo e Vinhos Don Laurindo […]
  3. Vindima 2018 na Serra Gaúcha - […] Dica de passeios no Vale dos Vinhedos: Wine Garden Miolo e Vinhos Don Laurindo […]
  4. Dica de passeio na Serra Gaúcha - […] Dica de passeios no Vale dos Vinhedos: Wine Garden Miolo e Vinhos Don Laurindo […]

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para sua viagem.
Conheça nossos parceiros!
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-voltas comprando ingressos e passeios antecipados com a Tiqets/Ticketbar
Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje com tranquilidade emitindo seu seguro viagem com a Real Seguros
Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
Já pensou ter custo zero com sua hospedagem nas próximas viagens? Então conheça a Home Exchange!
Artigos e equipamentos recomendados para sua próxima viagem!