Um dia perfeito em Lisboa: Dica de roteiro

por | Atualizado em 22/05/23 | Hospedagem, Lisboa

Dia perfeito em Lisboa_Vista de Lisboa_Viajando Bem pela Europa

Quem utiliza os voos da TAP pra visitar a Europa sabe que terá que fazer uma conexão em Lisboa ou então no Porto. A duração varia mas, como às vezes ela pode ser de muuuuitas horas, as pessoas aproveitam pra passear por Lisboa ou Porto, e algumas vezes é necessário pernoitar pelo menos uma noite por lá, com mais tempo ainda para pra conhecer o melhor do Porto ou da capital portuguesa.

Lisboa tem a grande vantagem de ser uma cidade relativamente pequena e concentrar muitos pontos turísticos nos mesmos bairros, então não hesite em aventurar-se para turistar no seu day off em Lisboa. Criei esta sugestão de roteiro de um dia perfeito em Lisboa para auxiliar quem estiver planejando dar apenas uma passadinha por lá.

Na minha última viagem, com destino à Noruega e Dinamarca, ficamos uma noite em Lisboa e aproveitamos bastante. Chegamos lá no domingo, por volta das 11h da manhã, e o clima estava ensolarado e perfeito para curtir a capital portuguesa. Confira aqui os nossos passeios!

Dica de roteiro: Um dia perfeito em Lisboa

Deixamos as coisas no ótimo hotel Exe Lisboa Parque e fomos caminhando até o centro histórico, passando pela feira da Avenida Liberdade, uma caminhada de 25 minutos, mas levamos uma hora pois paramos para ver coisas na feira que acontece na avenida.

Fomos no By The Wine – Jose Maria da Fonseca, lá almoçamos bons frios e queijos, azeitonas, pães e bons vinhos. O ambiente do By the Wine é muito legal, e lá é possível provar todos os vinhos desta vinícola e também comprar para levar.

Dia perfeito em Lisboa_By the wine_Viajando Bem pela Europa

Outra opção é ir no Mercado da Ribeira, um espaço revitalizado que virou uma grande praça de alimentação com curadoria da edição local da revista Time Out. Mais de trinta restaurantes dividem o espaço, oferecendo de comida orgânica (biológica, segundo eles) a gastronomia de chefs conhecidos.

Dia perfeito em Lisboa_Mercado da Ribeira_Viajando Bem pela Europa

Saindo do By The Wine, na frente há uma queijaria, a Cheese Shop e lá comemos a sobremesa – queijos da Serra da Estrela e do Azeitão com geleias e um vinho do porto. É um local bacana para comprar produtos artesanais, vinhos, queijos, cerveja e utensílios… Aproveite!

Dia perfeito em Lisboa_Queijaria_Viajando Bem pela Europa

Depois disso, descemos até a praça Terreiro do Paço, na beira do rio Tejo, uma caminhada de 15 minutos. Fizemos tudo a pé, até então, e lá paramos no bar do Museu da Cerveja, tomando umas boas cervejas e curtindo a paisagem da tarde de domingo ensolarada e quente da primavera.

Dia perfeito em Lisboa_Museu da Cerveja_VIajando bem e barato pela Europa

Em frente há diversos tuk tuks, motos elétricas com “caçamba” para até quatro pessoas e fizemos um circuito de 1h pelos miradouros de Lisboa. Custou 50 euros e foi muito divertido – rolou até umas voltas com “emoção” descendo as ladeiras da Alfama. Recomendo o Pedro, gente finíssima. Para quem quiser o contato dele, sua empresa é a Tuk on Me – Sightseeing Tours (+351 919 302 617). O email da empresa é [email protected].

Dia perfeito em Lisboa_Tuk Tuk_Viajando Bem pela Europa

Ao final do passeio, ficamos num misto de bar e local de venda da famosa Ginja (ou Ginjinha, uma bebida tradicional feita à base da maceração da fruta ginja, bastante semelhante a nossa cereja). É costume servi-la com uma fruta curtida no fundo do copo, popularmente dito “com elas”, ou, quando pura, “sem elas”. O nome do local era Ginjinha sem Rival, onde tomamos uma ginjinha e aproveitamos para comprar uma garrafinha para levar.

Dia perfeito em Lisboa_Ginjinha_Viajando Bem pela Europa

Ficamos dando uma passeada de mais meia hora pela Baixa e Chiado e então fomos para o rei do Bacalhau, o restaurante Laurentina, onde já tinhamos feito reserva (fique atento, pois é imprescindível reservar). Lá, jantamos como reis, comendo um dos melhores bacalhaus da cidade e tomando ótimos vinhos, com preço bem bacana.

Dia perfeito em Lisboa_Laurentina_Viajando Bem pela Europa

A qualidade das comidas é impecável e do serviço também. Não dá para não citar o ótimo sommelier que nos atendeu, o Hugo – ele acertou em cheio em todas recomendações dos vinhos e foi sempre muito calmo e educado conosco, explicando cada prato, vinhos, sugestões…

Então, felizes e ‘altinhos’, pegamos um táxi e seguimos para o hotel Exe… Ou Aquele? 🙂 Foi a piada que rolou no táxi, o nome do hotel ajudou, né?

Dia perfeito em Lisboa_Exe_Viajando Bem pela Europa

Outra ótima opção de alimentação em Lisboa é ir ao restaurante Solar dos Nunes, que fica em Alcântara e também serve um ótimo bacalhau e preços justos, com atendimento um tanto brincalhão de garçons brasileiros. Estivemos lá na noite da volta da viagem e recomendo demais, foi uma boa experiência!

Dia perfeito em Lisboa_Solar dos Nunes_Viajando Bem pela Europa

Uma coisa que Lisboa tem de legal é a possibilidade de ser uma cidade base para passeios bate-e-volta para diversos lugares, como Cascais, Estoril, Sintra, Óbidos, Fátima, entre outros. Aproveite! E estes passeios, bem como um roteiro até o Porto ou então pelo Algarve ou Alentejo, combinam muito bem com carro. Veja dicas para alugar um carro aqui e fazer ótimos passeios por Portugal!

Então, o resumo é o seguinte: após um dia destes em Lisboa, já dá para voltar para casa no dia seguinte! 🙂

Onde ficar em Lisboa

Para quem quer economizar mais e passar mais de um dia perfeito em Lisboa, uma boa dica de hostel é o Downtown Guest House. A localização é excelente, perto do metrô, e o preço fica dentro de orçamentos mais modestos. É um local com ótimo custo/benefício. Para quem quer o melhor de Lisboa, então vá de Portugal Boutique Hotel, que fica pertinho da praça Rossio e dá para fazer praticamente tudo a pé por Alfama, Baixa, Chiado e Bairro Alto!

Se quiser estender mais ainda sua viagem, confira aqui duas dicas de apartamentos excelentes para alugar em Porto. Para quem quer pernoitar em Óbidos, também preparei um post com dicas.

_______________________________________________________

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita na Europa
Alugue seu carro com Rental Cars ou Rentcars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas comprando ingressos antecipados
Organize passeios nas cidades e arredores
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Real Seguros, Mondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

_______________________________________________________

banners05animado01

2 Comentários

  1. Edcarlos

    Olá;

    Muito bom seu site.
    Por favor, poderia me ajudar.? qual a época mais barata para viajar para Portugal.?

    Obrigado.

    Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1. Onde ficar em Lisboa - dicas avaliadas por clientes reais - […] Se você anda planejando fazer uma viagem para Lisboa (o que eu suuper indico!), este link pode ser bem útil…
  2. Dicas de hospedagem em Porto – testadas e aprovadas - […] e que, na maioria das viagens em que vou pra Europa, procuro dar uma escapada por lá! Seja em Lisboa, Sintra ou…
  3. Dicas de hospedagem em Lisboa - avaliadas por clientes reais - […] Se você anda planejando fazer uma viagem para Lisboa (o que eu suuper indico!), este link pode ser bem útil…
  4. Conheça a guia de turismo para a região de Setúbal, em Portugal - […] e que, na maioria das viagens em que vou pra Europa, procuro dar uma escapada por lá! Seja em…
  5. Onde comer no aeroporto de Lisboa - […] Um dia perfeito em Lisboa: Dica de roteiro […]
  6. Dicas de hospedagem em Portugal - […] Outra coisa que indico, se você vai para a Europa usando a companhia aérea TAP, é curtir um dia,…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para sua viagem.
Conheça nossos parceiros!
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-voltas comprando ingressos e passeios antecipados com a Tiqets/Ticketbar
Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje com tranquilidade emitindo seu seguro viagem com a Real Seguros
Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
Já pensou ter custo zero com sua hospedagem nas próximas viagens? Então conheça a Home Exchange!
Artigos e equipamentos recomendados para sua próxima viagem!