Viajando pela Bulgária: um giro por Lovech, Troyan, Letnitsa e Apriltsi – Parte I

por | Atualizado em 22/05/23 | Dicas de Viagem, Leste Europeu, Lovech

O blog Viajando Bem pela Europa foi convidado para um Infotur (ou PressTrip) pela Bulgária dos dias 7 a 10 de maio, realizado e patrocinado pela Comunidade Européia, em especial pelas municipalidades das cidades de Lovech, Troyan, Letnitsa e Apriltsi em parceria com a M&M Agency de Lovech. E para lá foi Roberta Weber Calabró, da Stepstofly e parceira/colaboradora do Viajando, encontrando-se com outras duas super blogueiras brasileiras: Ana Beatriz Freccia, do “O mundo que eu vi” e Danny Collares, do blog “Feriado pessoal“.

Viajando pela Bulgária

O Operational Program “Regional Development” 2007-2013 (Programa Operacional “Desenvolvimento Regional” 2007-2013) é um projeto criado pela União Européia e visa o crescimento e incentivo regional apoiando o envolvimento e participação da população. No material da divulgação do projeto para as regiões às quais fomos visitar, o título YOU WILL COME BACK (que significa Você vai voltar) simboliza o objetivo de encantar as pessoas apresentando a riqueza e a diversidade dessa região da Bulgária, ainda em fase de crescimento e melhorias para o desenvolvimento do turismo.

Viajando pela Bulgária Foto1A

O primeiro dia foi dedicado a recepcionar os diversos grupos de jornalistas e blogueiros vindos de alguns lugares da Ásia e Europa como Itália, França, Inglaterra, Romênia, Macedônia e Rússia, além de representantes de blogs brasileiros. A chegada de todos eles (incluindo a minha) foi no aeroporto principal de Bulgária, na capital Sofia, apenas 10km do centro da cidade, chamado Sófia International. De lá fomos até a cidade de Lovech, mais ou menos 2h de carro da capital. Alguns conseguiram realizar um passeio pelo zoológico da cidade e outros, como eu, chegaram mais tarde e só deu tempo de jantar e conhecer um pouco o pessoal do grupo de aproximadamente, 40 pessoas.

Viajando pela Bulgária Foto2

Viajando pela Bulgária Foto3

Dois hotéis foram disponibilizados para o grupo na cidade de Lovech, localizada a 2 horas da capital Sofia na direção Nordeste (na foto abaixo à esquerda podemos ver a distância de Sofia a Lovech e à direita as cidades visitadas durante o tour).

Viajando pela Bulgária Foto4

Um dos hotéis era o Prezidium Palace (Lovech town, 51 Targovska Str.), aonde o projeto citado anteriormente foi apresentado no primeiro dia de evento e o outro, no qual eu fiquei hospedada, o Park Hotel Stratesh (Park Stratesh, 5500 Lovech). Ambos os hotéis são muito bons, com atendentes super gentis que falavam inglês, comida excelente e quartos bastante confortáveis. O primeiro, de categoria 4 estrelas, é perto da parte antiga da cidade – Varosha – , o segundo, 3 estrelas, é localizado no alto da montanha Stratesh, perto do zoológico da cidade.

No segundo dia aproveitamos para conhecer o centro de Lovech acompanhados por um guia búlgaro, um daqueles personagens de teatro repletos de história para contar, orgulhosos de sua cidade e país. Começamos o passeio atravessando a Ponte Coberta ou Covered Bridge, símbolo da cidade e que liga a parte nova à parte antiga. Reconstruída algumas vezes devido à incêndios e destruição por parte da água, a ponte contém em seu interior – e por incentivo da municipalidade local – dez lojas repletas de artesanato local (Foto cedida por Bulgaria Travel TV).

Viajando pela Bulgária Foto 10

Viajando pela Bulgária Foto 9

Viajando pela Bulgária Foto 11

Na saída dela, já na parte antiga no distrito de Varosha, existem alguns bares e restaurantes próximos à Main Square, a praça principal da cidade. Aconselho o típico Restaurante Drakata localizado na própria praça e local do nosso almoço. Nosso guia contou que a principal festa da cidade ocorre nessa praça, aonde uma semana antes da Páscoa os habitantes levam diferentes tipos de flores para celebrar.

Viajando pela Bulgária foto 13 jofo

Viajando pela Bulgária Foto 12

No casco antigo visitamos ainda a principal Galeria de Arte da cidade, repleta de obras de artistas locais e exposições vindas de Sofia, além do típico Museu Etnográfico, no qual deixamos registrados nossos blogs na história da cidade!

Viajando pela Bulgária Foto14

Viajando pela Bulgária Foto15

Viajando pela Bulgária Foto16

Mas o meu lugar preferido na cidade de Lovech foi, sem dúvida, a Fortaleza Hissarya (Hisarya Fortress) construída durante o primeiro Reino Búlgaro (681 – 1018). A fortaleza está localizada no alto da Balkan Mountain e ali encontraram restos oriundos da Antiga Idade da Pedra. Além da linda visão da cidade de Lovech, destaque para a enorme estátua de Vasil Levski, o maior revolucionário bulgáro de todos os tempos.

Viajando pela Bulgária Foto 17

Viajando pela Bulgária Foto18

Viajando pela Bulgária Foto 19

Uma pausa para conhecer o Museu de Pedras Preciosas e dos Rádios, além de objetos do período Paleolítico encontrados dentro da caverna Devetashka antes de nos deslocarmos para a pequena vila de Devetaki, cerca de 18 km (25 minutos de ônibus) de Lovech. Em uma paisagem repleta de muito verde, chegamos em uma das maiores atrações da região: a Devetashka Cave. A maior das 60 grutas da área começa a ser explorada para o turismo, com previsão da criação de estrutura turística para visitação, segundo o coordenador do projeto, e recentemente ficou conhecida pela gravação do último filme de Silvester Stallone “Os Imbativeis”. Os bulgáros não gostaram da utilização desse espaço para a gravação do filme porque, segundo eles, “isso alterou o ambiente natural da caverna”, incomodando principalmente os habitantes do local: os milhares de morcegos.

Viajando pela Bulgária Foto 20

Viajando pela Bulgária Foto 21

Viajando pela Bulgária Foto 22

Depois de conhecer a Cave nos deslocamos para a cidade de Letnitsa, 15 minutos dali e parte do projeto turístico, onde nos esperavam para uma apresentação. Além da sorte de um bom tempo (e temperatura), do encantamento com as paisagens, da alegria de um grupo de jornalistas interessados em conhecer mais sobre esse destino turístico, o que me deixou impressionada foi o carinho dos búlgaros e a receptividade local. Empenhados em dar o seu melhor sorriso e mostrar a história do seu país e região, a cada parada nas prefeituras das cidades visitadas durante esse tour, éramos todos envolvidos pelos cheiros e sabores da Banitza (folhado de queijo) ou do saboroso pão búlgaro recém feito e servido com especiarias. Além de escutar música e danças típicas, como a de uns jovens cheios de energia e de umas encantadoras e delicadas senhoras que cantavam suavemente uma canção cuja tradução era “…minha avó bebeu cerveja e ficou bêbada. Agora ela quer tomar vinho. Lá lá lá…..” (fotos cedidas por Bulgaria Travel TV).

Viajando pela Bulgária Foto 23

Viajando pela Bulgária Foto 24

Viajando pela Bulgária Foto 25

Viajando pela Bulgária Foto 26

As montanhas da Bulgária ocupam grande parte de seus territórios e a natureza do país proporcionou incríveis formações naturais como as cavernas, formas rochosas, árvores milenares e espetaculares cascatas altas. Dizem que a cascata mais bonita da Búlgaria é a Rayskoto Praskaloto, que se localiza na reserva natural de Dzhendema, no Parque Nacional dos Balcãs Centrais. Mas a província de Letnitsa também orgulha-se de sua maior atração: as cascatas de Krushuna ou Krushuna´s Waterfalls. Elas representam o maior conjunto de cascatas de corredeiras de água da Bulgária, com suas águas de cor esmeralda. E saímos dali nesse dia em direção às cascatas (ou parte delas). O caminho é muito bonito e o bom é que todos esses deslocamentos que realizamos de ônibus nesse dia de um lugar a outro não levou mais do que 30 minutos. As cascatas de Krushuna estão localizadas dentro de um Parque Natural e são realmente bonitas. Caminhamos por uma estradinha no meio do verde apenas escutando o barulho das águas e cruzando os raios de sol que atravessavam as árvores. Cruzamos algumas pontes, que dizem ser mais de 15 até a mais alta cascata, que possui 20 metros de altura, e depois uma pausa para a cerveja local, chamada Kamenitza, antes de voltar a Lovech e ao hotel.

Viajando pela Bulgária Foto 27

Viajando pela Bulgária Foto 28

Viajando pela Bulgária Foto 29

Viajando pela Bulgária Foto 30

Depois de um breve repouso e para encerrar com chave de ouro o segundo dia de tour pela Bulgária, jantamos no hotel Prezidium Palace e assistimos à uma apresentação de luzes e som ao lado da Ponte Coberta, com vistas para o alto da colina Hisarya, onde o forte medieval ficou coberto com as cores da bandeira da Bulgária.

Viajando pela Bulgária Foto 31

Fotos e texto: Roberta Weber Calabró

___

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita na Europa
Alugue seu carro com Rental Cars ou Rentcars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas comprando ingressos antecipados
Organize passeios nas cidades e arredores
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Real Seguros, Mondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

banners05animado01

6 Comentários

  1. Ieda Comaretto

    Rogério, somos um grupo de 9 professoras, aposentadas e querendo aproveitar um pouco em uma viagem economica pela Europa. Nesta pesquisa de dados e experiências encontramos este maravilhoso blog e torcemos para que caonsiga nos orientar um pouquinho…Em uma votação escolhemos 5 países ( Portugal, Espanha, Itália, Suíça e França). Gostamos de um comentário teu onde citaste que poderia ser feita uma boa viagem com 100 euros por dia.
    Estamos perdidas na montagem desta viagem, tipo:
    . Quais cidades próximas, interessantes a serem visitadas , ou seja, qual sequência faríamos…
    . Bons hosteis ( próximos dos pontos turísticos),
    . Como nos deslocar entre as cidades e países,
    Planejamos sair daqui no final de abril ou inicio de maio ( Porto Alegre), diretamente para Portugal e posteriormente Espanha, ( uma das meninas precisa voltar ). Queremos algo tranquilo, por isso optamos também por ir por conta e não com horários rígidos de empresa de turismo.
    Aguardamos com muita ansiedade tua orientação. Abraços e parabéns pelo trabalho no blog.
    .

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Ieda!

      Bacana esta viagem! Será um prazer poder ajudá-las!

      Respondi diretamente para teu email, com a proposta da consultoria e também o briefing. Conversamos melhor por lá, ok?!

      Abração!

      Responder
      • Ieda Comaretto

        Rogério, muito obrigada pela atenção, estaremos nos reunindo amanhã e conversaremos sobre tua proposta e trabalho. Abraços.

        Responder
  2. Vanessa

    Parabéns pelos relatos! Adorei!

    Gostaria de aproveitar e tirar uma dúvida, estou em Atenas e gostaria de ir para Sofia de ônibus, no entanto, estou procurando informações e estou tendo alguma dificuldade em encontrar onde eu poderia comprar! Será que vocês poderiam me ajudar?

    Abraço

    Responder
  3. Leandro Marcondes

    Roberta, parabens pela reportagem.

    Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1. Viajando Bem pela Europa - […] continuidade aos posts do Infotur pela Bulgária realizado entre os dias 7 e 10 de maio, falaremos um pouco…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para sua viagem.
Conheça nossos parceiros!
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-voltas comprando ingressos e passeios antecipados com a Tiqets/Ticketbar
Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje com tranquilidade emitindo seu seguro viagem com a Real Seguros
Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
Já pensou ter custo zero com sua hospedagem nas próximas viagens? Então conheça a Home Exchange!
Artigos e equipamentos recomendados para sua próxima viagem!