Não conseguiu viajar neste ano e ficou só curtindo as fotos dos seus amigos no Instagram? Que tal curtir o mês de março na Europa? É uma ótima época e você ainda pode economizar bastante e curtir a primavera do Hemisfério Norte! Então, venha conhecer 10 destinos para viajar em março na Europa!
10 destinos para viajar em março na Europa
Vira e mexe o site de busca de passagens de avião Skyscanner faz uma pesquisa para descobrir qual a melhor época do ano para viajar aos destinos mais procurados pelos turistas. E, surpreendentemente, anos após anos, aponta que para quem sonha viajar para a Europa, o momento ideal é o mês de março, com o fim do inverno europeu.
A pesquisa aponta, também, que ir à Roma, Londres, Paris, Madri ou Lisboa pode sair até 37% mais barato quando comparado ao período mais caro, que é julho, quando o verão atinge seu auge. Além disso, em março começa também o horário de verão europeu e você vai curtir mais ainda sua viagem!
Ok… E como é o clima em março na Europa?
Em março, as temperaturas na Europa começam a subir um pouco com o fim do inverno, que acontece no dia 20/3. Mas não pense que tudo são flores: a Europa é enorme e as mudanças podem ser bruscas entre os países do Norte e do Sul.
Os países do Sul costumam ter temperatura mais amena e agradável nesta época – assim, a média de temperatura nos países do norte (Inglaterra, Alemanha e Holanda, para ficar em poucos exemplos) é de 10 graus durante o dia e 3 à noite. Já nos países do sul, como Portugal, Espanha e Itália, a média é de 18 graus durante o dia, e 8 à noite.
Como você pode ver, o clima da Europa em março ainda é um pouco frio, mas bem mais ameno que de dezembro a fevereiro, com temperaturas diurnas agradáveis.
O que levar na mala para viajar em março na Europa
Em março ainda é recomendável levar cachecóis, luvas, casacos e roupas térmicas, assim como a boa e velha capa de chuva dentro da sua bolsa ou mochila! Sempre que eu viajo, levo um trench coat, um casaco que te protege da chuva e também do frio sem pesar demais. Se for passar por países do sul da Europa, não esqueça de levar roupas mais leves, pois durante o dia, pode fazer calor!
Jaquetas finas, blazers e cardigans também são bem-vindos – visto que são peças fáceis de carregar e leves, que te protegem daquele friozinho de fim de tarde, sabe? Uma outra peça de roupa que você deve vestir na Europa em março são botas ou algum calçado impermeável, pois é possível que você pegue alguns dias chuvosos.
Confira nessa lista quais os melhores lugares para conhecer na Europa em março:
1. Paris
Se você pensa em viajar para Paris no mês de março, quando a primavera já chegou por lá, prepare-se para visitar vários jardins! Afinal, com o comecinho da primavera, os parisienses adoram fazer este programa para dizer adeus ao frio do inverno que se despede e costuma ser bem rigoroso por lá.
Nossas dicas são visitar o Parc des Buttes Chaumont, o Jardin Tuileries e o Jardin du Luxembourg, todos belíssimos. Se a sua ideia é ir pra lá no comecinho do mês, indicamos que você se mantenha quentinho nos locais fechados e climatizados, como os museus de Paris, teatros, óperas, cinemas, exposições… Opções não faltam!
Confira outras dicas para quem pensa em viajar para a Cidade-Luz:
Tudo sobre Paris: o que fazer, transporte, alimentação, hospedagem e muito mais dicas
Dicas de hospedagem em Paris – testadas e aprovadas pelos clientes da consultoria
5 ideias de programas românticos para fazer em Paris
Europa Barata: dez coisas para fazer de graça em Paris
Dicas de Paris: parceria do blog para sua viagem para a França ser perfeita!
2. Londres
Em março, o clima de Londres começa a ficar mais agradável e os dias mais longos: o sol nasce em torno de 6h e se põe às 18h. Usualmente o horário de verão europeu (British summer time) se inicia no último domingo do mês, quando começa a escurecer depois das 19h, então, você vai poder aproveitar ainda mais seu dia!
Se você for pra Londres em março, vai poder participar de dois eventos super bacanas e icônicos: o St. Patrick’s Day e o Head of the River Race, que acontece nas margens do rio Tâmisa. Certamente, os dois eventos são super londrinos e reúnem muita gente na rua e num clima festivo de chegada da primavera!
Confira outras dicas para quem pensa em viajar para a Terra da Rainha:
Tudo sobre Londres: o que fazer, transporte, alimentação, hospedagem e muito mais dicas
Dicas de hospedagem em Londres – testadas e aprovadas pelos clientes da consultoria
Meu quarto em Londres – A sua nova plataforma de busca de quarto na Terra da Rainha
Europa barata: Dez coisas para fazer de graça em Londres
Transfer em Londres e Paris: motoristas brasileiros para te atender em Londres
3. Lisboa
Em Lisboa, o início de março já tem temperaturas mais quentes, dias ensolarados e longos e as flores já nascem em todas as árvores, deixando tudo colorido e lindo. Sendo assim, os parques lisboetas são excelentes atrações nessa época e você pode também aproveitar os programas clássicos da cidade, que ainda estará em baixa temporada e sem tantos turistas. Somado a isso, uma boa pedida é fazer um passeio de elétrico pela cidade, e também visitar o Elevador de Santa Justa, de onde se tem uma vista belíssima de Lisboa nesta época do ano!
Ademais, para quem quiser fazer um bate-e-volta, em março começa o Festival Internacional de Chocolate na Vila de Óbidos, que fica a poucos quilômetros de distância de Lisboa. A viagem até lá demora uma hora, dessa forma, você pode passar o dia lá, conhecer e se divertir no festival e voltar à noite para Lisboa.
Se você planeja ir para Lisboa nessa época do ano, confira nossos outros posts sobre este destino de viagem:
Tudo sobre Lisboa: o que fazer, transporte, alimentação, hospedagem e muito mais dicas
Dicas de onde ficar em Lisboa e arredores
Conheça a Além-Mar, nossa super parceira para roteiros por Portugal e Espanha
Roteiro de um dia em Lisboa e Sintra: o que fazer, onde comer e onde ficar!
Um dia perfeito em Lisboa: Dica de roteiro
4. Sevilha
Para curtir temperaturas mais amenas, certamente o ideal é visitar Sevilha de março a junho e de setembro a novembro. A alta temporada é entre abril e maio, quando a cidade vive suas festas populares: a Semana Santa e a Feria de Abril, evento tradicional que ocorre duas semanas depois da Páscoa e reúne milhares de turistas de todo o mundo. Se você se interessa por assistir touradas, o começo da temporada em Sevilha é justamente em março! Além de que, em março, a temperatura vai estar amena – nada daquele verão escaldante que toma conta da Andaluzia na alta temporada – então, é a época ideal para turistar por lá!
Dicas de Sevilha: onde ficar, o que fazer e onde comer por lá
Onde ficar em Sevilha: hospedagens aprovadas pelos clientes da consultoria
Feria de Abril em Sevilha: festivais pelo mundo
5. Berlim
Se seu destino é Berlim em março, temos uma boa notícia: neste mês, as temperaturas já começam a subir, indo de 7ºC de média e encerrando mês com 16ºC na entrada da primavera. Portanto, os dias começam a ficar mais longos, mais ensolarados, e com algumas pancadas de chuva. Mas nada que uma capa de chuva na sua mochila não resolva!
Se você curte comemorar o St. Patrick’s Day, Berlim é um super destino para aproveitar a festa irlandesa: a cidade costuma iluminar vários monumentos e pontos turísticos com luzes verdes e os bares ficam lotados de turistas querendo curtir a melhor cerveja do mundo!
Se sua ideia de viagem são programas mais tranquilos, então a pedida é visitar os muitos museus de Berlim – como ainda estaremos na baixa temporada, você consegue ver tudo com mais calma e sem filas. Ademais, Palácio de Charlottenburg é outro ponto turístico que fica bem mais tranquilo em março, aproveite!
Confira nossos outros posts sobre a capital alemã:
Tudo sobre Berlim – onde ficar, comer e o que fazer por lá
Europa Barata: dez coisas para fazer de graça em Berlim
Uma guia falando português em Berlim
Onde ficar em Berlim – dicas de hospedagem testadas e aprovadas pelos clientes da consultoria
Dez dicas para curtir a Oktoberfest na Alemanha
6. Amsterdã
A temporada de tulipas vai do final de março a meados de maio, portanto, já dá para você ver algumas belas flores se tiver marcado a sua viagem para o fim de março! A maior parte dos jardins de tulipas na Holanda se localizam em Noordoostpolder e em Kop van Noord-Holland – além do famosíssimo Keukenhof, o jardim com sete milhões de botões de flor e paisagens de tirar o fôlego!
Aliás, se você gosta de programação cultural, uma ótima dica é ficar de olho no excelente blog Ducs Amsterdam, que sempre tem as melhores indicações! E, se quiser esticar mais ainda sua viagem, há o Dia do Rei, o maior festival da Holanda, que enche as ruas de Amsterdã com gente do mundo todo a fim de bebemorar a saúde do rei! Assim, se você gosta de agito, essa é uma excelente pedida!
Se você quer mais dicas sobre Amsterdã e a Holanda, estes posts aqui do blog podem te ajudar:
Tudo sobre Amsterdã: o que fazer, transporte, alimentação, hospedagem e muito mais dicas
Europa Barata: Dez coisas pra fazer de graça em Amsterdã
Dicas de hospedagem em Amsterdã – testadas e aprovadas pelos clientes da consultoria
Amsterdã: Chegando e saindo pelo aeroporto Schiphol
Dia do Rei na Holanda: festivais pelo mundo
7. Florença
A primavera é uma excelente época para visitar Florença, principalmente no final da estação. Durante o começo e metade do mês de março, ainda chove e faz frio, com temperatura máxima em torno de 15 graus e mínima de 6 graus. A partir do final do mês, os dias começam a ficar ensolarados, com pouca possibilidade de chuva. Dessa forma, as temperaturas ficam agradáveis, com máxima por volta dos 23 graus.
Além das temperaturas agradáveis, a primavera enche de cores as paisagens toscanas, com uma variedade incrível de flores nos jardins. Outra vantagem é que os dias, assim como no verão, ficam mais longos, com pôr do sol às 21h.
Este mês é caracterizado por algumas festividades medievais como o Capodanno Pisano (Ano Novo) e Fiorentino, além da famosa Torciata de San Giuseppe de Pitigliano. Em março, também costuma acontecer a cerimônia da troca da Guarda, uma antiga prática militar que remonta ao cerco de 1529 pelas tropas imperiais de Carlos V. A cerimônia, acompanhada pelo desfile histórico da República de Florença, terá lugar nas ameias do Palazzo Vecchio e sempre acontece no início de março – fique de olho no site oficial da atração.
Tudo sobre Florença – o que fazer, o que comer, onde ficar
Dicas de hospedagem em Florença – testadas e aprovadas pelos clientes da consultoria
Europa Barata: Dez coisas para fazer de graça em Florença
3 dias em Florença: nosso roteiro de viagem
8. Roma
Em março, o clima de Roma se torna mais agradável, as temperaturas não passam de 27°C e tem mínima de 10°C, sendo uma época nem tão fria nem tão quente. Esta, com certeza, é uma das melhores épocas do ano para se viajar para Roma! Portanto, ir à Roma na primavera é melhor do que ir no outono, que costuma ser uma época bastante chuvosa.
A primavera costuma ser uma ótima época para se fazer o que a maioria dos turistas faz em Roma: caminhar, caminhar, caminhar. Até porque, vale muito a pena: fontes, palacetes e templos aparecem a cada curva. Os prédios mais “novinhos” que você verá terão 150 anos.
Juntinho ao centro da cidade, ruínas imperiais desafiam a sua imaginação. Se você quiser arriscar uma viagem curta, o bate-volta mais comum desta época é às ruínas de Pompéia; saindo cedo, ainda dá para fazer um pit-stop em Nápoles!
Confira outros posts aqui do blog sobre Roma, a Cidade Eterna:
Dicas de hospedagem em Roma – avaliadas pelos clientes da consultoria
Europa barata: dez passeios gratuitos em Roma
Turismo em Roma para Brasileiros: guia turístico em Roma
Aula de culinária em Roma em português – conheça esse serviço único e incrível para turistas!
9. Madri
A média das temperaturas máximas para o mês de março é de 16,3°C e a mínima de 6,2°C. Um agasalho pode ser útil caso houver algum dia frio durante o mês. E não se preocupe: a maioria dos hotéis e apartamentos estão equipados com aquecimento, o que ajuda a encarar o frio do fim do inverno e começo da primavera.
As precipitações médias para o mês são pequenas, com 25 mm de chuva durante o período. Historicamente, o mês registra uma média de 4 dias de chuva e 7 dias sem uma nuvem no céu.
Uma boa pedida de programação para quem visita Madri em março é o Festival Ellas Crean, que costuma durar todo o mês de março. Música, dança, teatro, poesia, literatura, cinema e exposições – tudo com protagonismo feminino! Para saber mais sobre a programação, acesse o site oficial do festival.
Além disso, uma ótima dica é ficar de olho na agenda do site Es Madrid, que tem programação cultural para todos os gostos!
Vai conhecer Madri? Confira estes posts aqui do blog sobre este destino de viagem fantástico:
Tudo sobre Madri: o que fazer, transporte, alimentação, hospedagem e muito mais dicas
Dicas de hospedagem em Madri – testadas e aprovadas pelos clientes da consultoria
Europa Barata: dez coisas para fazer de graça em Madri
Bate-e-volta de Madri: opções para conhecer mais a Espanha!
Desvendando o transporte em Madri
10. Porto
Viajar para o Porto em março pode ser uma ótima alternativa, já que a cidade costuma estar em festa neste mês! A Exposição de Camélias do Porto, que é uma tradição da cidade, acontece sempre em março e sempre tendo a camélia como atrativo principal.
Mas por quê esta flor? O Porto sempre foi conhecido pelo seu forte apego às camélias, cuja espécie é considerada “patrimônio natural e cultural” da cidade. Legal, né?
O Porto fica ao norte de Portugal, e por isso tem mais tendência a ser mais frio do que no sul. O clima no geral é ameno e oceânico, suave e bem agradável durante o ano inteiro. A primavera no Porto é uma das épocas do ano mais bonita, a cidade floresce e as pessoas parecem ficar mais felizes com o tempo mais ameno e ensolarado.
Se você preferir dias mais quentes, a pedida é viajar pra lá em maio, quando as máximas chegam aos 28ºC. Mas março também costuma ter temperaturas boas, porque já faz mais calor e, ao mesmo tempo, não faz um sol insuportável, como pode acontecer no verão, o que permite você passear tranquilamente pela cidade.
Confira nossos posts sobre Porto e programe a sua viagem:
Dicas de hospedagem no Porto – testadas e aprovadas pelos clientes da consultoria
Onde ficar no Porto – Portugal: 2 ótimos apartamentos para alugar e curtir bem a cidade
Francesinha: o prato típico da cidade do Porto que você não pode perder!
Bateu a fome no Porto? Que tal reviver a experiência das tascas portuguesas na Casa Santo Antônio?!
Onde guardar bagagem em Porto? Conheça a primeira Luggage Storage da cidade
Guia Porto Gay Circuit – o seu guia LGBT para conhecer o Porto
Seguro de viagem obrigatório
Caso esteja planejando viajar para a Europa em março (ou em qualquer outra época) você precisa contratar o seguro viagem obrigatório. Assim, preparamos um post completo sobre o seguro viagem, sua obrigatoriedade e dicas. Além disso, você viaja muito mais tranquilo com o seguro viagem!
E se precisar de ajuda com o planejamento, organização e execução da viagem, não hesite em nos mandar uma mensagem! Com mais de 4000 clientes satisfeitos, prestamos consultoria de viagens e damos o suporte necessário em tudo que você precisar.
Adorei as dicas
Legal Valdete! 🙂
Excelente indicações para sua viagem à Europa, mas se V. gosta da de natureza e ainda está programando sua viagem, aproveite e venha conhecer Bonito é um paraíso ecológico que todos os brasileiros deveriam conhecer.
Um paraíso das belezas naturais, é o lugar ideal para quem busca um turismo natural e sustentável. É o mais famoso destino de ecoturismo do Brasil.
Pousada Surucuá – Bonito/MS
http://www.pousadasurucua.com.br